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Transformação digital das empresas: a importância do marketing neste movimento

Uma pesquisa recente realizada pelo PayPal, em parceria com o Ipsos, divulgou, entre outros dados, que entre março de 2017 e março de 2018, as vendas online representaram 76% do total das operações no Brasil.

Vendas essas realizadas via aplicativos ou sites e registraram um aumento de 9% em relação aos dados do ano anterior, 2016.

Os números mostram uma grande onda de transformação digital e isso exige por parte das empresas que medidas urgentes sejam tomadas para se inserir e adequar ao mundo digital.

Nesse cenário, o marketing digital tem grande importância e o papel. Leia nosso post e saiba como sua empresa pode promover a transformação digital para conseguir acompanhar a velocidade e atender as necessidades do cliente do século XXI.

Investimentos em transformação digital

Com as mudanças trazidas e vivenciadas por meio da Internet, muitas empresas e profissionais do marketing, já se conscientizaram que precisam aderir a esse novo mundo e promover a transformação digital.

Hoje é possível perceber que os investimentos para essa transformação são altíssimos.

Pesquisas mostram que somente na América Latina, cerca de US$ 57 bilhões serão investidos em transformação digital até 2020, já que sabe-se que até 2021 o número de compras online provavelmente dobrará.

Mercado competitivo em época de globalização exige muito mais que bom preço e produto de qualidade. É preciso investir na pessoa e no seu consumidor.

A transformação digital oferece experiências ao cliente e é aqui que o marketing digital entra fazendo a diferença.

O papel do CDO

É muito provável que o marketing digital seja a ferramenta mais importante para ajudar nessa transformação, independente de porte e segmento da sua empresa.

E aqui ressaltamos um profissional muito importante nessa tarefa: o CDO, também conhecido por Chief Digital Officer.

O CDO tem como função liderar processos disruptivos direcionados a transformação digital, ou seja, é ele quem é responsável por inserir novas tecnologias dentro da empresa, seja por meio da mudança da jornada de compra do cliente ou até mesmo nos processos internos.

E é impossível falar sobre tecnologia nos processos internos e não falar sobre os novos recursos tecnológicos que estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, como:

  • Big Data, que são grandes aglomerados de dados;
  • Machine Learning, que consiste em máquinas que fazem a análise de Big Date e tomam decisões inteligentes sem a intervenção humana;
  • Inteligência Artificial, que tem como objetivo a criação de um sistema que simule a capacidade do ser humano de pensar.

A inserção dessas novas tecnologias dentro de uma empresa é muito importante, afinal, você estará otimizando seu tempo e cada vez mais pronto para um mercado extremamente competitivo.

É claro que essa inserção não ocorrerá do dia para a noite, precisa de profissionais capacitados, bem como uma maturidade digital da empresa.

Mas, é o futuro tecnológico e todos os profissionais e instituições devem se preparar a curto prazo.

O marketing como aliado na transformação digital

O marketing também não fica de fora de toda essa onda.

Em um movimento menor, mas existente, as automações de marketing, por exemplo, não permitem apenas a otimização do tempo, também têm a vantagem de auxiliar o consumidor dentro da sua jornada de compra, mas sempre de forma estratégica e pontual, sem invadir sua privacidade.

E esse é só o começo. Os profissionais e agências de marketing também tem um caminho de aprendizagem digital para otimizarem ainda mais os seus processos e resultados.

A transformação digital se torna essencial para uma empresa que quer se manter no topo e o marketing digital é uma das ferramentas que podem alavancar ainda mais os seus resultados. Entre em contato conosco e veja como!

(Imagens: divulgação)

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Flávio Sales

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Flávio Sales
7 anos ago

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