Graças aos avanços das ferramentas e estratégias de Marketing Digital, gerenciar um website não é mais um bicho de sete cabeças. Inúmeras funções focadas na melhoria e aperfeiçoamento do desempenho dos sites foram criadas nos últimos anos frente a crescente demanda de análise, implementações e desenvolvimento dos sites. E no post de hoje falaremos sobre um deles, o Google Tag Manager, lhe contando tudo sobre ele, além dos benefícios que ele pode trazer ao rendimento de sua página na internet. Ficou curioso em saber mais? Então acompanhe conosco e descubra!
Primeiramente, o que são as tags?
Tags são códigos em javascript que categorizam e enviam informações presentes em um determinado site para terceiros, como os mecanismos de busca, por exemplo. Por esse motivo, eles são essenciais para campanhas de marketing justamente por oferecer dados importantes que permitem uma página ser encontrada na internet.
O problema surge quando essas tags são mal administradas, podendo causar extrema lentidão no carregamento ou desconfiguração do layout. E como as tags são escritas diretamente no código do website, promover a sua atualização constante é um processo complicado e demorado. Quer dizer, era um processo complicado e demorado! O Google Tag Manager veio justamente para mudar esse quadro e tornar a vida dos profissionais de marketing bem mais fácil.
O Google Tag Manager
Essa ferramenta permite que você configure e gerencie as tags do seu site com rapidez, pois você não mais precisa reescrever códigos inteiros. Todas as tags estão a seu controle através de uma plataforma intuitiva e muito prática. E o melhor de tudo: o serviço é completamente grátis!
O Google Tag Manager é indicado para quem busca maior autonomia no gerenciamento de seu website e não quer depender de um webmaster ou programador para resolver todos os mínimos problemas, ou sobrecarregar sua equipe com várias atualizações de código. Além disso, o Tag Manager possibilita o acompanhamento do desempenho de cada uma das tags, e por isso é excelente para o monitoramento de campanhas e previsão de resultados.
Como usar essa ferramenta?
Para começar a usar o Tag Manager, você precisará de um login Google. Logo depois, você precisará configurar a conta de sua companhia, preenchendo um espaço chamado “Contêiner”, geralmente usando o endereço do seu website, e escolher qual é a plataforma a ser usada (web ou mobile). Finalizado esse passo, o Google irá te fornecer algumas linhas de código que devem ser coladas em todas as páginas do seu site. Pronto! O Tag Manager está configurado e pronto para funcionar.
É possível criar perfis para vários usuários, com diferentes permissões de edição, caso necessário. Se você planeja colocar mais de um de seus funcionários responsáveis pela manutenção dessa ferramenta, essa opção ajuda bastante. Mas o mais legal é que você pode integrar suas tags com o AdWords e o Analytics. O Tag Manager até mesmo oferece templates para as tags mais comuns, visando diminuir erros de código e otimizar sua performance. Caso você tenha dificuldades em entender mais a fundo sobre elas, o próprio Google oferece alguns tutoriais básicos sobre o assunto.
Para finalizar, temos que mencionar que enquanto o Google Tag Manager é realmente uma ferramenta poderosa, ele não substitui os serviços de uma empresa especializada em Marketing Digital. Somente profissionais com experiência no ramo saberão as melhores estratégias para sua marca e como potencializar seus resultados. Então, não hesite em contratar uma boa agência, ok?
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