A Indústria 4.0 é a quarta revolução industrial. Ou seja, é aquela que compreende tecnologias para automação e troca de dados e, por isso, conta com conceitos como Internet das Coisas e Computação em Nuvem, por exemplo.
Nesse contexto, as empresas mais visionárias se adaptam às facilidades tecnológicas e aderem ao marketing digital como uma nova forma de estar presente e prospectar novos negócios.
Quer saber como essa estratégia está relacionada à indústria 4.0? Confira este blog post!
A indústria ainda sente os efeitos do marketing tradicional, com grandes eventos e feiras que foram feitas para levar as marcas até possíveis clientes.
No entanto, esse é o momento de despertar para o marketing digital e os resultados ainda mais significativos que ele vai trazer.
Marketing digital é o conjunto de estratégias digitais para atrair os clientes. Note que o efeito aqui é o oposto: em vez de você se esforçar para levar o seu produto aos clientes, as ações digitais atraem os clientes até você, ou seja, eles passam a buscar pelo seu produto e marca.
Como estratégias de marketing digital podemos citar:
Toda essa engrenagem vai funcionar para que os clientes sejam atraídos para o seu negócio.
Todas as estratégias são intercaladas: a publicação dos conteúdos, seus direcionamentos e a divulgação e relacionamento pelas redes sociais. Assim, você vai atrair o cliente ainda no momento em que ele não identificou que precisa de algo, induzi-lo à necessidade de ter o seu produto até o momento da decisão de compra.
Durante esse processo, sua empresa agrega conhecimento e empodera o cliente, que já vai ser direcionado à equipe de vendas decidido, além de diminuir as desistências.
Esse novo modelo de indústria pode ser considerado a quarta revolução industrial. A transformação digital está fazendo com que processos de produção sejam aperfeiçoados, tornando-os mais ágeis, econômicos e sustentáveis.
Os pilares da indústria 4.0 são:
Toda essa transformação digital que está acontecendo na sua indústria precisa ser comunicada aos clientes. Somente assim eles saberão que seu modo de produção é mais tecnológico, eficiente e satisfatório.
Os clientes precisam se sentir atraídos pela sua qualidade de produção. É assim que o marketing digital vai ajudar: disseminando as novidades e diferenciais ao seu público.
Você precisará conhecer bem o seu cliente para entender quais seriam os gatilhos que mais vão atraí-lo. E também a forma de chegar até eles: vídeos, podcasts ou redação? Redes sociais ou blog?
No mais, aplique as estratégias de SEO e SEM no site e utilização de ferramentas que vão ajudar você a medir o sucesso de suas estratégias: Google Analytcs, SEM Rush, Google Adwords, funil de marketing, entre outros.
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(Imagens: divulgação)
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