All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • Homepage
  • Marketing Digital
Categories: EstratégiaInbound MarketingMarketing de ConteúdoMarketing Digital

Entenda o impacto do Marketing Digital na Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é a quarta revolução industrial. Ou seja, é aquela que compreende tecnologias para automação e troca de dados e, por isso, conta com conceitos como Internet das Coisas e Computação em Nuvem, por exemplo.

Nesse contexto, as empresas mais visionárias se adaptam às facilidades tecnológicas e aderem ao marketing digital como uma nova forma de estar presente e prospectar novos negócios.

Quer saber como essa estratégia está relacionada à indústria 4.0? Confira este blog post!

Você sabe o que é o marketing digital?

A indústria ainda sente os efeitos do marketing tradicional, com grandes eventos e feiras que foram feitas para levar as marcas até possíveis clientes.

No entanto, esse é o momento de despertar para o marketing digital e os resultados ainda mais significativos que ele vai trazer.

Conceito

Marketing digital é o conjunto de estratégias digitais para atrair os clientes. Note que o efeito aqui é o oposto: em vez de você se esforçar para levar o seu produto aos clientes, as ações digitais atraem os clientes até você, ou seja, eles passam a buscar pelo seu produto e marca.

Como estratégias de marketing digital podemos citar:

  • SEO (Search Engine Optimization) — é a utilização de um conjunto de técnicas que promovem o melhor posicionamento orgânico do seu site nas pesquisas do Google ou similares na internet;
  • SEM (Search Engine Marketing) — é o uso de técnicas que vão colocar seus anúncios pagos em evidência para as buscas relacionadas aos seus produtos ou serviços;
  • inbound marketing — é o conjunto de ações que vai promover a autoridade da sua marca, a atração de clientes até o seu produto. Também vai proporcionar mais oportunidades de conversão e melhor posicionamento nas pesquisas na internet;
  • redes sociais — local virtual em que é possível organizar a divulgação de seus produtos, conteúdos e se comunicar diretamente com os interessados. Por meio das redes sociais (Instagram e Facebook, por exemplo) também é possível promover posts e anúncios.

Toda essa engrenagem vai funcionar para que os clientes sejam atraídos para o seu negócio.

Funcionamento

Todas as estratégias são intercaladas: a publicação dos conteúdos, seus direcionamentos e a divulgação e relacionamento pelas redes sociais. Assim, você vai atrair o cliente ainda no momento em que ele não identificou que precisa de algo, induzi-lo à necessidade de ter o seu produto até o momento da decisão de compra.

Durante esse processo, sua empresa agrega conhecimento e empodera o cliente, que já vai ser direcionado à equipe de vendas decidido, além de diminuir as desistências.

Qual é a influência do marketing digital para a indústria 4.0?

Esse novo modelo de indústria pode ser considerado a quarta revolução industrial. A transformação digital está fazendo com que processos de produção sejam aperfeiçoados, tornando-os mais ágeis, econômicos e sustentáveis.

Os pilares da indústria 4.0 são:

  • Internet of Things (internet das coisas) — em que equipamentos e máquinas podem ser monitorados via computadores;
  • Big Data Analytcs (análise de extenso banco de dados) — em que os dados de produção, equipamentos, máquinas, atendimentos e outros podem ser analisados a fundo, melhorando o processo de produção e atendimento;
  • segurança dos sistemas de informação — coisa que a tecnologia sabe garantir bem!

Toda essa transformação digital que está acontecendo na sua indústria precisa ser comunicada aos clientes. Somente assim eles saberão que seu modo de produção é mais tecnológico, eficiente e satisfatório.

Os clientes precisam se sentir atraídos pela sua qualidade de produção. É assim que o marketing digital vai ajudar: disseminando as novidades e diferenciais ao seu público.

Como aplicar na industria 4.0?

Você precisará conhecer bem o seu cliente para entender quais seriam os gatilhos que mais vão atraí-lo. E também a forma de chegar até eles: vídeos, podcasts ou redação? Redes sociais ou blog?

No mais, aplique as estratégias de SEO e SEM no site e utilização de ferramentas que vão ajudar você a medir o sucesso de suas estratégias: Google Analytcs, SEM Rush, Google Adwords, funil de marketing, entre outros.

Quer saber mais sobre o marketing digital para a sua industria 4.0? A gente tem mais conteúdo relevante em nosso blog! Assine a newsletter!

(Imagens: divulgação)

Entenda o impacto do Marketing Digital na Indústria 4.0

Flávio Sales

Next Estratégias de marketing digital: o novo foco das indústrias »
Previous « 5 dicas de gestão de leads para empresas B2B
Share
Published by
Flávio Sales
7 anos ago

    Related Post

  • (GEO): o que Generative Engine Optimization é, benefícios, estratégias e diferenças entre SEO
  • Como aumentar as vendas no B2B usando IA?
  • Como conseguir e-mails para criar uma lista de e-mail marketing?

Recent Posts

  • Comportamento

(GEO): o que Generative Engine Optimization é, benefícios, estratégias e diferenças entre SEO

Se antes estar na primeira página do Google era fundamental, agora é essencial fazer com…

5 dias ago
  • Estratégia

Como aumentar as vendas no B2B usando IA?

Se a sua equipe de vendas B2B ainda não está usando inteligência artificial (IA) no…

2 semanas ago
  • E-mail Marketing

Como conseguir e-mails para criar uma lista de e-mail marketing?

Como conseguir contatos para lista de e-mail marketing? Saber como gerar leads e conseguir e-mails…

1 mês ago
  • Comportamento

Como usar o LinkedIn para gerar leads B2B?

O LinkedIn não é apenas uma rede para divulgar e encontrar vagas, é também uma…

2 meses ago
  • Inbound Marketing

Funil de vendas em Y no B2B: o que é e como aplicar?

O funil de vendas em Y é uma estratégia comprovadamente eficiente para negócios B2B que…

2 meses ago
  • Estratégia

Consultoria de marketing digital B2B vale a pena? Descubra aqui!

Entre os maiores desafios das empresas B2B, gerar leads qualificados e escalar as vendas no…

2 meses ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L