Uma boa ação de marketing, seja ela qual for, precisa de direcionamento adequado e impactar as pessoas certas. Uma das formas de ser eficiente nesse quesito é traçar o perfil do cliente ideal.
O público-alvo de uma empresa é composto pelas pessoas que podem ter interesse nos produtos ou serviços, porém ele pode ser muito grande e heterogêneo.
Dessa forma, a partir das informações obtidas do público é possível criar o perfil do cliente ideal, que é muito mais detalhado, permitindo que o negócio realmente conheça quem melhor se encaixaria em suas soluções.
Com esses dados em mãos, é possível entender exatamente em que se pode melhorar, seja no atendimento, soluções, promoções e outros detalhes essenciais.
Neste post iremos lhe ensinar como identificar o seu cliente ideal e usufruir disso para criar as melhores ações de marketing. Confira!
O que é, exatamente, o Cliente Ideal?
Traçar o perfil do Ideal Customer Profile (ICP), que em português é o perfil do cliente ideal, é algo tão importante que pode ser usado tanto pelas empresas B2B como as B2C, ou seja, tanto empresas que atuam diretamente para outras como as organizações que lidam diretamente para o consumidor se beneficiam.
O ICP é uma descrição minuciosa do consumidor que mais iria se beneficiar do seu produto ou serviço.
Esse cliente possui características, personalidade, e poder aquisitivo alinhado com as soluções da empresa e, consequentemente, terá tickets médios maiores.
A partir dessa definição, o negócio poderá compreender exatamente quem ele atinge da melhor forma e, assim, poderá traçar novas ações pensando exatamente em como agradar esse público tão nichado.
Como identificar o Cliente Ideal?
Agora que você já sabe o que é cliente ideal, nada mais justo do que lhe ensinar a como criar o seu! Siga essas 3 dicas e comece a investir em ações mais assertivas e fidelizar mais seus clientes:
Busque informações sobre o seu lead
O primeiro passo para encontrar seu cliente ideal é analisar os que você já tem. Separe os melhores que você possui atualmente e pelos quais nutre o melhor relacionamento.
Faça uma lista das preferências dessas pessoas, mas também não se esqueça de pensar no retorno financeiro desses clientes.
Ao analisá-los, tente traçar um padrão de comportamento, preferências, poder aquisitivo, produtos que mais compra, idade, hobbies, etc.
Quanto mais informações, melhor.
Entenda suas dores e necessidades
Após traçar as características do cliente ideal, é importante ir além. Entenda por que esses clientes compram na sua empresa, quais suas necessidades, dores e em que sua empresa os ajuda.
Com essas respostas em mãos, você perceberá o quanto elas são importantes.
O consumidor procura por soluções quando percebe que tem um problema, então, por que não dar as melhores soluções?
Trace o perfil do Cliente Ideal
Com todos esses pontos definidos, é possível traçar o perfil do cliente ideal e criar planos estratégicos focados.
Um exemplo é:
Empresas de pequeno porte que trabalham com cerâmica, localizadas em São Paulo e com faturamento de até R$ 100.000,00 por mês. Possuem até 30 funcionários e sua maior dificuldade é entrar no mundo digital para ampliar os canais de venda.
A partir dessa definição, você poderá compreender melhor os pontos fortes e fracos da empresa e otimizar os processos de acordo com as preferências dele.
Você perceberá melhores resultados e terá em mãos um leque de oportunidades de criar ações direcionadas, mais eficientes e que atraiam pessoas com esse mesmo perfil.
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(Imagens: divulgação)