O e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas de relacionamento entre empresas e clientes, podendo trazer um ROI (retorno sobre o investimento) de mais de 4000% caso você saiba aproveitar todo o potencial dele a seu favor. Versátil e bastante flexível, o e-mail marketing pode ser utilizado para diversos propósitos, entretanto, existem algumas boas práticas que você não pode deixar de lado quando resolver investir nessa estratégia para alavancar os negócios da sua empresa. Quer saber que cuidados são esses e obter incríveis resultados no seu retorno de investimento? Então acompanhe este post que preparamos pra você!
Conheça o seu público melhor do que ninguém
Para ter sucesso com uma estratégia de e-mail marketing você precisa conhecer o seu público a fundo. Crie personas para concentrar seus esforços em cada segmento de clientes e acompanhe todo o histórico de interações da sua base de e-mails com a sua empresa. Assim, você poderá compreender comportamentos, hábitos e preferências, determinando com maior precisão que tipo de conteúdo enviar para cada contato.
Construa sua base de leads organicamente
Ter uma base de e-mails saudável, ou seja, criada somente a partir de leads realmente interessados no que você tem a dizer, aumenta as chances de sucesso da sua estratégia de e-mail marketing. Além de você não perder tempo pescando aleatoriamente clientes, seus gastos serão direcionado a um público específico. Sendo assim, resista às ofertas de bases de e-mails prontas e construa sua audiência organicamente.
Personalize suas mensagens
O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto, portanto, deve ser pessoal o suficiente para que o seu lead se sinta envolvido com a mensagem e motivado a abrir o seu e-mail. Ao chamar o seu lead pelo nome e inserir conteúdos e ofertas que sejam do seu agrado, você está desenvolvendo um relacionamento próspero e muito mais vantajoso para o seu empreendimento.
Fale em tom amigável
Enviar uma quantidade enorme de links, textos ou imagens não garante a eficácia da sua estratégia de e-mail marketing, mas tratar o seu lead de maneira amigável, como se fosse alguém próximo ao contar uma novidade, certamente fará com que ele se sinta mais receptivo às suas mensagens. Personalize as mensagens com o nome do cliente, direcione conteúdo e produto baseado em seu perfil e no que ele costuma buscar em seu site.
Capriche no título
O título do seu e-mail marketing é o que define a abertura da sua mensagem ou não. Usar a criatividade para despertar o interesse da sua audiência é uma das melhores formas de fazer com que seus leads interajam com suas mensagens. Ao produzir um e-mail marketing direcionado, colocar como título desse e-mail algo que o seu cliente sabe do que se trata, pode ser crucial e determinante na abertura dele.
Seja relevante em tudo o que você diz
Não basta ter um título atrativo, você precisa também de uma mensagem consistente e direcionada para o seu público, fazendo com que ele abra os próximos e-mails. Sendo assim, crie conteúdos que estejam de acordo com o histórico de interações dos seus leads com a sua empresa e também de acordo com as suas necessidades, levando-os a relacionar com cada e-mail de maneira singular.
Estimule a interação
Ok, você tem links para serem clicados no seu e-mail marketing. Mas como convencer o seu lead a clicar sobre eles? Com CTAs! CTA, ou Call To Action são frases de impacto que despertem senso de urgência e levem seu lead a agir rapidamente, pelo impulso. CTAs bem elaborados aumentam consideravelmente o sucesso da sua estratégia de e-mail marketing.
Seja regular
A frequência com que você envia e-mails para sua base de leads determina o quão próximo você está dos seus leads. Um e-mail por semana é um ótimo começo para quem ainda não conhece o comportamento do seu público, mas se você já tem o e-mail marketing como uma estratégia definida na sua empresa, pode acompanhar as taxas de aberturas e cliques para determinar a regularidade dos envios com mais precisão.
Monitore os resultados
Por que o e-mail marketing pode gerar um ROI de mais de 4000%? Porque ele permite que você acompanhe os resultados minuto a minuto, tendo muito mais facilidade e poder de decisão sobre sua estratégia. Monitorando os resultados das suas campanhas de e-mail marketing você tem o controle do seu investimento em suas mãos, podendo mudar o rumo da sua estratégia a qualquer momento.
Esteja pronto para mudar
Por mais que tenhamos dados e informações sobre o nosso público, erros podem acontecer, porém não se desespere! Se perceber que sua campanha de e-mail marketing não está surtindo os resultados desejados, esteja pronto para reestruturá-lo. Com a agilidade que o e-mail marketing oferece, você não precisa esperar o próximo mês para corrigir falhas, basta pausar os envios e reestruturar sua comunicação.
Agora queremos saber de você! Como você estrutura seu e-mail marketing? Já colocava em prática alguns itens de nossas dicas? A resposta de seus clientes frente a esse tipo de comunicação é boa? Deixe seu comentário contando pra gente!
Ah, quer aprimorar ainda mais a estratégia de marketing digital da sua empresa?