O investimento no marketing digital deixou de ser opcional e tornou-se uma necessidade para empresas de diversos segmentos, principalmente as que desejam se manter vivas. A todo instante vemos pesquisas e resultados que garantem isso.
Segundo dados da Agência Especializada da ONU, estima-se que 3,9 bilhões de pessoas utilizam a internet mundialmente. Com a quantidade de pessoas que mudaram seus hábitos para adequação nesse meio, empresas que não investirem no ramo dificilmente permanecerão no mercado.
Porém, mesmo diante de pesquisas, é normal vermos alguns empresários ou gestores que demonstram certa resiliência em aderir novas estratégias. Por isso, iremos apontar algumas razões para a adesão das mídias e canais de divulgação. Vamos lá?
Por que devo investir em marketing digital?
Segundo pesquisa da DCI Domicílios, o Brasil possui 102 milhões de internautas, o que representa 58% da população brasileira. Em 2016, foi eleito o 5° país do mundo com mais pessoas conectadas à internet, apresentando aumento mês a mês.
Com números tão altos, não podemos acreditar que seus potenciais compradores não estão na internet, né? Além das taxas gradativas, vamos levantar mais alguns tópicos para você obter mais clientes no seu negócio.
Segmentação
O marketing digital te dará poder para segmentar a publicidade de acordo com o seu público-alvo.
Mas o que isso quer dizer?
Por meio deste mecanismo é possível direcionar suas estratégias por meio de demografia (sexo, estado civil, faixa etária, nível de escolaridade, localização etc) comportamento, interação nas redes sociais também fazem parte.
Viu? Suas ações podem ser mais assertivas e aumentam as chances do sucesso em seu negócio.
Fornecimento de dados inteligente
Além do planejamento, o marketing digital fornece relatório de desempenho dos usuários.
O que isso quer dizer?
Você pode descobrir os assuntos pesquisados pelo seu público-alvo, observar as razões pelas quais não compram um produto ou serviço, estudar seu comportamento e suas interações com empresas e marcas.
Por exemplo: por que as pessoas pesquisam tendas para eventos, sistema de combate a incêndio ou bomba centrífuga?
Direção e Resultados
O marketing na internet é mais fácil de ser gerenciado do que nas mídias tradicionais. Por exemplo, a postagem de um conteúdo em sites ou blogs podem ser editados a qualquer momento, com o intuito de aprimorar seu desenvolvimento caso os resultados esperados não cheguem.
Essa possibilidade não existe em matérias postadas em jornais ou revistas. Isso vale também para a postagem de anúncios nesses meios.
Utilizando essas ferramentas, você pode realizar alterações focando em obter os melhores resultados, a eficácia da sua campanha e o aumento de resultados.
Interação dos usuários
O marketing digital se relaciona de forma dupla com o público-alvo. Ele tanto fala quanto ouve. Você pode deixar comentários, dar feedbacks, opiniões, sanar dúvidas e interagir com outros internautas.
Essa aproximação entre marca e cliente tornou o diálogo mais simples, direto e eficiente, ocasionando na aproximação do cliente.
Custo-benefício
Quem nunca leu mitos sobre os valores de investimento no marketing digital? Mas, isso se trata apenas de inverdades. Você não precisa investir milhões em uma campanha de marketing.
Mesmo com um baixo orçamento, é possível gerar conteúdo relevante em plataformas como o Google Adwords ou o Facebook.
Algumas estratégias podem ser utilizadas sem nenhum centavo. O SEO, por exemplo, é uma ferramenta de marketing elaborada de forma online, você apenas precisa de tempo e recursos humanos para isso.
Investir em marketing digital não é mais opcional
Como falamos no início do texto, investir em marketing digital não é mais uma opção. Para que a sua empresa continue ativa e competitiva no mercado, é necessário que lidere estratégias digitais.
Além disso, as ferramentas digitais auxiliam o cliente a te encontrar e simultaneamente prova que você possui a solução para o problema dele.
(Imagem: divulgação)