Entender os impactos da transformação digital no modelo de negócio B2B e no Marketing Digital pode fazer com que você desenvolva estratégias mais acertadas para a sua empresa no ambiente online. Afinal, o mercado tem migrado cada vez mais para esse meio, sendo inevitável que você se preocupe com o posicionamento na rede.
Os números comprovam que fugir desse contexto pode ser prejudicial a qualquer empreendimento, já que boa parte dos consumidores e empresas utiliza amplamente a internet para fechar negócios.
Se você quer entender melhor tudo isso que estamos falando, continue lendo para aprender mais e alavancar suas estratégias no ambiente digital.
Qual a relação entre transformação digital e negócios B2B?
O varejo tem estado à frente da indústria quando o assunto é negócios online. Até porque qualquer pequeno comerciante pode abrir um canal de vendas na internet e começar a colher os frutos disso sem grandes investimentos, fazendo com que esse mercado seja movimentado e competitivo.
Porém, as indústrias, muitas vezes por conservadorismo e exigências do próprio nicho, acabam ficando com um pé atrás de se lançar ao novo e aproveitar as oportunidades que o campo digital oferece. As negociações entre empresas acontecem de uma forma muito mais criteriosa e detalhista que no varejo, mas isso não impede que canais online possibilitem a transação no B2B ou que se venda diretamente ao consumidor final por meio de marketplaces, como o Mercado Livre e o gigante Alibaba (especializado em Business-to-Business).
Quais os principais desafios do impacto da transformação digital no modelo de negócio B2B?
Para ter presença digital, é preciso, antes, cuidar de alguns aspectos básicos que fazem parte de qualquer estratégia online, e a resistência ou mesmo a falta de conhecimento das indústrias sobre esses aspectos acabam limitando suas atuações. Alguns quesitos básicos são:
- manter um site institucional que contenha informações sobre a empresa, os produtos que vende, as formas de venda e negociação e o canal de atendimento ao cliente;
- estar ativo no Marketing Digital por meio de estratégias, como o Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing, SEO e uso correto das redes sociais focado no público-alvo apropriado;
- aproveitar os marketplaces B2C e também e-commerces B2B e B2C para expandir sua atuação e aumentar o volume de vendas;
- cogitar a possibilidade de contar com uma agência especializada que efetivará todo esse plano de ação e trará os resultados almejados.
Alcançar os desdobramentos que se deseja no modelo B2B exige conhecimento e estratégia. Evite agir por “achismo” e procure se inteirar dos pontos apresentados aqui.
Quais as principais tendências para o marketing digital que podem ser aproveitadas pelo B2B?
Existem algumas tendências gerais para o marketing digital que podem ser muito bem aproveitadas pelo modelo de negócio Business-to-Business (B2B). Abaixo, vamos destrinchar um pouco de cada uma para você. Confira!
Big Data
Nunca foi tão fácil colher informações e traçar perfis de comportamento do consumidor como acontece, hoje, na internet. Isso se deve ao fato de que há um fluxo ininterrupto de informação e geração de dados que exige a capacidade de organizá-los e interpretá-los para serem capazes de ser usados nos negócios.
O termo Big Data se refere justamente a esse acúmulo de informação presente no mundo contemporâneo e à capacidade de transformá-la em algo utilizável pelo mercado. Torna-se, então, essencial que você invista em tecnologia a fim de otimizar os seus processos e obter melhores resultados.
BI
A sigla BI encapsula as iniciais de Business Inteligence (Inteligência Empresarial) e define o uso da tecnologia para gestão dos negócios. As principais ferramentas utilizadas nesse processo são:
- ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial;
- CRM (Customer Relationship Management), também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente;
- BPM (Business Process Management), em bom português, Gerenciamento de Processos de Negócios.
A integração dessas ferramentas ou a aplicação de uma ou mais delas nos negócios são as medidas que definirão a Inteligência Empresarial. Certamente, uma tendência que veio para ficar.
Inteligência Artificial
Dos chatbots até sites responsivos que conseguem prever alguns comportamentos baseados em ações anteriores do visitante, como acontece com os algoritmos do Facebook, é possível também extrair grandes resultados por meio da Inteligência Artificial.
Como você pode ver, são muitas as formas de desfrutar de todas essas mudanças e novidades no seu empreendimento. Aproveite as informações para ir mais longe e atuar de forma acertada.
Se gostou de saber quais os impactos da transformação digital no modelo de negócio B2B e no Marketing Digital, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro do nosso conteúdo.
(Imagens: divulgação)