Black Hat SEO: o que é e por que evitar essa estratégia?

Você já ouviu falar em Black Hat SEO? Se ainda não, saiba que pequenos – ou grandes – erros comuns podem estar prejudicando os seus resultados na hora de estruturar os seus conteúdos.

Afinal, como se sabe, o Google estabelece regras, métodos e parâmetros para qualificar textos em seu motor de busca. E quando isso não é seguido adequadamente, ou pior, quando “se força a barra” para tentar melhorar o rankeamento a todo custo, a plataforma pode considerar isso como uma tentativa agressiva de SEO, o que não atende às diretrizes estabelecidas.

Quer saber mais sobre o tema e evitar essas falhas no seu planejamento? Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é Black Hat SEO?

Como bem resumimos, o Black Hat SEO se refere a um conjunto de práticas para tentar “burlar” os motores de busca, se baseando em repetições de palavras-chaves e na massiva publicação de conteúdos em um site.

Em outras palavras, o Google considera isso como uma espécie de “SPAM” do marketing de conteúdo, e como não poderia ser diferente, estes textos acabam indo para a “lixeira” das pesquisas da plataforma.

É importante destacar ainda que, na última década, o Google tem atualizado seu algoritmo constantemente para identificar possíveis manipulações de dados e desse tipo de prática, além de defender em suas publicações a importância da experiência do usuário com conteúdos mais relevantes e humanizados.

Quais são as práticas mais comuns de Black Hat SEO?

Da repetição desnecessária de palavras-chaves em um texto, até a publicação de conteúdos semelhantes (ou mesmo iguais) diversas vezes no site, o Black Hat SEO pode ser praticado de algumas formas.

E entre as mais comuns, vale destacar:

Keyword Stuffing

Sem dúvidas, a prática mais comum de Black Hat SEO se refere ao uso indevido da palavra-chave em um conteúdo, a ponto de tornar a estruturação do texto um tanto quanto forçada e nada natural.

Ou seja, repetir e aumentar a densidade desses termos não significa relevância para o Google e, portanto, não trará mais resultados na busca simplesmente por conta dessa estratégia.

Plágio

Copiar e colar um conteúdo já publicado, ou mesmo pequenos trechos dele, pode ser um verdadeiro tiro no pé para a sua estratégia digital.

Afinal, o Google também considera isso como uma prática de Black Hat SEO e, ao identificar o plágio, aquele texto passa a ser de menor relevância nas buscas.

Conteúdo oculto

Já se foi o tempo em que muitos desenvolvedores e donos de site enchiam os conteúdos de palavras-chaves “escondidas” pelas páginas e blogs. Por exemplo, escreviam pequenos trechos e colocavam os textos com a mesma cor de fundo, justamente para ocultá-los.

Hoje, isso também já é identificado pelo Google e não traz qualquer tipo de resultado positivo.

Conteúdos duplicados

Já destacamos a questão do plágio de conteúdos de terceiros como prática de Black Hat SEO. Mas e se isso for feito dentro do próprio blog e com conteúdos duplicados ou extremamente semelhantes?

Saiba que, nesses casos, o Google também pode considerar como uma prática indesejada.

Quais as consequências e desvantagens desse tipo de estratégia?

As práticas de Black Hat SEO já funcionaram um dia, mas definitivamente elas não fazem nenhum sentido hoje. Afinal, como bem destacamos, os algoritmos do Google evoluíram – e seguem evoluindo – a ponto de conseguirem identificar (cada vez mais fácil) tais tentativas de manipulação.

Além disso, o buscador tem reforçado, ano após ano, a importância da experiência de seus usuários nas buscas online, prezando por conteúdos mais originais, humanizados e relevantes.

Logo, insistir nesse tipo de estratégia atualmente não traz qualquer benefício à sua campanha. Pelo contrário, ele tende a desqualificar seus textos e a piorar o rankeamento de seu site no buscador.

Entre as consequências, vale destacar:

  • Textos pouco naturais e de baixa relevância ao usuário;
  • Pouco – ou nenhum – poder de captação ou conversão;
  • Penalidades do Google (incluindo a possibilidade de banimento nos motores de busca);
  • Rankeamento ruim nas buscas;
  • Baixa experiência do usuário.

Como evitar o Black Hat SEO e qual a maneira correta de ranquear seus conteúdos?

Agora que você conhece as principais práticas de Black Hat SEO e os riscos que elas trazem a sua campanha, fica fácil evitá-las, correto? Nem sempre!

O fato é que, por mais avançados que sejam os algoritmos do Google, esse tipo de análise é feito por robôs. Ou seja, mesmo que a sua intenção não seja de tentar manipular e muito menos “burlar” as regras do jogo, involuntariamente algumas práticas ainda podem influenciar seus resultados.

Aproveite para conferir o uso de ferramentas para a criação de textos se tornou algo indispensável para muitos negócios e ganhar uma mãozinha para otimizar seus conteúdos!

(Imagens: divulgação)

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