Com o avanço da internet e das novas tecnologias, o próprio comportamento do consumidor é outro. Agora, ele tem uma grande cartela de opções no momento de adquirir algo, ou melhor, uma verdadeira “vitrine virtual”. E neste sentido o que vai direcionar a sua compra (e o seu comprometimento com a marca) é a relação que ele tem com a mesma.
E bastam alguns cliques até que o consumidor encontre o serviço e/ou o produto que ele precisa em diferentes empresas. Quem vai ‘vencer’ essa guerra? A empresa que oferecer as melhores e mais confortáveis condições para o usuário.
No que se refere ao setor industrial, devemos destacar que ele desde sempre funcionou com estratégias de marketing outbound, ou seja, do marketing antigo que ‘empurra’ os produtos/serviços para o consumidor. Alguns exemplos dessa prática são os comerciais televisivos ou os anúncios que simplesmente ‘aparecem’ em nossa frente: seja no jornal, na revista ou até mesmo em portais e sites da internet.
E é neste sentido que, neste artigo, você vai entender por que o inbound marketing é uma opção muito mais vantajosa para o mercado industrial.
Em primeiro plano, você já sabe o que é inbound marketing? Esse novo modelo de marketing é baseado na premissa de que o consumidor quer conteúdo relevante, interessante, único e exclusivo em relação à marca escolhida para suas compras. Por isso, suas principais estratégias são: mídias sociais, blogs, e-mail e táticas de SEO.
E uma das razões pelas quais você deve apostar nele também no mercado industrial é bem simples: custando cerca de 62% mais barato do que o marketing antigo, o ROI (retorno sobre investimento) é quase sempre acima de 200%. Sendo assim, você gasta muito menos e retorna muito mais para a sua indústria.
Além disso, as estratégias de inbound marketing, quando aplicadas em sua indústria, diferem daquelas de marketing antigo por uma razão: elas não têm como único objetivo a venda final. É claro que a venda será uma “consequência”. Mas seu real objetivo é conquistar maior reconhecimento no segmento em que atua, além de fidelizar clientes e gerar leads (ou seja, possíveis clientes).
Como aplicar o inbound marketing na indústria?
A estratégia, no geral, é composta por várias etapas, ações e diferentes técnicas. Algumas delas são: a otimização do seu site, a criação de conteúdo exclusivo e interessante para o seu público-alvo, aplicação de estratégias de SEO (como utilização de palavras-chave), criação de persona, landing pages, alimentação de blogs, criação de e-books, monitoramento de redes sociais e assim por diante.
E é por meio dessas ações que o profissional da área de indústria conseguirá atrair clientes potenciais para o site, convertendo-os em leads e oferecendo a eles conteúdos de qualidade em vários sentidos. Sentindo-se atraído pela marca, o consumidor logo notará que o produto oferecido pela sua indústria é o melhor, fechando a compra e tornando-se mais um cliente fiel de sua marca.
E se você também atua no mercado industrial, mas ainda não aplicou as estratégias de inbound marketing em sua indústria, esse com certeza é o momento para avaliar, considerar e tornar-se uma referência no segmento!