Como é sabido, quando um cliente fecha um negócio significa que ele já passou por todos os estágios da jornada de compra e do funil de vendas, ou seja, já passou pela descoberta do problema, que seria o topo do funil, pela consideração da solução, que seria o meio, e pela decisão de compra, o fundo do funil.
Quando um cliente está no topo, é natural que ele percorra sozinho todo o percurso até chegar ao momento de compra, certo? Não necessariamente. Existe uma técnica que pode te ajudar a fazer com que ele avance na jornada rumo ao fundo do funil, chamada nutrição de leads.
No post de hoje vamos explicar um pouco o que é e qual é a importância desse processo. Confira:
O que é nutrição de leads?
A nutrição de leads consiste em enviar, de forma automática, materiais de qualidade relacionados àqueles que já demonstraram algum tipo de interesse, com o objetivo de esclarecer alguma dúvida, complementar algum conceito e, principalmente, criar um relacionamento com esses contatos.
Atualmente, grande parte desse envio de conteúdo é feito por meio de e-mails, pela facilidade e possibilidade de segmentação.
Qual a importância da nutrição de leads?
Economia de tempo
Uma vez que o envio é todo feito por ferramentas e o conteúdo do e-mail é redigido previamente e incluído no software para ser disparado para seus contatos, não é demandado um grande esforço e pode ser feito rapidamente, economizando tempo da sua equipe de marketing.
Envio de e-mails segmentados e relevantes
Evite mensagens padronizadas para toda a base. Da mesma forma que essas ferramentas permitem um envio facilitado de e-mail, elas também permitem que seja feita uma segmentação baseada em diversos fatores. Um dos mais importantes a serem usados na nutrição das leads é que o próximo e-mail deve sempre relacionado com aquele conteúdo que o usuário acessou ou baixou no seu site. Essa precisão no envio do conteúdo garante usuários mais engajados e melhor taxa de abertura de e-mail.
Gera mais oportunidades
A segmentação e a comunicação personalizada com os leads faz com que a sua empresa acabe tendo um relacionamento próximo dos seus contatos durante um certo tempo. O resultado são pessoas mais interessadas e provavelmente mais inclinadas a conversarem com a sua empresa.
Gera oportunidades mais qualificadas
Como você está enviando materiais complementares àqueles que já foram consumidos pelo seu lead, é de se esperar que quando eles venham conversar com você já tenham mais domínio sobre o assunto e estejam mais próximos do momento de compra. Leads maduros são o sonho de qualquer vendedor.
Vendas maiores
Como os contatos já estão mais educados e cientes da necessidade de resolver um problema — além de terem mais informações sobre a sua empresa —, é comum que em muitos casos essas pessoas optem por pacotes mais completos e com valores mais altos.
Facilidade na mensuração de resultados
Por meio das ferramentas de envio de e-mail, é possível mensurar os resultados. Você pode realizar testes A/B para saber qual tipo de e-mail tem melhor taxa de abertura, taxa de respostas, cliques etc. Dessa forma, fica mais fácil sempre aprimorar o processo e atingir resultados melhores.
Olhando todos esses benefícios, fica fácil saber por que muitas empresas já usam essa técnica para conseguir mais clientes e melhorar sua comunicação com a base de contatos.
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