O primeiro passo numa estratégia de Marketing B2B é ter em mente que o processo de passar sua mensagem é mais complexo do que em ações das quais se trata diretamente com o consumidor (B2C). Para começar, nem sempre fará o primeiro contato com quem realmente irá tomar a decisão final. Portanto, é essencial que se crie uma estratégia dividida em etapas de atração, daquelas que um atrativo é posto e depois vai complementando com outros materiais até chegar a seu produto final.
E para te mostrar melhor como fazer isso, separamos no post de hoje algumas dicas que farão os seus anúncios serem exatamente o que outras empresas têm buscado. Acompanhe a seguir e descubra!
Geração de leads
Se a comunicação é feita em etapas, o maior objetivo de sua campanha deve ser gerar leads. É indiscutível que a melhor comunicação é feita por e-mail. E nesse caso, deve-se preparar uma sequência de mensagens para trabalhar em paralelo com suas campanhas de anúncios.
Uma estratégia que normalmente funciona nestes casos é a criação de material rico, como um e-book focado nas necessidades de empresas, mas com uma chamada direcionada ao setor responsável, por exemplo. No caso de sua empresa vender soluções de RH, pode-se criar um material de auxílio para funcionários responsáveis pelas contratações.
Depois deste primeiro contato, inicia um processo até que sua mensagem final, com a sua solução, chegue até o chefe do departamento ou a própria diretoria da empresa.
Desenvolvendo uma Campanha de Marketing B2B
O segredo para ser bem sucedido em campanhas de marketing é oferecer algo que seu público precise no momento certo. E para isso, você deve otimizar bem a sua segmentação de anúncios. Para que isso ocorra, é essencial que saiba onde seu público está ou quais são os seus interesses. Com essa ideia em mente, confira algumas dicas de como preparar uma campanha de anúncios B2B:
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Criando anúncios
Uma vez entendido o comportamento de sua audiência, não existirá dificuldades nesse ponto. Tudo que você precisa é de anúncios claros e com um CTA (Call To Action) que desperte o interesse de seu cliente.
Mais importante do que o anúncio, são os canais dos quais ele será exibido. Confira algumas dicas de como selecionar canais e segmentação para seu anúncio.
- Facebook: audiência personalizada e grupos
No exemplo de uma empresa de RH, pode-se criar anúncios para quem curte soluções relacionadas, tenha cargo na área, participe de grupos de seleção de pessoas, entre outros aspectos relacionados ao comportamento da persona.
- LinkedIn: grupos e lista de contatos
Além da dica de anunciar por interesses dentro da rede social, pode-se também criar anúncios com foco na sua lista de contatos.
- YouTube: Canais
Todo segmento possui os seus gurus ou formadores de opinião que são referências para profissionais da área. Dessa forma, você pode criar anúncios exclusivamente para estes canais e capturar o seu público justamente naquele momento que estão procurando dicas.
- Blogs e portais verticais
Existe uma infinidade de blogs e portais segmentados. Nesses casos, pode desenvolver uma campanha de Google Adwords para Rede Display. Essa é uma excelente forma de conquistar público num momento crucial, ou seja, na parte que eles estão consumindo informação.
Como informado no início, sua campanha deve ter as mensagens divididas por etapas. E até aqui falamos apenas da primeira parte, aquela da qual você está atraindo seu público. Agora é hora da cereja do bolo: parte do processo que você irá conquistar empresas com seus anúncios.
Utilizando Remarketing
Para muitos, simplesmente não existe campanha de Marketing B2B sem remarketing. Isso porque é nessa etapa em que se inicia o processo de compra. Trabalhar com o conceito do funil de vendas é interessante, e o remarketing pode cobrir as ações do meio até o final do funil.
Facebooks Ads e Google Adwords são ótimas opções para fazer remarketing. E pode-se definir uma campanha de remarketing para cada ou a mesma campanha nas duas plataformas. Enfim, faça um bom planejamento para seus anúncios de modo que funcione com sua sequência de e-mails.
Segredo do Sucesso com Anúncios
Reparou como todos os tópicos que envolvem a criação de anúncios estão relacionados com Marketing de Conteúdo? Falamos de público-alvo, personas, segmentação, etc, pois tudo isso é essencial no momento da comunicação. Portanto, para ter sucesso e conseguir conquistar empresas através de anúncios, a primeira coisa é ter um bom planejamento de Marketing de Conteúdo. Com uma boa estratégia de conteúdo, com certeza, você conquistará outras empresas em suas campanhas de Marketing B2B.
O que achou das dicas? Deixe seu comentário com sua opinião. Dúvidas e questionamentos sobre este conteúdo também são bem-vindos. Para mais conteúdo sobre marketing digital continue navegando em nosso blog.