Sabendo da importância da presença on-line no mundo dos negócios, aparecer na primeira página do Google é o grande objetivo de uma empresa — afinal, segundo estudos da Chitika, especializada em publicidade para a internet, estar no topo dos resultados pode representar um tráfego 32,5% maior.
No caso da sua empresa/indústria, você pode dizer que ela está trilhando um bom caminho? Muitas vezes, os resultados não surgem pelo seguinte detalhe: existem muitos meios e critérios acerca do bom posicionamento dos sites nos mecanismos de busca.
Portanto, apresentaremos neste post algumas dicas importantes para você conseguir o cobiçado “mais alto ponto do pódio” no Google. Confira!
Invista em boas práticas de SEO
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias e técnicas determinantes para conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca — além do Google, também Bing, Yahoo!, Ask, entre outros.
A importância dessa otimização é justamente tornar o site mais “amigável” aos chamados buscadores, visto que eles se credenciam como umas das principais fontes de tráfego.
Dentre os conceitos e técnicas, destacam-se o bom uso de palavras-chave em todo o corpo do site, a aplicação de heading tags, a escolha de um bom CMS (Content Management System) e uma sólida definição dos objetivos da indústria com o uso do marketing digital.
Vale ressaltar que as atualizações do Google promovem mudanças significativas, portanto, é muito importante estar informado sobre as novidades para que o site não perca o posto para os concorrentes mais bem antenados.
Tenha um site responsivo
Os sites responsivos são aqueles cujo design se adapta a todo e qualquer tipo de telas e navegadores. Para que você entenda melhor a importância disso, experimente acessar, via smartphone, um blog antigo ou com estrutura inadequada e note que a página apresenta uma série de falhas.
Quando há responsividade, o mesmo conteúdo é visualizado por completo, independentemente do dispositivo, sem falhas nos botões ou com imagens distorcidas. E com o Google olhando para essa realidade, as páginas que contam com esse tipo de design passaram a ter privilégio no ranqueamento.
Existem ainda os conhecidos sites mobile, os quais também têm suas vantagens com o Google. Porém, como se tratam de versões distintas de sites já existentes, fazer páginas mobile é uma alternativa cuja viabilidade financeira é mais restrita aos grandes portais e às lojas de departamentos.
Publique conteúdos relevantes sobre o segmento de sua indústria
Acima de tudo, o assunto precisa ser de relevância para a persona, pois os mecanismos de busca estão desconsiderando cada vez mais os conteúdos genéricos — e essa tendência é algo irremediável.
Considerando que o objetivo maior da sua indústria é se tornar uma grande referência no setor, a autoridade que se ganha ao investir em Marketing de Conteúdo é o que garantirá tamanha influência na preferência do público e dos buscadores.
Conte com as principais ferramentas disponíveis
Uma das características mais atrativas do marketing digital é a possibilidade de contar com ferramentas de qualidade profissional, sendo muitas delas desenvolvidas pelas maiores referências dos sites de busca e distribuídas por elas gratuitamente.
Podemos ressaltar como fundamentais as ferramentas fornecidas pelo Google, como: Google Analytics, Google Meu Negócio e Google Keyword Planner. Com elas, você pode obter informações estatísticas sobre o site, inserir a sua indústria no maior guia local de empresas e também estudar as melhores palavras-chave.
Além dessas, há outras diversas opções de ferramentas de marketing pagas, como o Open Site Explorer (que oferece um plano trial), especializado em fornecer dados relevantes sobre o site — indicadores das redes sociais, número de páginas que referenciam o site, entre outros.
Permanecer na primeira página do Google demanda esforço e paciência
Um dos maiores equívocos que uma indústria pode cometer é pensar que a conquista de espaço no mundo digital é fácil. É preciso ter muita força de vontade e paciência para alcançar uma posição na primeira página do Google, e, principalmente, garantir a permanência. Por outro lado, os frutos a serem colhidos ao longo do tempo compensam todos os esforços.
O que você achou do conteúdo deste post? Acredita no quanto esse aprendizado pode contribuir para o sucesso de sua indústria na internet? Deixe o seu comentário!