O marketing industrial é focado no segmento B2B (do inglês business to business, empresas que têm como clientes outras empresas) e, segundo José Carlos Teixeira Moreira, presidente da EMI – Escola de Marketing Industrial – consiste em […] “um conjunto de ações inteligentes que tornam os clientes menos sensíveis ao preço”. Mas quais seriam estas ações e por quê você deve aplicar em sua empresa?
Nesta postagem vamos mostrar como o marketing industrial funciona no ambiente digital e demonstrar porque a sua empresa não pode abrir mão dele!
A base do marketing industrial
Diferentemente do marketing tradicional que visa o consumidor e o usufruto da riqueza, o marketing industrial foca na geração e produção da riqueza em si, com o objetivo de se construir uma relação duradoura e significativa entre empresas, criando, orientando e dando sentido às boas iniciativas que permitem a um fornecedor ou produtor participar da elaboração um serviço ou produto final que possua um valor percebido elevado pelos consumidores finais. Dificultou? Vamos explicar:
Quando uma empresa compra um produto de outra empresa – B2B, esse produto é uma riqueza gerada (um produto que foi produzido e vendido), mas também participa de outro processo de geração de riqueza – B2C, já que outra empresa o comprou com alguma outra finalidade.
As estratégias do marketing industrial são traçadas focando nos três principais tipos de público (stakeholders) de uma organização, sendo eles os clientes, os colaboradores e os acionistas. Essas estratégias variam muito de acordo com o contexto no qual estão inseridas.
O marketing digital industrial
O ambiente digital, independentemente do segmento de atuação de uma empresa, tornou-se uma fonte inesgotável de novas oportunidades de negócios e parcerias. Estar presente nesse meio é uma obrigação para todas as empresas que desejam crescer.
Neste exato momento, existem milhares de empresas buscando no Google um fornecedor de um determinado tipo de material. Outro fator muito importante é levar em consideração que a maioria dos consumidores industriais utilizam os meios digitais para realizar cotações, buscar referências e encontrar uma empresa que supra suas necessidades.
Como iniciar uma estratégia de marketing digital industrial
O primeiro passo para se implantar um marketing digital industrial de sucesso é criar um bom site para a sua empresa. Nele, deve ficar muito bem explicado o que, como e para quem a empresa produz. O site deve ter ainda um layout limpo, organizado e, acima de tudo, atrativo. Como o público-alvo de uma estratégia de marketing digital industrial é bem específico e possui (na maioria das vezes) um conhecimento específico sobre suas necessidades, é importante que o nível de detalhamento de seus produtos ou serviços seja bem elevado.
Com o site pronto, é hora de se realizar a otimização do SEO (Search Engine Optimization), que consiste em tornar seu site mais relevante para os buscadores, como o Google ou o Bing, por exemplo. Esse processo foca em melhorar a colocação de seu site nos resultados da busca, afinal, 98% dos usuários não vão até a segunda página de resultados para encontrar o que procuram.
Além da criação de um website, é importante levar em conta a criação de canais para contato com o seu público, como a criação de perfis em mídias sociais, pois a maior parte dos profissionais que trabalham com B2B utilizam alguma rede social para interagir com os fornecedores e também investir na nutrição de leads através do e-mail marketing.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do marketing digital industrial, aproveite a visita a nosso blog e leia este post sobre os 5 cases de marketing digital que você precisa conhecer.