Afinal, ainda vale investir em newsletter em uma campanha de inbound marketing B2B ou esse tipo de estratégia já se tornou obsoleto com o passar do tempo? Logo de cara, podemos adiantar que, sim, vale a pena, e que a comunicação com o cliente por e-mail pode ser uma das formas mais efetivas para a fidelização e conversão de leads.
Por outro lado, é fundamental ressaltar que o e-mail marketing é também uma das modalidades mais delicadas dentro da campanha e, portanto, qualquer erro de planejamento pode trazer consequências negativas à sua empresa.
Por isso, preparamos este post para reforçar a importância da newsletter e como esse tipo de contato pode nutrir seus clientes e contribuir diretamente com suas negociações. Boa leitura!
O que é uma campanha de newsletter e como ela funciona?
Em geral, uma campanha de newsletter se inicia na inscrição voluntária de leads em uma lista de e-mail, no intuito de receberem contato direto da empresa.
Sendo assim, ela pode propor diferentes abordagens ao cliente, como o envio de artigos novos do blog, promoções exclusivas, notícias e atualizações, notificações sobre a marca e até mesmo vendas diretas.
É importante destacar que, qualquer que seja o objetivo da newsletter, é fundamental que a empresa obedeça às diretrizes da LGPD e evite qualquer tipo de constrangimento ao cliente.
Qual a importância dessa estratégia na fidelização e nutrição do lead?
Por ser uma ação voluntária e de interesse direto do cliente, a inscrição de uma newsletter representa, quase sempre, uma etapa de qualificação de leads.
Em outras palavras, visto que o cliente se mostra interessado em receber contatos da empresa, cria-se uma oportunidade de nutri-lo com informações relevantes e, consequentemente, de oferecer soluções, produtos e serviços.
Por isso, uma boa campanha de newsletter é diretamente associada ao processo de nutrição e conversão de leads, podendo inclusive, ser focada exclusivamente em ações de meio e fundo de funil.
Quais os cuidados que devem ser considerados nessa ação?
Como bem destacamos no início, apesar de ser considerada uma estratégia fundamental no inbound marketing, a newsletter pode ser considerada uma das ações mais delicadas e “frágeis”.
Logo, alguns cuidados são imprescindíveis nesse processo, justamente para evitar o descontentamento do lead e, em muitos casos, o constrangimento do mesmo.
Para exemplificar melhor tudo isso, separamos a seguinte lista:
- Jamais inclua contatos em sua newsletter sem o devido consentimento do cliente;
- Evite o disparo de e-mails em massa, sem qualquer tipo de direcionamento e planejamento estratégico;
- Consulte as diretrizes, regras e orientações dos principais provedores de e-mails;
- Invista em mensagens realmente relevantes e interessantes ao lead;
- Inclua CTAs objetivos em seus e-mails;
- Não foque exclusivamente em vendas. Procure entender o processo de nutrição e crie réguas de disparos.
Enfim, elaborar uma boa campanha de newsletter sem dúvidas ainda pode trazer excelentes resultados para o seu negócio e, inclusive, se tornar uma ótima ferramenta de comunicação e vendas para a empresa. Por outro lado, é crucial entender o funcionamento prático dessas ações e evitar erros que podem ser fatais para essa relação.
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(Imagens: divulgação)