Como conseguir contatos para lista de e-mail marketing? Saber como gerar leads e conseguir e-mails de potenciais clientes é uma dos principais desafios de muitas empresas que estão ingressando no Inbound Marketing. E isso impacta diretamente no comercial, afinal, sem novos contatos, não entram novas oportunidades.
Muitas empresas acabam recorrendo a uma prática não recomendada que, apesar de ter diminuído, ainda existe: comprar lista de e-mails. Além da origem duvidosa, ainda corre o risco de violar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), enviar mensagens para pessoas que não conhecem sua marca e acabar na caixa de spam.
Neste artigo, você vai aprender as melhores estratégias para atrair contatos para sua lista de mailing, de forma ética e com reais chances de conversão. Vamos lá? Boa leitura!
Crie materiais ricos, como e-books e infográficos
Materiais ricos são uma das principais estratégias de Inbound Marketing, isto é, uma forma de atrair pessoas oferecendo algo de valor em troca de dados de contato, como nome, e-mail e telefone.
Todos ganham: a pessoa acessa um conteúdo aprofundado e a sua empresa ganha um novo lead para a lista de e-mail marketing.
Esses materiais geralmente são disponibilizados gratuitamente em uma landing page, com um formulário de preenchimento. Além de ajudar na geração de leads para vendas B2B como B2C, também aumentam a autoridade da sua marca em determinado assunto.
Confira alguns exemplos de materiais de marketing de conteúdo que funcionam muito bem:
- e-books;
- whitepapers;
- infográficos;
- checklists;
- planilhas;
- templates (modelos prontos editáveis);
- ferramentas online (como calculadoras e simuladores);
- webinars ou minicursos gravados.
Facilite a inscrição na sua lista
Já tentou baixar um e-book ou assinar uma newsletter e se deparou com um formulário enorme e confuso? Pois é, isso pode afastar potenciais contatos. Se o objetivo é aumentar sua lista de e-mail marketing, a regra é clara: quanto mais simples, melhor.
Peça apenas as informações essenciais no primeiro momento, como nome e e-mail. Se quiser segmentar melhor depois, você pode fazer novas perguntas por e-mail ou em etapas seguintes do funil de vendas.
O ideal é remover qualquer barreira para que o visitante se inscreva com facilidade, sem ter que pensar duas vezes.
Além disso, posicione o formulário de forma estratégica no site: no rodapé, no topo da página, em blogposts ou em landing pages.
Utilize pop-ups estrategicamente no site
Pop-up é aquela caixinha que aparece no site com uma mensagem, e se bem usada, pode ser uma excelente forma de captar e-mails. O segredo está na abordagem: nada de ser invasivo ou repetitivo demais.
Use pop-ups de saída (aqueles que aparecem quando o usuário vai fechar a aba) com uma oferta tentadora, como um e-book gratuito ou um cupom desconto. Ou então pop-ups de rolagem, que também funcionam muito bem em blogs, oferecendo um conteúdo complementar ao artigo.
Por exemplo: “Gostou desse conteúdo? Inscreva-se para acessar um curso gratuito e se aprofundar ainda mais nesse assunto!”.
Crie anúncios segmentados em redes sociais para gerar uma lista de e-mail marketing
Com as ferramentas certas, as redes sociais podem ajudar (e muito!) na construção da sua lista de mailing. No Facebook e Instagram, por exemplo, é possível criar uma campanha com o objetivo de gerar cadastros. É só montar um formulário simples, direto, e incluir o e-mail como campo obrigatório.
Se o orçamento é mais baixo, existem alternativas, como usar os stories ou um post no feed com call to action (CTA) para a bio, incluindo nela um link para uma landing page.
Os resultados vão ser a longo prazo, mas é uma forma de começar a construir organicamente a sua lista de e-mail marketing.
Invista em SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu site
O SEO (Search Engine Optimization) é uma das minas de ouro do marketing para atrair mais visitantes para seu site. E, consequentemente, alimentar sua lista de mailing.
Imagine que alguém busca no Google por “como montar uma planilha de controle financeiro” e encontra seu blog. Se tiver um pop-up no site oferecendo uma planilha editável gratuita ou um formulário no meio do texto, bingo! Novo e-mail na base.
Além disso, quanto mais seu conteúdo aparece nas pesquisas, maior a chance de conversões. O SEO ajuda a abrir a porta do seu site: o que você oferece ali dentro é o que vai transformar o visitante em lead.
Realize eventos presenciais ou online
Eventos são oportunidades valiosas para gerar conexões e leads qualificados. Sejam presenciais, como feiras, workshops e encontros, ou online, como webinars, lives e palestras, todos eles podem incluir um formulário de inscrição com e-mail.
Em eventos presenciais, por exemplo, você pode coletar contatos com QR Codes em materiais impressos ou tablets no stand em troca de brindes ou para participar de alguma ação.
Já nos eventos digitais, a inscrição já garante o e-mail automaticamente. Dica extra: após o evento, envie um material complementar, como e-book, gravação ou certificado. Isso ajuda a engajar e manter a relação com o contato.
Conheça a Web Bizz, agência Diamond da RD Station
Quer ver sua lista de e-mail marketing crescer com quem realmente tem interesse no seu negócio? Conheça a Web Bizz, agência parceira RD Station, que te conecta a oportunidades reais.
Com estratégias de inbound marketing personalizadas, ajudamos sua empresa a atrair, engajar e fidelizar clientes! Fale com um especialista!
(Imagens: divulgação)