O LinkedIn não é apenas uma rede para divulgar e encontrar vagas, é também uma das principais ferramentas para empresas que atuam no mercado business to business e buscam aumentar sua base de leads B2B.
Diferente de outras redes sociais, o LinkedIn tem um público mais corporativo, o que torna a plataforma um canal ideal para conectar marcas a decisores de compra. No entanto, não basta estar presente. É preciso usar a rede de forma estratégica para transformar conexões em oportunidades reais de negócio.
Neste artigo, você vai conferir dicas incríveis para usar o LinkedIn B2B e gerar leads qualificados, alinhados com os objetivos da sua empresa. Boa leitura!
Otimize seu perfil para atrair leads qualificados
Seu perfil, seja pessoal ou da empresa, funciona como um cartão de visitas. Ele precisa mostrar autoridade, clareza e foco no que você entrega.
Comece ajustando os seguintes elementos:
- foto profissional e capa que representem seu posicionamento;
- headline clara, focada no problema que você resolve;
- fazer um “sobre” objetivo, com destaque para as soluções oferecidas e resultados gerados;
- destaques com cases, artigos ou materiais ricos.
Além disso, inclua palavras-chave relevantes no seu perfil e também nos seus conteúdos. Isso aumenta as chances de sua empresa aparecer em buscas feitas por quem procura soluções como a sua.
Por exemplo, na Web Bizz, usamos termos como inbound marketing, outbound marketing, marketing digital B2B e leads para B2B.
Mapeie quais palavras seu público usaria para buscar por soluções como a sua, ajudando tanto na otimização do perfil quanto na criação de conteúdos de valor para atrair leads qualificados.
Crie e compartilhe conteúdo relevante diariamente
Para gerar leads no LinkedIn B2B, manter presença ativa e consistente na linha do tempo do seu público é praticamente obrigatório. Produzir conteúdo relevante conecta seu conhecimento com as dores do seu potencial cliente.
Foque em temas como:
- dúvidas comuns do seu público;
- insights do seu mercado;
- temas em alta;
- cases de sucesso;
- bastidores de projetos.
Você também pode diversificar e testar diferentes formatos para descobrir qual seu público prefere: posts curtos com apenas texto, com GIFs, vídeos rápidos, carrosséis ou artigos mais aprofundados.
Uma boa chamada para ação (CTA) também pode definir o sucesso do seu post. Em vez de simplesmente colocar o link no fim do texto, experimente abordagens mais interativas, como:
- “Quer acessar esse material gratuito? Comente ‘ eu quero’ para receber o link.”;
- “Já pensou receber conteúdos como esse todos os dias no seu e-mail? Assine a nossa newsletter, o link está nos comentários!”.
Isso aumenta o engajamento e alcance, já que o post aparece para as conexões de quem comentou.
Participe de grupos e engaje em publicações
Participar de comunidades da sua área é uma excelente forma de aumentar sua visibilidade e se posicionar como referência.
Além disso, comentar em publicações de pessoas estratégicas pode abrir espaço para futuras conexões e conversas.
Mas cuidado com o viés promocional excessivo, afinal, o LinkedIn é uma rede para networking. Demonstrar interesse genuíno no conteúdo do outro, sem já tentar vender algo, é um caminho mais natural para começar interações com potencial de negócio!
Crie anúncios segmentados para alcançar o público-alvo
Para quem busca escala na geração de leads B2B, também é importante investir no marketing de performance, criando anúncios pagos do LinkedIn que oferecem uma segmentação mais precisa. É possível direcionar campanhas por cargo, setor, empresa, localização e muito mais.
Campanhas bem pensadas podem divulgar webinars, e-books, convites para eventos ou agendamentos de reunião. O segredo está em oferecer algo realmente relevante e atrativo, que leve o lead para uma landing page com foco em conversão.
Envie mensagens personalizadas para conexões estratégicas
Conversar diretamente com decisores é uma das formas mais diretas de abrir novas oportunidades. Mas aqui vai um alerta: mensagens genéricas, com cara de spam, são ignoradas quase que imediatamente.
Antes de mandar um convite ou mensagem, analise o perfil da pessoa. Veja os conteúdos que ela publica, com quem interage, o que parece estar buscando.
Use isso como base para humanizar sua estratégia de marketing e fazer uma abordagem mais direcionada, mostrando que você realmente pode contribuir com uma solução útil para ela.
Não dependa apenas do LinkedIn: alcance mais leads B2B com as soluções da Web Bizz!
As estratégias que apresentamos aqui ajudam a fortalecer sua presença no LinkedIn e gerar oportunidades reais de negócio. Mas se você quer acelerar o processo e estruturar uma presença digital ainda mais forte, a Web Bizz pode ajudar.
Atuamos com estratégias personalizadas para empresas B2B que buscam atrair, engajar e converter, alcançando os melhores resultados. Desenvolvemos soluções para transformar seus processos de marketing e vendas.
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(Imagens: divulgação)