Desde o começo da nossa carreira somos frequentemente ‘bombardeados’ pela soma de duas simples palavras: faça networking. Na faculdade, fazemos isso com a ajuda de nossos professores. Posteriormente, em eventos, congressos, empresas que visitamos e em muitos outros espaços.
Mas será que o networking é realmente fundamental para o seu negócio? E a resposta é sim. E vale lembrar que isso não depende de quantas pessoas você conhece, mas do quão influente elas são.
Por isso, criar uma rede interessante e vantajosa de relacionamentos hoje já é fundamental para qualquer empreendedor. A prática é capaz de aumentar as oportunidades do seu negócio para todos os lados.
Mas o que é exatamente o networking?
O networking nada mais é do que o ato de manter contato com outros profissionais, preferencialmente do mesmo segmento de atuação que o seu. E não estamos falando de distribuir seus cartões de visita ou então adicionar todo mundo que você considera influente no LinkedIn, por exemplo. Mas sim de ficar ao lado de profissionais em que você vê uma boa possibilidade de relacionamento futuro, ou seja, um potencial interessante – para sócio, para fornecedor, para colaborador ou até mesmo para posteriores parcerias.
Quais são os benefícios na construção do networking?
Construir o seu networking não é algo feito da noite para o dia ou algo que você dedica um determinado período para fazer e pronto: lá está ele para seu usufruto eterno.
Pelo contrário: o networking é algo em constante desenvolvimento, ou seja, algo que você vai construindo aos poucos com o passar do tempo.
E seus benefícios não são nada limitados: novas pessoas em sua rede de contatos estimulam novos relacionamentos entre indivíduos com diferentes hábitos, diferentes concepções de mundo e opiniões como um todo. E é exatamente isso que estimula a nossa inteligência, nos dá novas ideias para o negócio, expande a visão marqueteira e a nossa própria criatividade. Parecem bons motivos para a criação de uma rede, não é mesmo?
Além disso, é também graças a essa rede que você tem maior facilidade na realização de novos negócios para a sua instituição, e o melhor de tudo: por meio de seus próprios contatos, ou seja, pessoas que você mesmo conheceu ao longo de sua carreira.
E só para você ter uma ideia da importância de uma boa rede de networking, vamos considerar a seguinte pesquisa, realizada pela DBM – empresa de consultoria de RH: cerca de 70% dos funcionários são contratados pelas empresas como frutos de indicações, ou seja, graças à influência que têm.
E que tal conferir cinco simples estratégias para criar e manter seu networking?
- Durante a faculdade, seu principal networking é com os professores universitários. Estreite a relação com eles!
- Tempo livre pode ser aproveitado para conversar com indivíduos experientes e que tenham o que lhe acrescentar.
- Seja um indivíduo interessante, reunindo conhecimentos não só técnicos da sua área, mas também culturais!
- Cartão de visita: ele deve estar sempre em mãos (ou melhor, na carteira).
- Por fim, não vá atrás de seus contatos só quando estiver precisando de uma mãozinha, mas mantenha contato constante.
No universo digital, o Inbound Marketing possibilita adotar recursos que auxiliam você e sua empresa a dar mais foco em relacionamentos e assim manter vivo o bom e velho networking.