Para quem atua no meio digital e/ou no marketing, sabe que um conceito vem ganhando muita força no mercado nos últimos anos: o Inbound Marketing. Chamado por alguns como “o novo marketing”, é um conjunto de táticas cada vez mais aplicada por empresas de todos os portes no mundo, ganhando nos últimos anos grande força também no Brasil. Segundo dados da Hubspot, 58% das empresas em nosso país utilizam, ao menos, um elemento dessa metodologia.
Na América do Norte (em especial EUA e Canadá) esse número chega a 84% das corporações. E para mostrar como você também pode obter os benefícios do Inbound Marketing, listamos no post de hoje algumas boas práticas capazes de redefinir o jeito que sua empresa se situa no ambiente virtual. Acompanhe!
Definição de Inbound Marketing
Filtrando as diversas conceituações espalhadas pelos blogs e portais especializados, podemos chegar a uma definição bem clara: Inbound é um processo de marketing pelo qual se utilizam táticas para conquistar o cliente sem ser invasivo ou agressivo. É uma abordagem passiva e que visa atrair possíveis interessados de seu produto ou serviço para que ele chegue de forma espontânea até seu site ou blog.
É o marketing por atração (ou marketing de entrada, em sua tradução literal), e seu objetivo é, justamente, captar novos clientes oferecendo conteúdos e materiais de qualidade e relevantes para esse público. Mas não deve ser esquecido que o Inbound Marketing é um processo, ou seja, ele precisa ser bem planejado, perfeitamente executado e precisamente mensurado.
Trabalhando o funil de vendas
O Inbound Marketing se baseia na movimentação de um visitante, até então desconhecido, pelo funil de vendas até que ele se torne um cliente fidelizado e promotor da sua marca. Entre os especialistas, são 4 o número de etapas do Inbound, que se baseiam nos seguintes elementos:
- Atração;
- Conversão;
- Relacionamento (Fechamento ou Convencimento);
- Análise (Fidelização ou Encantamento).
É preciso elaborar uma estratégia a fim de atrair pessoas até seu site/blog, convertê-las em leads, convencer esses leads a fecharem um negócio com a sua empresa e, posteriormente, encantá-los para que os tornem consumidores fieis do produto ou serviço.
Hoje em dia já existem ferramentas de automação de marketing que facilitam e otimizam esse processo de movimentação do público no funil de vendas. Entre os serviços mais específicos estão a nutrição de leads, envio de e-mail marketing direcionado e outras táticas para deixar o potencial cliente ainda mais preparado para efetuar uma compra.
Aumente os lucros com o Inbound Marketing
Como essa estratégia parte da premissa de conquistar os clientes, os leads gerados por meio do Inbound Marketing costumam criar uma relação mais próxima com a empresa. Para isso, é preciso investir muitos esforços na produção de conteúdo de qualidade para as pessoas certas, no tempo certo e no lugar certo. Ao definir bem suas personas, é muito importante conhecer bem os seus hábitos de navegação e pesquisa para acertar em cheio em qual plataforma seu conteúdo terá mais força.
Marketing de Conteúdo, SEO e Mídias Sociais
Três dos elementos do Inbound que, quando alinhados no mesmo ritmo e objetivo, tendem a otimizar os resultados. Conteúdo relevante e interessante para as pessoas para ser publicado em blogs; SEO para melhorar o ranqueamento do site e dos artigos nos motores de busca; e atuação frequente nas redes sociais para promover a marca, os materiais produzidos e os posts publicados.
São fatores que ajudarão a sua empresa a se comunicar melhor com o público, e o Inbound torna essa tarefa natural, pois a disposição de conteúdos de qualidade fará com que o seu público reconheça a marca como autoridade no segmento. Ela será buscada mais naturalmente e com mais frequência pelas pessoas para sanar dúvidas sobre determinado assunto.
Menor custo por Lead
Segundo a Hubspot, o custo por lead para quem utiliza o Inbound Marketing é 47% menor. Isso pode ser explicado pelo fato dessa estratégia depender muito mais de criatividade, conhecimento na área e esforço de quem a produz do que verba para investir, como no marketing tradicional, do qual grandes empresas ainda gastam milhões em anúncios na TV, por exemplo.
Inbound e conteúdo ganham mais força
Essa afirmação se confirma pelo fato que as empresas estão cada vez mais dispostas a investir em Inbound Marketing. De acordo com um levantamento feito pela IBM e a CMO Club, divulgado no portal Mundo do Marketing, 57% das empresas pretendem aumentar o valor depositado em conteúdo digital nos próximos dois a três anos. Já segundo a mesma pesquisa da Hubspot utilizada nesse artigo, 64% das corporações no Brasil pretendem elevar os investimentos em Inbound.
Como foi visto, o Inbound Marketing é uma metodologia nova e com forte tendência de crescimento. Sua empresa já utiliza? O que achou dessa tendência virtual? Deixe o seu comentário e participe da conversa!