Você já teve a sensação de que suas campanhas B2B não estão gerando o retorno esperado, mesmo com uma boa estratégia de marketing? Isso pode estar acontecendo porque você ainda não definiu com clareza quem é a sua persona B2B — e isso faz toda a diferença nos resultados.
Ao contrário do marketing B2C, onde é comum lidar com consumidores finais, no mercado B2B o público é mais técnico, exigente e criterioso. E é exatamente por isso que criar uma persona bem estruturada é fundamental para direcionar sua comunicação, conteúdo e soluções da forma certa.
Neste artigo, vamos mostrar como identificar e construir uma persona B2B ideal para sua empresa, com dicas práticas que vão ajudar você a alinhar sua estratégia digital com as reais necessidades do seu público. Vamos nessa?
O que é persona B2B e por que ela é tão importante?
A persona B2B é uma representação semifictícia do seu cliente ideal no ambiente corporativo. Pode ser um engenheiro, comprador, gerente técnico, CEO ou outro profissional que influencia diretamente o processo de decisão de compra.
Ter essa definição é essencial para personalizar sua abordagem, escolher os melhores canais de comunicação, criar conteúdos relevantes e, claro, aumentar as conversões.
Como identificar o perfil ideal da sua persona B2B?
1. Olhe para fora: entenda o mercado com os olhos do seu cliente
Muitas empresas caem na armadilha de construir suas estratégias de dentro para fora — ou seja, baseando-se apenas no que acham que é bom. Mas o que importa mesmo é como o seu cliente enxerga as soluções que você oferece.
Coloque-se no lugar dele:
Que dores ele tem no dia a dia?
Como seus produtos ou serviços resolvem essas dores?
O que faria ele escolher a sua empresa e não o concorrente?
Esse olhar externo vai ajudar a construir uma persona muito mais realista e eficaz.
2. Conheça o nível de conhecimento e exigência do seu público
No ambiente B2B, quem decide a compra normalmente entende do assunto. Por isso, o conteúdo precisa ser técnico, aprofundado e direto ao ponto. Um engenheiro, por exemplo, vai esperar dados, desempenho, certificações e diferenciais práticos — e não promessas genéricas.
Fale com propriedade, traga cases, estudos e use uma linguagem que transmita credibilidade e autoridade.
3. Evite generalizações: personalize ao máximo
Em marketing B2C, muitas vezes uma persona pode representar um grupo amplo de consumidores. Já no B2B, cada persona exige uma abordagem mais específica e segmentada.
Você pode (e deve) criar mais de uma persona caso atue com diferentes perfis — como comprador técnico, diretor financeiro e gestor de operações, por exemplo. Assim, sua comunicação será mais direcionada e eficiente.
Como definir uma persona B2B para a sua empresa?
Sabendo identificar exatamente o perfil ideal de sua persona B2B, o segundo passo para a definição desse personagem fictício se dá a partir de algumas ações específicas.
Mas calma! Antes de tudo, é fundamental reforçar que não há “receitas prontas” para a criação de uma persona B2B e, portanto, isso deve se fazer por meio de diferentes análises por parte de sua equipe e parceiros de marketing.
Em outras palavras, a sua empresa deve criar uma persona B2B única e exclusiva, ainda que se inspire em outros modelos prontos.
Sendo assim, confira algumas dicas imbatíveis para acertar neste processo:
- Jamais compare o perfil de uma persona B2C com uma B2B;
- Fuja de generalizações e foque no máximo de direcionamento para a definição de sua persona (se for necessário, crie diferentes perfis para cada tipo de abordagem);
- Acerte na linguagem a ser utilizada;
- Leve sempre em consideração o nível de conhecimento e de domínio da persona em relação aos assuntos abordados;
- Identifique os tipos de conteúdos a serem consumidos por essa persona;
- Baseie-se nos hábitos e costumes de consumo de seu mercado.
Como criar uma persona B2B na prática?
Depois de entender o mercado e identificar os perfis com os quais você lida, chegou a hora de estruturar as informações. Para isso, colete dados como:
Nome e cargo fictício
Idade, formação e experiência profissional
Localização e setor de atuação
Responsabilidades na empresa
Principais dores e desafios
Critérios de decisão na compra
Canais e formatos de conteúdo que consome
A importância de contar com especialistas no processo
Criar uma persona B2B não é um trabalho simples. Exige análise de dados, conhecimento de mercado, sensibilidade estratégica e tempo. E é aí que contar com uma agência especializada pode acelerar (e muito!) seus resultados.
A Web Bizz é uma agência focada 100% em marketing B2B. Com mais de 15 anos de experiência, ajudamos empresas de diferentes setores a posicionarem suas marcas, atraírem os leads certos e transformarem estratégias digitais em vendas concretas — tudo isso a partir de personas bem definidas.
Vamos construir suas personas e atrair os clientes ideais?
Se você quer transformar sua comunicação B2B com estratégias mais inteligentes e personalizadas, fale agora com um dos nossos especialistas. A Web Bizz tem uma proposta especial para o seu negócio.
👉 Clique aqui para agendar uma conversa e descubra como podemos acelerar os seus resultados.
(Imagem: divulgação)
Artigo revisado e atualizado em abr/2025