A plataforma WordPress é um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) lançado em 2003 e no qual é responsável atualmente por 69% dos sites OpenSource desenvolvidos no mundo.
Quando se planeja criar um site, um dos fatores que mais atraem os novos usuários é o fato de ele ser gratuito. Mas fique atento: esse não deve ser o fator determinante para a escolha do seu CMS, já que existem outros motivos para se optar pelo WordPress.
Conheça agora 5 razões pelas quais ele é a plataforma preferida pelos blogs e sites corporativos:
1. A plataforma WordPress é open source
A plataforma WordPress possui o código fonte aberto. Essa característica permite que web designers desenvolvam sites de forma totalmente customizada, sem a necessidade de seguir padrões ou adquirir licenças.
Pelo mesmo motivo, o WordPress conta com uma infinidade de plugins para acrescentar todo o tipo de funcionalidade a um site ou blog. Com isso, é certo que se pode criar um site profissional e com a mais alta qualidade.
Vale a observação de que o WordPress é acessível a usuários e desenvolvedores de todos os níveis. Portanto, um site pode ser construído e modificado por especialistas, aprendizes e até mesmo curiosos — e todos podem distribuir e vender os seus templates livremente.
2. Diversas opções de temas
Se a contratação de profissionais para desenvolver uma página personalizada parecer um grande encargo, a segunda razão pela qual você deve optar pela plataforma WordPress é a imensa variedade de temas disponíveis gratuitamente ou por valores bem acessíveis.
Mas, será que as opções são vastas a ponto de não encontrarmos páginas idênticas por aí? Pode não ser impossível, no entanto as chances são bastante remotas visto que o comprador consegue customizar como bem entender.
Levando em conta o peso que cada detalhe proporciona à aparência de um site, não é absurdo afirmar que dificilmente encontraremos páginas idênticas, não é mesmo?
3. Grande comunidade de suporte online
Assim como no caso dos mais diversos softwares e sistemas open source, a plataforma WordPress conta com uma comunidade online bastante ativa em fóruns relacionados. Com isso, sempre que houver alguma dúvida, pode-se tanto consultar os tópicos pertinentes ao assunto — geralmente com soluções já propostas — ou criar um tópico que seja visto por especialistas dispostos a te ajudar.
4. Otimização para SEO
Sites desenvolvidos para WordPress são completamente amigáveis aos mecanismos de busca, o que facilita muito na jornada de quem quer, por meio de técnicas de SEO (Serch Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) alcançar o melhor posicionamento em buscadores como o Google.
Mencionamos acima que o WordPress possui um extenso número de plugins, lembra? E muitos desses plugins servem para auxiliar na otimização dos sites. Como? Alguns deles são capazes de mapear a publicação e relatar onde o post está pecando em termos de SEO. Outros automatizam a geração de títulos e meta tags.
Além disso, fazer parte do WordPress evita preocupações com a responsividade do site , um fator hoje crucial para ganhar pontos com o Google.
5. Segurança
O WordPress é um sistema bastante seguro e não faltam razões para afirmarmos isso. Além das atualizações de segurança automáticas que ocorrem constantemente, reduzindo os riscos de invasões, a plataforma WordPress permite a criação de níveis de acesso, ou seja, estabelecer uma hierarquia para que cada colaborador tenha acesso somente ao que lhe é atribuído.
Não à toa o a plataforma WordPress tem lugar de destaque entre desenvolvedores, bloggers e outros profissionais que trabalham criando conteúdo para a web. Segurança, otimização, facilidade de acesso e suporte são o seu forte!
E aí? Conseguimos te convencer a optar pelo WordPress? Conheça as nossas redes sociais — Facebook, Twitter e Linkedin — e fique por dentro de todas as novidades!