O branding vai muito além de regras de identidade visual ou de um logotipo sofisticado que agrade o consumidor.
Trata-se de valorizar a marca da sua indústria, portanto, é fundamental que todo um estudo completo seja realizado visando tornar a sua empresa conhecida e, mais do que isso, transmitir confiança e credibilidade ao mercado.
Diferente do mercado tradicional, o B2B envolve racionalidade nas decisões, tornando fundamental conquistar todos os envolvidos em um processo de compras, no qual, normalmente, estão envolvidas as seguintes frentes:
- técnica – comprovando que o produto atende as necessidades,
- financeira – viabilizando o orçamento para a aquisição da solução,
- suprimentos – onde ocorre a disputa com os concorrentes,
- política – vontade para a realização da compra.
Se uma dessas áreas não estiver devidamente convencida a respeito das soluções oferecidas, o processo de fechamento do negócio se torna bem mais complicado.
Continue a leitura e conheça detalhes que podem fazer toda a diferença no dia a dia dos resultados de sua indústria!
5 estratégias de branding para empresas B2B industriais
Como vimos, o branding industrial exige uma combinação de fatores para que se possa alcançar os resultados desejados.
Vamos acompanhar 5 estratégias importantes que viabilizam a operação e colocam a sua empresa nas condições ideais para o fechamento de bons negócios:
Proposta de valor clara e alinhada ao mercado
Tudo se inicia nas estratégias de branding com o posicionamento que sua empresa apresenta ao mercado.
Para isso, é fundamental que exista uma proposta de valor clara e objetiva, onde o diferencial competitivo das soluções possa ser compreendido e, mais do que isso, ofereça uma conexão vantajosa aos clientes.
Nos negócios B2B, torna-se fundamental a geração de conexão e confiança, portanto, é de extrema importância que a proposta de valor esteja alinhada ao mercado.
Identidade visual profissional e consistente

A identidade visual precisa ser coerente com o posicionamento que a marca deseja oferecer ao mercado, portanto, é preciso atenção para:
- logotipo,
- cores,
- tipografia.
Essa combinação reforça a proposta de valor e transmite credibilidade, especialmente para o público industrial que espera encontrar em todos os movimentos de seus fornecedores a qualidade, capacidade e suporte para as operações.
Portanto, trata-se de um assunto sério, onde os detalhes fazem a diferença.
Comunicação técnica, clara e personalizada
Chegamos agora a outro fator que merece atenção para que uma estratégia de branding B2B seja construída.
Estamos falando da comunicação técnica, que precisa ser clara, personalizada e voltada a atender à demanda do cliente.
Em todas as negociações, é fundamental que o processo seja estruturado para atender às demandas particulares de cada cliente, garantindo que os benefícios dos produtos e serviços sejam facilmente assimilados pelos tomadores de decisão da indústria.
Conteúdo relevante e educação do cliente

A estratégia de branding precisa estar associada ao conhecimento e competência, portanto, a criação de conteúdos educativos se torna fundamental para que se possa apresentar o know how e a expertise que sua indústria possui sobre os segmentos em que atua.
Assim como você e todos os colaboradores da sua empresa fazem, a busca por soluções se inicia sempre pela internet, onde conteúdos consistentes serão os alavancadores para que solicitações de informações e detalhes possam contribuir com a jornada de compra do cliente industrial.
É muito importante que materiais de alta qualidade sejam gerados a partir de:
- artigos,
- white papers,
- cases.
Provas sociais e cases de sucesso
Os cases de sucesso são importantes ferramentas que podem ser bem aproveitadas.
No entanto, a elaboração do material exige um preparo adequado, com um visual atraente e textos que ofereçam informações relevantes e úteis para o leitor.
A partir do momento em que ele percebe consistência nas informações e identifica uma boa possibilidade para atender à sua demanda, o processo de compra é iniciado.
Agora que você conhece mais sobre as estratégias de branding, confira nosso post: como conseguir e-mails para criar uma lista de e-mail marketing?
(Imagens: divulgação)







