O pecado de muitas empresas é não se preocupar com o planejamento em marketing digital na hora de estruturar suas ações. É comum vermos negócios que simplesmente começam a produzir conteúdos ou desenvolver ações em redes sociais e outros canais sem muito estudo e análise.
Nesses casos, é comum encontrarmos reclamações sobre a falta de retorno sobre o investimento (ROI). Afinal, nenhuma dessas estratégias foi realmente pensada e planejada, gerando inconstância.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o planejamento em marketing digital, explicando porque ele é necessário e o que a sua falta pode acarretar para uma empresa.
O que isso pode gerar?
O planejamento de marketing digital nada mais é do que uma estruturação de todas as ações que serão realizadas para alcançar o objetivo de marketing da sua empresa. Neste documento, são definidas as ações de marketing, estratégia, linguagem, público, plataformas que serão utilizadas, ferramentas, métricas e indicadores-chave de performance (KPIs) necessários para mensurar todos resultados.
A falta desses itens bem definidos pode levar sua organização ter um imenso prejuízo.
1. Estouro no orçamento de marketing
É comum estourar o orçamento de marketing com a falta de planejamento. Quando não sabemos exatamente onde estamos gastando o dinheiro do investimento em marketing, ele acaba saindo mais caro do que estava previsto.
O planejamento de marketing define o orçamento, dividido em geral (valor total para os investimentos de marketing) e a quantia que será utilizado em cada ação de marketing. Dessa forma, conseguimos calcular os gastos e não ir além do que era estimado.
2. Utilização de plataformas erradas
Um outro ponto de erro frequente em ações de marketing não planejadas é a utilização de plataformas erradas no dia a dia. Com o planejamento, é possível identificar quais ações serão realizadas e onde elas serão colocadas em prática. Isso significa que é mais fácil prever em quais ferramentas estarão alocados os esforços de marketing.
Um exemplo claro disso é a utilização de redes sociais. Nas ações não planejadas, é comum as empresas colocarem esforços em redes que não são importantes para o seu público-alvo. Esse tipo de situação pode gerar prejuízos financeiros, além de ser uma verdadeira perda de tempo.
Com um bom planejamento, é possível identificar quem realmente é o seu público, onde ele está, qual linguagem realmente funciona e como atingi-lo da melhor forma possível.
3. Ausência de acompanhamento e análise
A mensuração de resultados também é um ponto de muito cuidado durante um planejamento. A falta de um documento bem estruturado de ações e objetivos não permite que a empresa identifique o que realmente são os indicadores-chave de performance.
Isso significa que a empresa não conseguirá mensurar os valores reais alcançados com suas ações, além de não entender o que está dando certo e o que está dando errado.
Assim, é fácil encontrar empresas que se prendem às chamadas métricas de vaidade: apesar de trazerem números “bonitos”, elas não representam lucro e vendas.
Como ter uma estratégia de sucesso?
O segredo para ter uma ótima estratégia e um excelente planejamento em marketing digital é trabalhar o Inbound Marketing. Esse tipo de ação de marketing auxilia na reunião de todos os pontos de sucesso de uma estratégia, assegurando ações bem definidas, ferramentas estudadas, além de KPIs e métricas que, realmente, condizem com o objetivo de marketing da sua empresa.
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(Imagens: divulgação)