Durante muito tempo as empresas se preocuparam apenas em conquistar novos consumidores, sem levar em consideração a importância de fidelizar clientes. Porém, manter uma cartela de pessoas que regularmente consomem em seu estabelecimento é bastante eficiente para o negócio e tem um custo relativamente mais baixo do que as estratégias de atração.
O ideal é que as empresas saibam balancear suas ações entre conquistar e fidelizar clientes. Este é um processo que leva em consideração os atuais hábitos de consumo, em que as pessoas procuram por boas condições de compra, bons atendimentos, exclusividade e, claro, qualidade das mercadorias.
Neste artigo separamos 4 dicas que vão ajudar nos processos de fidelizar clientes. Não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!
1. Invista no pós-venda
Para conseguir encantar seus clientes é necessário ficar atento a eles e ao tratamento que você oferece. A venda não termina após as pessoas pagarem suas contas — pelo contrário, continuam mesmo após a pessoa deixar o seu estabelecimento. É preciso criar mecanismos de pós-venda para seguir com um atendimento único.
Dentre as estratégias de pós-venda estão o suporte a problemas que eventualmente podem acontecer, pois, dificilmente, alguém retornará a um estabelecimento que não ofereceu um suporte de qualidade. Além disso, ofertar brindes e condições exclusivas para quem fechou um negócio com a sua empresa é bastante interessante. E não deixe de colher feedbacks sobre o seu atendimento.
2. Crie experiências únicas
Em um mercado bastante competitivo, os diferenciais de uma empresa fazem toda diferença na hora de encantar clientes. O atendimento é um desses diferenciais e, provavelmente, entre aqueles que mais fazem diferença. Além disso, atendimentos exclusivos são difíceis de serem reproduzidos pela concorrência.
Para ter uma estratégia de vendas única é necessário que a sua equipe esteja pronta para atender os clientes da forma que eles gostariam — nada de ficar empurrando produtos que o vendedor julga melhor para a pessoa. É preciso ficar atento aos sinais passados pelos consumidores e, assim, oferecer um atendimento único e criar boa experiência de compra.
3. Dê tratamentos exclusivos
Clientes fiéis e que retornam com regularidade à sua empresa são responsáveis por boa parte do seu faturamento. Diante dessa importância, fica difícil não acreditar que esses consumidores merecem condições diferenciadas e exclusivas. Que tal, então, investir em ações de relacionamento?
Existem várias soluções nesse sentido: newsletter com ofertas e conteúdos exclusivos, cupons de descontos, planos de fidelidade, clube de vantagens, pacotes de descontos, antecipar lançamentos e ofertas, dentre outras ações que façam seu cliente se sentir valorizado pela empresa.
4. Monitore suas ações
Quando realizar uma ação de fidelização de clientes — seja qual for — é importante monitorar para saber o que deu certo, o que deu errado e o que precisa ser ajustado para as próximas campanhas. Esse processo ajudará a construir uma série de ações mais consistentes, eficientes e interessantes.
Para isso, é necessário contar com um software de gestão que permita acompanhar as suas ações de vendas e mecanismos de relacionamento com clientes, além de contar com uma equipe focada em resultados. Com isso, conseguirá reunir informações relevantes sobre o seu público-alvo (como necessidades, expectativas e tipo de abordagem preferido).
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