A popularização da internet e a expansão do mundo digital mudaram de forma radical a forma com que pessoas e empresas se relacionam, estabelecendo novos parâmetros de consumo e definindo novas estratégias e abordagens. Isso se aplica não somente ao varejo, mas também à indústria e aos negócios B2B de forma geral. Como, então, aplicar estratégias de marketing digital para esse tipo de segmento?
De acordo com dados de 2015 da We Are Social, o Brasil conta com 110 milhões de usuários ativos na internet (54% da população) — número que aumenta na ordem de 10% ao ano, em média. Dentro dessa massa de conexões, é possível inferir que uma grande fatia delas é de usuários corporativos, que também têm na web uma poderosa ferramenta de busca e comparação entre as melhores soluções para a sua empresa.
Ou seja, neste momento, pode ser que o gestor de alguma grande empresa esteja procurando na web por boas opções de fornecedores de insumos ou equipamentos. Será que a sua indústria será encontrada por ele? No post de hoje, separamos cinco estratégias de marketing digital, que juntas encontramos no Inbound Marketing, e que irão ajudar sua indústria a crescer no meio digital. Continue a leitura!
Conteúdo
Uma maneira eficaz de atrair o usuário para sua empresa é fazendo uso de estratégias de conteúdo rico e relevante para seu público — no caso, empresas. Crie um site ou blog por meio do qual você possa publicar conteúdo referente ao segmento de sua indústria, de forma a estabelecer autoridade sobre o assunto e assim, conquistar a confiança de seus potenciais clientes.
Mídias sociais
Já não adianta mais negar ou deixar “passar batido”: todos estão nas redes sociais e, portanto, sua indústria também precisa estar. A presença nesses ambientes ricos em interação e conteúdo — como Facebook, Twitter e LinkedIn, por exemplo — contribui para que sua marca seja lembrada, além de facilitar a conexão com seus prospects.
SEO (Search Engine Optimization)
Dentro de uma estratégia de marketing digital, aparecer no Google é um aspecto essencial para sua indústria. Por isso, é importante investir em SEO, técnicas de otimização das páginas de seu site ou blog para que eles apareçam em boas colocações dentro das páginas de resultado orgânico do Google. Assim, você será encontrado muito mais facilmente.
Links patrocinados
Além de reforçar a busca orgânica por meio do SEO, é importante que sua indústria considere também investir em campanhas de links patrocinados, que são aqueles links destacados que aparecem sempre em primeiro lugar nas páginas de pesquisa. A grande vantagem desse tipo de estratégia é o rápido retorno na geração de leads e resposta dos prospects. Os links patrocinados também podem ser feitos em redes sociais, como Facebook e Instagram.
Mobile
Lembra das estatísticas sobre a internet que mencionamos no início do post? Quando consideramos acessos móveis (via tablets e smartphones), o crescimento do tráfego na web é mais espantoso ainda — chegando na casa dos 109% ao ano! Isso significa que você deve se preocupar se o conteúdo digital de sua indústria está adaptado para o acesso via dispositivos móveis.
Viu só? Por meio de estratégias de marketing digital, sua indústria tem tudo para se beneficiar na hora da informação e da internet! Quer desenvolver seu negócio cada vez mais? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!