Quando falamos de Search Engine Optimization, ou SEO, é praticamente uma unanimidade no consciente coletivo de que o conteúdo é produzido basicamente para blogs que querem estar no topo da busca da página do Google. Apesar de isso ser um grande engano, não dá para negar que os blogs são o grande filão para a prática do SEO, principalmente por conta de sua praticidade de atualização e pela sua capacidade de adaptar o conteúdo a qualquer coisa que seja relevante para o momento ou para aquilo que os clientes direcionados do seu blog queiram ver.
O uso do blog para conseguir otimizar o conteúdo
Embora o uso do blog já seja dado como certo para quem pretende utilizar as técnicas de SEO, uma coisa sempre foi e sempre será importante para a efetividade dos blogs: a qualidade e a relevância do conteúdo produzido. Portanto, de pouco vale o uso de palavras-chaves de maneira excessiva, de compra de AdSense e da criação de vários conteúdos que tenham as mesmas palavras-chave, a menos que você seja capaz de atrair a atenção do leitor, respondendo as suas dúvidas e mantendo ele entretido com o conteúdo é que você conseguirá fazer das técnicas de SEO um produto que realmente dará destaque para o conteúdo que você pretende destacar. Portanto, não importa o número de posts e a complexidade da estratégia que você utilizou, sem relevância e conteúdo de qualidade, dificilmente você conseguirá se manter no topo. Aqui também pode ser reforçada a ideia de que o blog deve ser interessante e prender o leitor por um bom tempo, pois é essa duração que aumenta o ranking do site.
Mas vale a pena lembrar que as informações que estamos compartilhando aqui agora não têm de forma alguma o objetivo de desestimular o uso do SEO através da criação de conteúdo para blogs. Essa sempre foi uma ferramenta efetiva e interessante para quem pretende ganhar visualização e destaque nos resultados do Google e dos outros buscadores, além disso, criando conteúdo em blogs, é muito mais fácil você criar links internos para outras páginas, o que acaba gerando conteúdo ainda mais interessante e que leva o seu cliente a novos níveis de interação.