Quando a internet era algo novo para os consumidores, todos adoravam os e-mails. Uma das melhores partes do dia para os usuários era verificar se existia uma nova mensagem em sua caixa de entrada. Mas depois de alguns anos de correntes, spams, golpes de pirâmides ou mensagens contendo vírus, como é que as pessoas se sentem sobre os e-mails nos dias de hoje? Ainda é uma tática interessante para os pequenos empresários e comerciantes investirem nela? A resposta simples é sim. Sendo uma das técnicas de marketing mais eficientes, o e-mail marketing precisa apenas de alguns direcionamentos para surtir excelentes resultados. E esses direcionamentos nós te contaremos no post de hoje. Acompanhe!
O e-mail é uma maneira fácil de alcançar clientes usuários de telefonia móvel
Atualmente, a maioria dos usuários acessam seus e-mails de forma imediata através dos seus smartphones. A Forrester Research, instituto americano de pesquisas, divulgou um estudo que constatou que 42% das mensagens de correio eletrônico dos varejistas foram abertas pelos consumidores em seus smartphones, enquanto apenas 17% foram abertas em desktops. Isso significa que quase três em cada cinco e-mails marketing funcionam como mensagens de dispositivos móveis, da mesma forma que os SMS ou qualquer outro aplicativo de mensagens instantâneas, e consequentemente se tornam de fácil acesso, dispondo de conteúdos com muito mais informações.
É uma maneira eficaz de manter os clientes informados
Saiba que muitos clientes e potenciais compradores buscam informações a respeito de lançamentos e ofertas, da mesma forma que desejam se manter atualizados sobre oportunidades de comprar seus produtos preferidos com descontos, assim como saber o que existe de novo no mercado em determinada marca. E uma ótima forma de se comunicar, satisfazendo essa grande demanda, é através do uso do e-mail marketing, no qual podem ser acrescentados vídeos e imagens, capazes de enriquecer ainda mais o seu conteúdo.
Cupons de desconto
Muitas lojas físicas e de e-commerce oferecem a oportunidade de que seus clientes obtenham descontos nas compras através de cupons retirados em diversos meios de publicidade. Mas saiba que no contexto atual, a maior parte desses cupons em circulação é impressa pelos consumidores através dos e-mails marketing. E para tal, o campo de “assunto” deve ser cuidadosamente criado de forma a chamar a atenção do usuário para que o e-mail marketing seja aberto e o potencial comprador devidamente convidado a interagir com a sua marca.
Fácil de personalizar e de integrar a outras estratégias de marketing
Usar e-mail marketing, além de proporcionar ao cliente a possibilidade de obter informações valiosas sobre promoções e descontos, pode ser útil para levar ao cliente mensagens exclusivas, como felicitações em datas especiais ou conteúdos relevantes de forma a oferecer soluções a eles e criar uma imagem de autoridade para a sua marca, por exemplo. E o melhor é que para todas essas finalidades, o responsável pela criação pode customizar as mensagens através de personalizações no campo “assunto”, inserção de vídeos, imagens, links para páginas de ofertas e outras várias formas de agradar ao usuário e elevar a relevância de sua marca.
Usar e-mail marketing é uma alternativa barata de interação
Dentre as melhores razões para usar e-mail marketing, destacam-se a facilidade, a economia e seu baixo custo. O e-mail marketing permite que os proprietários de negócios possam alcançar um grande número de consumidores a um valor ínfimo, tornando-o uma estratégia que passa a atender as marcas de forma muito mais atraente, com um retorno em investimento muito maior do que as antigas práticas, como anúncios em rádios, revistas, outdoors, TV e etc.
Viu como você pode tornar o seu e-mail marketing um forte meio para atrair, informar e cuidar de seus clientes? Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe seu comentário e participe da conversa. E para acrescentar ainda mais sobre tudo o que você aprendeu sobre email marketing, descubra quais cuidados você deve ter ao usá-lo!