Saber fazer uma campanha de e-mail marketing que realmente funcione e obter o sucesso esperado nunca foi tão importante como agora, quando a maioria das pessoas faz uso diário desse meio de comunicação.
No entanto, algumas empresas ainda têm dificuldades em planejar campanhas de e-mail bem-sucedidas e acabam cometendo erros que podem ser fatais para o crescimento do seu negócio.
O objetivo deste post é ajudá-lo a promover campanhas de e-mail marketing personalizadas e que ajudem a sua empresa a obter o sucesso esperado. Acompanhe!
1. Peça permissão para enviar e-mails
Enquanto uma boa campanha de e-mail marketing pode ajudar sua empresa, o envio de e-mails não autorizados pode gerar o efeito contrário. Nada pior para o cliente do que abrir sua caixa de entrada e encontrar milhares de e-mails com anúncios ou assuntos que pouco lhe interessam.
Tente fazer uma analogia da caixa de entrada do seu e-mail com sua própria casa. Você gostaria de chegar em casa e encontrá-la cheia de visitantes desconhecidos? É assim que as pessoas se sentem ao abrir seu e-mail e vê-lo invadido por mensagens de empresas a quem não forneceram seus dados.
Por isso, é sempre bom lembrar que, antes de definir qualquer estratégia de e-mail marketing, certifique-se que o cliente autoriza o envio de e-mails. Conseguir essa permissão não é tão difícil assim. Apresente em seu site pop-ups para cadastro, assinatura de newsletter ou ofereça brindes, e-books e conteúdos interessantes em troca de informações.
Lembre-se, invadir o e-mail de alguém pode ser considerado crime de spam, pelo qual uma empresa pode ser penalizada.
2. Construa listas de e-mails segmentadas
Construir uma lista de e-mails segmentada realmente pode ser trabalhoso, porém, não há como cortar caminho e pegar a trilha mais curta, como a compra de listas prontas.
As listas prontas não oferecem dados confiáveis e, em sua maioria, são adquiridas sem a permissão do cliente. Comprar listas de e-mail marketing é o pior investimento que uma empresa pode fazer. Além do desperdício de dinheiro, a prática pode acabar ferindo sua reputação no mercado.
Em vez disso, invista na segmentação. Consiga e-mails de forma autorizada e separe listas de acordo com o interesse manifestado pelo cliente em seu site. Investigue as páginas visitadas ou o conteúdo acessado ou baixado e identifique o que ele buscou em seu site.
3. Envie conteúdo relevante
Após construir uma lista de e-mails segmentada, prepare-se para elaborar o conteúdo que vai enviar para seu cliente, de acordo com seu interesse.
Você já deve começar o e-mail com um título atraente, que instigue a curiosidade do leitor. Muitos e-mails são descartados antes mesmo de serem abertos, simplesmente porque o título não foi atrativo. Portanto, dedique-se à elaboração de um bom título, que seja interessante e faça jus ao conteúdo.
Por isso, é importante conhecer bem seu público e ter realizado uma boa segmentação de listas a partir dos interesses de cada grupo. Dessa forma, fica mais fácil personalizar suas campanhas de e-mail marketing e enviar o conteúdo certo para as pessoas certas. Já pensou enviar anúncios de biquínis para pessoas que moram no Polo Norte? Pode parecer um exemplo exagerado, mas é assim que muitas pessoas se sentem ao receber determinados e-mails: nada a ver com seu perfil.
4. Utilize ferramentas de disparos adequadas
Há muitos softwares disponíveis no mercado que fazem, de forma automatizada, os disparos dos e-mails. Essas ferramentas permitem agendar os disparos nos momentos mais propícios, de acordo com o perfil dos seus clientes, e obter relatórios de resultados da campanha, calculando abertura dos e-mails e outros dados.
Existe uma grande variedade de softwares de disparo, gratuitos e pagos. Analise as possibilidades de sua empresa e verifique qual das opções trará melhor retorno de acordo com suas necessidades.
O envio de e-mails em massa através de um único local (IP, servidor, rede) sem ferramentas e configurações apropriadas, pode levar a empresa a ter seu domínio incluído em listas negras (blacklists), o que normalmente gera transtornos para ser regularizado.
5. Realize testes A/B
Realizar testes A/B é uma estratégia importante para verificar a performance de sua campanha de e-mail marketing. O teste consiste no envio de dois tipos diferentes de e-mails a um mesmo público, a fim de avaliar qual teve maior índice de abertura. Esses testes preliminares permitirão verificar qual estratégia apresenta maiores índices de aceitação pelo seu público-alvo, orientando o resto de sua campanha.
O teste também será importante para verificar os dias e horários que seus e-mails têm maior aceitação, além de indicar os índices das taxas de conversões e permitir mensurar os resultados de forma mais precisa.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para que você possa construir uma campanha de e-mail marketing que traga resultados significativos para seu negócio.
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