Uma das grandes dúvidas dos empresários e diretores de Marketing é bater o martelo sobre quanto definir no orçamento para campanha de AdWords.
Como não há um mínimo — e nem um máximo — para investir em anúncios nesse programa, a maioria dos profissionais responsáveis por tomar decisões nas empresas fica confusa nessa hora. Afinal, o valor escolhido é o suficiente ou é melhor colocar mais dinheiro?
Não existe uma resposta simples para essa pergunta. O orçamento da empresa X pode não ser o suficiente (ou até ser demais!) para a empresa Y. O ideal é saber quais as suas necessidades e como usar os links patrocinados para saciá-las.
Por isso, vamos conferir, no artigo de hoje, como descobrir qual o orçamento ideal para a sua campanha. Continue lendo para saber mais!
1. Qual o objetivo principal da sua campanha de AdWords?
Antes mesmo de definir qual a porcentagem do orçamento de marketing da empresa a ser destinado ao AdWords, é preciso determinar qual o objetivo principal da campanha que será feita.
Existem basicamente três diferentes tipos de ganhos com uma campanha no AdWords:
- notoriedade;
- cliques;
- aquisições.
O investimento da sua campanha pode ser planejado antecipadamente, já que o Google entrega uma previsão de custo para cada um desses objetivos. Por exemplo:
- se sua empresa busca ser mais reconhecida, o melhor é investir em CPM (Custo por Mil Impressões), que será cobrado a cada mil exibições do anúncio;
- caso o objetivo seja ganhar cliques para um site, o ideal é ficar de olho no CPC (Custo por Clique);
- se a campanha quiser alavancar os downloads de um aplicativo ou a compra de algo no site, a métrica mais importante é o CPA (Custo por Aquisição).
Com essas informações na mão, fica mais fácil fazer uma previsão de orçamento. Se sua empresa quiser ser vista por 500 mil pessoas e o CPM da campanha é de R$ 10, então seu custo provavelmente será de R$ 5.000.
A lógica se aplica para as outras métricas também.
2. Quais as características da sua campanha de AdWords?
Além do objetivo final da campanha, as características dela também são elementos que alteram seu valor. Mais precisamente: sua campanha exigir um ROI positivo imediatamente ou se ela permite algum tempo para testes?
Se a situação atual da empresa exigir um retorno imediato, então o melhor é investir um valor menor, para garantir que — mesmo no pior cenário possível — a perda não será drástica.
Já se o orçamento total permite espaços para testes, então a empresa pode realizar alguns experimentos iniciais investindo pouco dinheiro, para poder analisar o que funciona e o que não funciona para o seu público, antes de aumentar a verba posteriormente.
Por fim, vale lembrar que não existe um valor alto demais para investir no AdWords. Muitas empresas investem centenas de milhares de reais por mês no programa, porque sabem que o retorno compensa.
Se o seu ROI for alto, não faz muito sentido deixar de investir mais, já que o retorno de uma campanha bem estruturada é garantido e aumenta o seu faturamento.
3. Como definir o orçamento ideal para cada campanha?
Como vimos, o orçamento para a sua campanha no Google AdWords vai depender do que a sua empresa quer e pode fazer.
Existem, claro, algumas linhas-guia para você se orientar nesse processo durante o planejamento. Vamos revisá-las agora:
- defina o seu objetivo e escolha a métrica ideal para ele;
- multiplique a previsão de custo da métrica pelo total que você deseja atingir;
- se puder, faça testes para entender o que funciona melhor com o seu público;
- se estiver com um ROI alto, aumente o orçamento para maximizar seus lucros.
Com esse conhecimento, você consegue definir o orçamento para campanha de AdWords na sua empresa. Para continuar aprendendo como o Marketing Digital pode ajudar seu negócio a crescer, siga a gente nas redes sociais: estamos com você no Facebook, Twitter, no Google + e no LinkedIn. Receba nossos artigos e dicas!
(Imagens: divulgação)