O conceito de automação de marketing parte do princípio de trabalhar toda a sua comunicação de forma automática e integrada. Com um processo desse tipo, é possível otimizar desde o planejamento, até a análise dos dados e execução das estratégias. Através das ferramentas de automação você conseguirá fazer com que suas campanhas sejam mais efetivas e pontuais, atingindo quem realmente vai interessar para a sua empresa. Acompanhe aqui mais sobre essa prática e o que ela pode trazer de benefícios à sua empresa.
Integração
Com a tecnologia de suporte embarcada na automação de marketing, você será capaz de integrar todos os processos importantes no seu ciclo de vendas, da geração e nutrição de leads, às estratégias de fidelização no pós-venda. Com processos integrados e automáticos, é possível combinar estratégias a partir das análises dos resultados gerados. Um grande benefício de automatizar seus processos é conseguir realizar testes para verificar qual funciona melhor com cada tipo de público que você deseja atingir em determinadas plataformas.
Execuções mais efetivas
Em um processo automatizado, é possível programar e executar cada campanha coletando, automaticamente, o comportamento de cada usuário atingido. Com isso, as estratégias ficam muito mais gerenciáveis, efetivas e assertivas. Quando sua estratégia é automatizada, é muito mais fácil colher os dados de cada relatório gerado. É possível estabelecer métricas específicas e direcionadas, de forma que você consiga comparar e avaliar efetivamente seu investimento e seu retorno.
Variedade de aplicações
Como dissemos, você pode automatizar o processo de marketing na sua empresa desde o planejamento. Com o uso dessa tecnologia, as campanhas de e-mail marketing poderão ficar bem mais assertivas na conversão de cliques, o time de vendas terá mais subsídio através dos dados segmentados de cada lead, seu setor financeiro terá maior conhecimento dos resultados dos investimentos, o setor de marketing terá mais base de informação inteligente para trabalhar. Além disso, outras funcionalidades incluem a possibilidade de integração entre seu CRM and Web Analytics, por exemplo.
Aumento de venda
Acredito que este seja um grande objetivo, se não o maior, de qualquer empresa. Um processo automatizado será um importante aliado para o sucesso desse objetivo. Isso porque será mais fácil conhecer em qual ciclo do funil de vendas o cliente está, e assim definir a melhor estratégia para conquistar esse cliente. Com a automação, é possível se relacionar com seu público com menos esforço e mais efetividade.
Comportamento dos usuários
Nutrir os leads é fundamental para uma melhor conversão. Através das análises de dados relacionadas ao comportamento do usuário, é possível deixar que estratégias mais assertivas sejam empregadas, levando esta pessoa para um estágio mais interessante no processo de vendas. Também será possível melhorar a sua visibilidade e aumentar o tíquete médio das compras.
Segmentação
Este é um ótimo benefício para quem está desenvolvendo um processo automatizado. A possibilidade de trabalhar com públicos mais específicos, segmentados, direcionados, vai ajudar na eficiência do seu processo final. Na prática, o que você vai ganhar é um melhor relacionamento com seus clientes, agregando valor à sua marca, produto e serviços oferecidos, além disso, com processos mais eficazes, seus custos tendem a cair. Resultado da eficiência operacional que você vai conquistar.
Para trabalhar com automação de marketing é preciso investimento e consciência de toda a equipe. É preciso entender todo o processo envolvido desde a captação do lead até a sua conversão, de forma personalizada. Sua empresa está preparada para otimizar seus processos e garantir maiores resultados? Pretende adotar essa prática agora que conhece melhor seus benefícios? Então escreva e conte para nós através dos comentários! Venha participar dessa conversa.