O marketing tem uma parcela considerável de termos usados no cotidiano de agências, que podem parecer ser de outro mundo para quem está fora desse meio. Entre eles, podemos citar leads, brainstorming, CRM, KPI, keyword, entre outros, que estão ganhando cada dia mais fama.
Por muitos fatores, em especialmente pelo marketing digital, o faturamento de e-commerces B2B cresceu 62% no último ano, o que está fazendo gestores procurarem mais informação sobre a área e seu funcionamento, termos e muito mais.
A geração de leads é o foco das atenções, já que converter clientes em potencial que tiveram algum contato com o seu negócio, seja pelo site, rede social ou qualquer outro meio, é essencial para obter resultados.
Como converter uma empresa que não conhece exatamente meu trabalho? É justamente sobre isso que falaremos neste post. Continue a leitura e confira.
Qual a importância da geração de leads?
A geração de leads é muito importante tanto para nutrir o funil de vendas, como tornar todo o processo comercial sustentável e escalável.
Criar conexões com clientes potenciais é interessante para sustentar ações e impactá-los e, em um futuro próximo, fechar a venda propriamente dita.
Ter uma lista de contatos é a base para o marketing digital, mas não se apresse.
Comprar listas de e-mails está longe de ser saudável, além de ser ilegal por causa da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já que não são leads qualificados e a maioria deles nem sequer conhece sua empresa e muito menos suas soluções, serviços ou qualquer outro fator a oferecer.
Como gerar leads?
Agora que você já compreendeu a importância dessa prática, saiba como efetivamente gerar os seus leads:
Materiais ricos
Ofereça materiais ricos. Eles são conteúdos educativos que podem ser disponibilizados de forma estratégica no site ou no blog.
O e-book é um grande exemplo disso: caracteriza-se por ser um livro digital com um tema relacionado à empresa, que é disponibilizado para a pessoa após o preenchimento de um formulário, que possui poucos campos, geralmente para nome e e-mail.
Com a oferta de conteúdos de qualidade, além de educar o público, você conseguirá captar os contatos dessas pessoas.
Descontos ou promoções
Por meio de landing pages, você pode oferecer descontos ou promoções!
Também chamadas de páginas de conversão, são websites criados para durarem determinado intervalo de tempo no ar justamente para oferecer produtos e descontos para campanhas específicas.
Possuem conteúdo atrativo e CTAs que chamam a atenção.
Com elas, você pode disponibilizar algumas vantagens para as pessoas após o preenchimento de um pequeno formulário, igual ao que citamos anteriormente: com e-mail, nome e outros campos relevantes.
Além de estar oferecendo um benefício para esse cliente em potencial, você saberá que ele está interessado nos seus produtos.
Orçamentos ou demonstrações
Ter uma página de orçamento em seu site é um ótimo método para gerar leads.
Inclusive, é um tipo de conversão direta, já que a pessoa procurou diretamente esse caminho para poder se informar sobre seus preços!
Nessa página de orçamentos, tenha um formulário de contato com a quantidade de campos que desejar, mas não exagere: lembre que em poucos segundos esse lead pode se desinteressar.
Newsletter
Newsletter se caracteriza por ser uma assinatura gratuita de e-mails com informações sobre conteúdos publicados e outras notícias referentes à empresa e ao mercado.
Com isso, além de manter contato com a pessoa, ficando na memória dela, poderá captar o e-mail desse cliente em potencial para, posteriormente, mandar outros conteúdos, promoções e felicitações em datas sazonais e feriados.
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(Imagens: divulgação)