O mundo está inserido na internet, são bilhões de pessoas que diariamente contam com os serviços da rede mundial para trabalharem, realizarem pesquisas e efetuarem compras.
No Brasil, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2016 mais de 116 milhões de brasileiros possuíam acesso à internet.
Isto significa que mais da metade da população do Brasil, acessa a internet por algum motivo, e, sem dúvida alguma, as pesquisas de produtos e serviços são grandes alvos de buscas.
Diante de números tão expressivos, não é possível deixar de lado o marketing digital e buscar oportunidades e vendas dentro deste público que busca pela informação.
Estratégias digitais já não são mais tendência, são realidades dentro de todo o contexto nacional.
Se você se interessou pelo assunto, não deixe de ler nosso post completo e entender como aumentar as vendas da sua empresa com o marketing digital.
O marketing tradicional e o marketing digital
Quando se ouve a palavra marketing, muitas pessoas a associam imediatamente à propaganda e a publicidade.
Mas, o marketing se divide no online e no offline.
O marketing offline, muitas vezes chamado de marketing tradicional, geralmente, não possui interatividade. Bons exemplos são encontrados no outdoor, publicidades em jornais, revistas, televisão, rádio, etc.
Já o marketing digital é online, que significa que é apresentado ao público de uma forma mais dinâmica, por campanhas em redes sociais, mídias pagas, e também a partir dos temas que a persona pesquisa na internet.
Ou seja: o marketing digital é direcionado a características e gostos das pessoas que pretende-se atingir, o que é chamado no mundo do marketing digital de persona.
As possibilidades do marketing digital mudaram completamente a forma de apresentação das empresas junto ao público desejado e a revolução digital, nesse contexto, é uma realidade.
Como captar clientes utilizando o marketing digital
O marketing digital é baseado em conceitos e estratégias que visam chamar a atenção das pessoas que têm interesse por determinados produtos ou serviços e obter dados e formas de contato com elas.
A partir da oferta de mais informações a respeito do assunto de interesse, ou de algum material relevante como uma planilha, ebook ou ferramenta, e obtendo em troca o nome, endereço de e-mail da pessoa interessada e alguns dados importantes para qualificá-la, esta passa a ser considerada um “lead”.
A partir de então, deve-se nutri-lo com materiais relevantes através de e-mails, ofertas em display, mídia paga, enfim, as possibilidades são enormes, assim, espera-se que o lead avance na jornada de compra e se torne um comprador.
Para isso, é muito importante oferecer conteúdos adequados de acordo com o funil de vendas e as suas três etapas:
Topo de Funil
Os conteúdos de topo de funil precisam ser oferecidos nas etapas de Aprendizado e Descoberta e, em alguns momentos, de Reconhecimento do Problema, ou seja, na primeira fase na captura dos leads.
Nesta fase as pessoas estão buscando informações sobre algum desejo ou um problema, e uma grande maioria ainda não sabe de fato no que precisa, mas está interessado em resolver alguma situação.
Como estas pessoas navegam por dezenas de site, é importante que a sua empresa tenha um site com qualidade e atraente, com conteúdo e material relevante que o faça analisar cada detalhe.
Nesta etapa, após atrair e incentivar os visitantes do seu site a conhecer maiores detalhes a respeito dos assuntos pertinentes ao produto ou serviço que a sua empresa oferece, deve-se oferecer algum material rico para obter os dados do visitante.
Uma estratégia é oferecer o envio de newsletter semanal, ou ainda ofertar um e-book, que nada mais é que um livro com detalhes daquilo que o possível cliente tem interesse em conhecer.
Lembre-se que esse material deve ser inicial e não deve promover a sua empresa de forma direta.
Meio de funil
A partir do momento em que você já sabe quem é a pessoa que está acessando suas informações, o trabalho de marketing fica ainda mais decisivo.
É importante, a partir deste momento, passar mais informações a respeito dos interesses do visitante, através de conteúdos que o façam reconhecer sua empresa como uma autoridade no assunto e uma possível solução para o seu problema.
Ou seja, o lead precisa confiar nas informações e sentir-se confortável em receber conteúdos de quem ele considera um “expert”.
Neste momento, você deve oferecer conteúdos de meio de funil, onde não se fala ainda dos produtos de forma totalmente direta, fala-se dos conceitos e apresentam-se ideias e oportunidades, fazendo com que o lead reconheça a qualidade do seu conteúdo e tenha interesse e admiração pela sua empresa.
Você pode, por exemplo, fazer uma lista de possíveis soluções para um problema e o seu produto ou serviço ser uma delas, mas nunca deve falar em um conteúdo exclusivamente do que você vende.
Fundo de funil
Entramos na última fase do funil de conteúdo, é agora que deve-se apresentar os produtos, os serviços e as vantagens em adquiri-los.
As possibilidades de sucesso são enormes, se o trabalho foi bem realizado desde o topo do funil.
Se o lead ficou satisfeito com as informações que recebeu e conseguiu eliminar suas dúvidas, é muito provável que ele vá para o fechamento do negócio.
O lead está pronto para se tornar cliente, e agora o trabalho é com a equipe de vendas, que deverá ajudá-lo a realizar a compra, esclarecendo detalhes e fechando o negócio.
Pode-se apostar em e-mails com detalhes de produtos e serviços, cases de sucesso, área de clientes no seu site, etc.
Estratégias de marketing digital
Para se alcançar os resultados esperados, todos os canais de distribuição de conteúdos precisam estar alinhados e aqui entram:
Criação de conteúdo e materiais ricos
Todo mundo gosta de ser ajudado, de ter as informações de maneira correta e sem complicações para sanar dúvidas.
A forma para atrair possíveis compradores é exatamente através da ajuda.
Ou seja, o visitante do seu site buscou sua página, pois, imagina que encontrará por lá respostas que resolvam alguma dúvida, ou por alguma curiosidade.
Se ele encontrar estas respostas, sua empresa passa a fazer parte dos seus favoritos, e ele estará muitas vezes no seu site em busca de mais informações.
Daí a importância de conteúdo com artigos bem escritos e relevantes, que tenham uma estratégia alinhada com o funil de vendas.
Técnicas de SEO
Você certamente já percebeu que quando faz uma pesquisa num sistema de busca, como o Google, por exemplo, milhares de páginas são apresentadas.
Normalmente o usuário pesquisa apenas na primeira página e vai para outra tentativa modificando a descrição da busca.
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são aquelas que ajudarão a deixar o seu site, seu blog, enfim, seus artigos em um melhor posicionamento no sistema de busca.
Existem técnicas que promovem esta situação e é necessário um estudo aprofundado e um acompanhamento, pois, as regras mudam ocasionalmente.
Além disso, a definição das principais palavras-chave para o seu negócio é uma etapa crucial para o sucesso.
Redes Sociais
Basta olhar para os lados e percebemos a imensa maioria das pessoas acessando e trocando informações.
São as redes sociais que mudaram completamente a forma de convivência do ser humano, hoje elas são uma realidade e fazem parte do cotidiano de milhões de usuários.
Por isso, é extremamente importante estar presente e contribuir com essas mídias postando informações legais, inteligentes e, de preferência, no seu nicho de mercado.
Newsletter
O envio de newsletter para aqueles que se cadastraram ou deixaram seu e-mail para receber novidades também é um excelente canal de distribuição e comunicação.
A newsletter é uma pequena publicação que pode ser semanal, quinzenal e até mesmo mensal que tem por objetivo trazer algum assunto interessante, com conteúdo que possa ajudar o assinante.
É uma demonstração de atenção, é gratuita e faz sua empresa ser lembrada, gerando pesquisas, cotações e vendas.
Sabemos que são muitas informações e esforço para ingressar no mundo do marketing digital.
Mas, gostaríamos de lembrar que não estamos falando de uma pequena oportunidade em algum lugar do Brasil e sim em um mercado que já ultrapassou os 50% da população brasileira e que continua crescendo exponencialmente.
Não dá para ficar de fora do marketing digital, ele é fundamental para o crescimento do seu negócio, pois, a concorrência está por aí e atenta aos movimentos.
Se você busca maiores detalhes a respeito do marketing digital e deseja aumentar suas vendas, consulte a Web Bizz, empresa focada em soluções digitais inteligentes e de resultado.
(Imagens: divulgação)