Divulgar sua empresa na internet é um importante passo para que você atinja o seu público alvo e ganhe mais visibilidade. Atualmente, existem diversas formas de melhorar sua performance online e garantir um maior retorno do investimento em cada estratégia de marketing. Neste artigo listamos as principais ferramentas para que você consiga destacar seu negócio no ambiente online. Quer saber quais são e aumentar o alcance de seu produto na internet? Então confira o que preparamos pra você!
Investindo em buscadores
Estar no topo da lista nos buscadores de pesquisa quando alguém digita palavras relacionadas ao seu negócio é uma ótima estratégia para divulgar sua empresa na internet. Para conseguir este destaque, existem duas formas: uma, através de SEO (técnicas que melhorarão seus resultados nos buscadores gratuitamente), e outra com os links patrocinados, onde você paga para que seu anúncio apareça logo na primeira página de busca e em sites relacionados.
Google AdWords
Os anúncios pagos do Google, maior buscador da atualidade, funcionam de duas maneiras: A primeira, através de posicionamento das buscas via palavras-chave definidas anteriormente, e a segunda, através da sua rede de display. Você pode fazer o investimento no sistema de pagamento por clique, o que te dará um controle bastante interessante dos seus gastos. O Adwords proporciona uma boa base de dados para que você consiga avaliar como está sua campanha, número de cliques, o que conduz o leitor ao seu site, taxa de desistência, entre outras informações que te auxiliarão a otimizar suas campanhas. Com esta ferramenta você melhora muito a visibilidade da sua marca de uma forma mais genérica, atingindo grande número de pessoas.
Redes Sociais
Atualmente, estar e se manter presente nas redes sociais é tão importante quanto um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Além das estratégias de marketing de conteúdo e relacionamento, que são importantes para que sua empresa ganhe status e referência com seu público alvo, investir em links patrocinados irá acelerar seu processo de conversão de vendas.
Facebook Ads
A principal rede social em número de usuários no Brasil possui uma ferramenta similar ao Adwords do Google, porém trabalha seus anúncios de forma mais segmentada. Aqui, também é possível fazer um plano de pagamento por clique ou um valor fechado. O seu anúncio pode conter textos e fotos e irá aparecer para as pessoas que curtem a sua página ou que tenham interesses pré-definidos por você. Uma ótima forma de divulgar sua empresa para seu público alvo.
Remarketing ou Retargeting
Com o Remarketing (ou Retargeting), você terá mais chances de resgatar as pessoas que quase finalizaram seu processo de compra ou cadastro e pararam por algum motivo. Além de usar esta ferramenta de resgate, é preciso entender o porquê desse cliente não ter chegado ao final do processo. Para esta ferramenta funcionar adequadamente é fundamental responder a tal questionamento.
E-mail Marketing
Divulgar a empresa através dos e-mails marketing é uma das formas mais antigas de publicidade online. Importante aqui é não confundir newsletter com spam! Sua lista de recebimento precisa ser segmentada e ter acesso a conteúdos interessantes e não só venda exclusiva de produtos e serviços. Disparadores de e-mails são importantes para te auxiliar no envio para listas maiores.
Comparadores de Preços
Através dos comparadores de preços sua empresa estará nos mecanismos de busca específica de produtos e serviços quase que exclusivamente baseada nos preços divulgados. Esses sites costumam cobrar por clique e é preciso estar atento à sua margem de lucro.
Sites de Compras Coletivas
Através dos sites de compra coletiva você conseguirá dar uma boa visibilidade para sua empresa ou algum produto e serviço específicos que você queira divulgar. Vale ressaltar que os clientes desses sites poderão ser fidelizados se receberem o mesmo atendimento que os outros recebem. O pensamento aqui é mais a longo prazo do que um retorno imediato.
Programa de Afiliados
Com esta estratégia você monta parcerias com formadores de opinião e pessoas reconhecidas na internet que divulgarão seus produtos e serviços em suas redes sociais, sites e blogs. O pagamento é feito em cima de um percentual sobre as vendas geradas com a divulgação.
Como sua empresa se comporta na hora de investir em publicidade online? Já faz algum aporte neste sentido? Conte para a gente através dos comentários como você tem trabalhado para otimizar sua marca, produtos e serviços na internet.