Que o real time marketing já é sucesso em negócios Business to Consumer (B2C) já não é novidade, concorda? Mas e quando essa estratégia é aplicada no B2B? Você já pensou nessa possibilidade?
O marketing em tempo real traz como vantagem ações contextualizadas pelo momento em que o consumidor está pronto para interagir com elas. O acontecimento de grandes eventos, como a Copa do Mundo, pode ser usado nesse sentido e trazer bons resultados para as empresas.
Se quer entender melhor como aplicar o real time marketing em seu negócio B2B, continue a leitura e aprenda com as informações a seguir.
Identificar quem são os tomadores de decisão
Você já deve saber por experiência própria que em um empreendimento entre negócios, como é o caso do B2B, as tomadas de decisão podem ser mais lentas e criteriosas.
A impulsividade dos consumidores comuns não costuma se aplicar nesse ramo, sendo importante que você consiga chegar até aquela pessoa que realmente determina as compras da empresa para a qual você quer vender.
Utilizando do marketing em tempo real, você pode potencializar essa ação fazendo uma oferta contextualizada com o momento, podendo, inclusive, tornar a tomada de decisão mais rápida. Pense nisso!
Usar as redes sociais adequadas
Se o Facebook e o Twitter costumam funcionar muito bem para negócios B2C, nem sempre o mesmo valerá quando estamos falando no modelo B2B. Redes sociais, como o LinkedIn, que tem um propósito estritamente profissional, podem gerar resultados muito mais significativos no contato entre empresas.
Além disso, os planos especiais existentes nessa rede e que oferecem vantagens exclusivas a quem investe nesses formatos, podem alavancar os meios de chegar até o cliente ideal e fazer uma oferta mais eficiente.
Não basta agir na hora certa por meio do real time marketing, mas, também, no melhor lugar para isso. Avalie bem aonde desenvolverá suas ações.
Pensar na jornada do consumidor
Se a alma do marketing em tempo real é justamente atuar no momento propício para “fisgar” o consumidor, então é imprescindível que você considere em que ponto da jornada de compra ele está.
Alguns pontos que podem ajudá-lo a ter clareza nisso são:
- o comprador já conhece o seu produto?
- se ainda não conhece, qual seria a melhor maneira de se apresentar?
- caso conheça, veja se já não tem demonstrado interesse ao se engajar com sua empresa em algum momento prévio;
- se já é um cliente, de que forma você pode dialogar com ele de uma forma mais direta, a fim de incentivá-lo a comprar novamente?
Respondendo a questões como essas, será possível enxergar uma maneira mais eficaz de abordar o consumidor e colher os melhores frutos possibilitados pelas estratégias de real time marketing.
Entender que o marketing precisa ser mais reativo
Vivemos em tempos de mudanças aceleradas e o mundo digital tem predominado em meio às várias transformações que sentimos em nosso ritmo de vida. Por isso, quando dissemos que o comércio B2B tem tomadas de decisão mais lentas e criteriosas, não queremos sugerir que você deve se acomodar e passar a vender de forma cada vez mais demorada.
Na verdade, é justamente o contrário: seu marketing precisa se tornar mais reativo, a fim de se adaptar ao mercado contemporâneo, e o marketing em tempo real pode a resposta certa para isso.
Ao longo do post demos várias dicas e informações importantes sobre como se beneficiar dessa forma de abordagem ao cliente, reveja os pontos e se beneficie de tudo o que foi dito.
Se gostou de saber se é possível fazer real time marketing para empresas B2B, mas ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário. Será um prazer esclarecer quaisquer pontos que deseja entender melhor.
(Imagens: divulgação)