Os pequenos negócios são responsáveis por 27% do PIB brasileiro e movimentam mais de R$ 600 bilhões por ano no país, segundo o Sebrae. O mercado é certamente promissor, cheio de oportunidades, mas também muito competitivo e composto por consumidores cada vez mais exigentes e pouco sensíveis à publicidade tradicional. Por isso, investir em Inbound Marketing para PMEs é uma decisão estratégica que colabora com o sucesso da empresa.
Reunimos aqui os pontos mais importantes sobre Inbound Marketing para que você possa trabalhar no seu plano agora mesmo!
Entenda o que é Inbound Marketing
O Inbound Marketing é também conhecido como Marketing de atração, pois sua principal premissa é atrair o público-alvo para os canais da empresa por meio de conteúdo de qualidade e posicionamento estratégico, sem utilizar uma comunicação invasiva e focada nas qualidades dos produtos e da marca.
Aliadas ao conteúdo consistente, frequente e em diversos formatos (texto, vídeo, fotos, infográficos, etc) gerado pela empresa, estão outras ferramentas de Marketing Digital que ajudam promover esses materiais e direcionar as pessoas certas para os canais da sua PME: as redes sociais, mecanismos de busca, remarketing, e-mails marketing.
Planeje a estratégia de atração dos clientes antes de entrar em ação
Para ter sucesso e bons resultados com as ações de Inbound Marketing, é essencial que sua empresa conheça o público que quer atingir, para que possa entregar a eles as informações que procuram na Internet e interagir com eles com assertividade.
Então, planeje os objetivos do conteúdo que será gerado, os canais mais adequados para se comunicar com as pessoas certas, a frequência das ações, os indicadores que devem ser monitorados e os resultados esperados.
O plano bem estruturado e documentado garantirá uma comunicação consistente e alinhada aos objetivos estratégicos do negócio.
Conheça as principais vantagens de fazer Inbound Marketing para PMEs
Você está pronto para colocar o plano de Inbound em prática e acompanhará o aumento da visibilidade de sua PME na web:
1. A empresa se torna uma referência para determinados assuntos
Empresas que compartilham conteúdo de qualidade sobre determinados assuntos se tornam fonte de consulta e referência para pessoas e outras empresas, criando assim uma relação de confiança que independe de interesse comercial.
Esse vínculo estabelecido entre a empresa e seu público-alvo terá papel fundamental em uma futura decisão de compra do consumidor.
2. Os clientes atuam como multiplicadores da marca
Se o material produzido pela empresa é de alta qualidade, e se está chegando ao conhecimento das pessoas que se interessam pelo assunto, então são grandes as chances de que essas pessoas não só consumam o conteúdo, como compartilhem com sua rede de contatos, curtam e façam comentários, ampliando assim o alcance da publicação.
Quando nosso interesse por determinado assunto é satisfeito por um canal na web, nós nos tornamos multiplicadores daquela marca, recomendando-a para todos aqueles que têm interesses semelhantes. Quanto maior o engajamento do público, maior o alcance do conteúdo.
3. Inbound Marketing associado à publicidade digital, mecanismos de busca, e-mail marketing
O conteúdo focado em atrair os consumidores será mais facilmente encontrado pelo público com a ajuda das redes sociais, por meio de posts e palavras-chave patrocinados e dos e-mails marketing.
Todas as ferramentas de Marketing Digital devem atuar juntas para fortalecer a presença da marca na web e direcionar o target para os canais da empresa, auxiliando-o com informação de qualidade e influenciando, assim, sua decisão de compra.
4. Os investimentos são mais baixos, se comparados com o Outbound Marketing
A publicidade tradicional pressupõe emitir mensagens que evidenciem as qualidades da empresa, direcionadas para um grande grupo de pessoas, impactando os potenciais consumidores, mas também quem não se interessa pelos produtos da empresa. Os preços são altos, há pouca ou nenhuma interação com o público e não é possível realizar uma segmentação assertiva.
Já na geração de conteúdo e na publicidade segmentada em redes sociais e mecanismos de busca, é possível realizar campanhas com baixo orçamento e alto retorno, impactando o público que está à procura das soluções dadas pelo seu negócio.
Para acompanhar as principais tendências e boas práticas em Marketing Digital, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn!