Não faz muito tempo o sistema tradicional de vendas corporativa envolvia profissionais responsáveis em trazer negócios para as empresas.
O trabalho consistia no atendimento a clientes em campo, ou seja, por meio de visitas periódicas.
Muitas empresas ainda adotam este método, mas novos movimentos vêm ocorrendo e, gradativamente, o relacionamento entre clientes e fornecedores corporativos passam a ser realizados através de inside sales.
Vamos neste post apresentar este modelo que revoluciona toda a atividade comercial nas empresas. Continue lendo!
O que é Inside Sales?
O conceito de inside sales também é conhecido aqui no Brasil como vendas internas e é exatamente isso o que ele representa.
São estratégias e mecanismos comerciais utilizando ferramentas apropriadas como telefonemas, e-mails, blogs que possam alimentar os prospects e desenvolver a partir daí um processo de vendas sem a necessidade da visita e do contato pessoal.
A tecnologia atual permite o compartilhamento de informações em tempo real e o comportamento humano do século XXI exige dinamismo e praticidade nas operações.
As decisões, portanto, são baseadas na informação e quanto mais sua empresa estiver preparada para apresentar os produtos e soluções que oferta ao mercado, mais fácil fica a implantação do inside sales no seu negócio.
Para isso, é essencial ter materiais técnicos disponíveis eletronicamente, que apresentem vídeos e conteúdos relevantes e que possam auxiliar na compreensão e na tomada de decisão para o fechamento do negócio.
Vantagens do Inside Sales
Muitas pessoas ainda não acreditam na força da internet e das mudanças que ocorrem no cotidiano dos negócios, mas isso já não é mais tendência, é realidade.
Os números provam que o mundo se adapta numa velocidade impressionante aos novos tempos e que as mudanças não são mais projetadas para o futuro, estamos literalmente vivendo essa transformação.
Nesse contexto, o inside sales traz uma série de vantagens e destacamos algumas delas:
Ampliação das regiões atendidas
O inside sales pode ser realizado com qualquer empresa de qualquer local do mundo, desde que seu negócio esteja preparado para atender seu cliente.
Como os contatos serão feitos de forma remota é indiferente se o cliente está na sua cidade ou no extremo oposto do país.
Portanto, a ampliação das oportunidades são enormes, sem qualquer investimento que possa inviabilizar o negócio.
Assertividade nas vendas
As possibilidades de sucesso aumentam substancialmente, uma vez que não se perde tempo com clientes que não tenham interesse ou não tenham o perfil de consumidor da sua marca e trabalha-se com assertividade aqueles que possam vir a se tornarem compradores.
A qualificação do cliente é simplificada e a partir de uma metodologia de vendas inside sales, o sucesso é maior em função da agilidade e possibilidades de interação e esclarecimentos de dúvidas.
Alta produtividade
O atendimento tradicional de vendas corporativa normalmente é uma atividade que exige viagens, com altos custos e baixa produtividade, tendo uma limitação bem alta de visitas por dia.
O inside sales permite que muitos contatos com qualidade sejam realizados num único dia, por meio de uma equipe treinada e pronta para responder a altura as dúvidas e questionamentos.
Diminuição dos custos operacionais com vendas
Diminuição com despesas de viagens e estadias contribuem significativamente com a redução dos custos operacionais com vendas.
Se eventualmente existir a necessidade de uma visita, esta normalmente ocorre para os esclarecimentos finais e o fechamento do negócio.
Já no processo tradicional, um vendedor corporativo precisa realizar inúmeras idas ao cliente para atingir seus objetivos.
As ferramentas tecnológicas diminuem drasticamente o esforço na apresentação técnica e comercial, desde que o material seja claro e possibilite o entendimento por parte do cliente.
Com ferramentas gratuitas disponíveis na web, é possível agendar chamadas, compartilhar a sua tela para mostrar algum produto e até mesmo criar fluxos automáticos de disparo de e-mails, criando um fluxo de cadência inteligente e eficiente.
Mas, cuidado!
O inside sales é uma metodologia que deve ser implantada aos poucos e em paralelo com o sistema tradicional existente para vendas corporativas.
Uma vez que se faz necessário a preparação da equipe comercial, o desenvolvimento de boas ferramentas e materiais para apoio, bem como a validação da estratégia de vendas e períodos de contato.
Grandes corporações já atuam utilizando inside sales, onde diminuem-se os custos operacionais e consequentemente aumenta-se a lucratividade da operação.
Mas, são necessários cuidados para não cair em armadilhas que o mercado oferece. Um estudo aprimorado e um planejamento detalhado é fundamental para o sucesso na implantação do inside sales, assim como qualquer outra metodologia.
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(Imagens: divulgação)