Se você tem uma empresa, sabe o quão desafiante é passar uma boa imagem, ganhar confiança dos clientes e ainda ser uma referência na área de atuação. O marketing de conteúdo veio para ajudar a superar esse desafio.
A produção de conteúdo, como estratégia para negócios B2B, está cada vez mais sendo usada e atingindo resultados incríveis.
Uma pesquisa realizada pelo site Biznology, aponta que 55% dos compradores B2B afirmam que procuram conteúdo do produto e do fornecedor nas redes sociais.
Além disso, uma pesquisa feita pela B2B PR, aponta que 80% dos compradores preferem ler informações sobre uma empresa por artigos ao invés dos clássicos anúncios.
Por essas razões, o marketing de conteúdo já não é mais uma tendência e sim uma realidade.
O marketing de conteúdo para negócios B2B é o tema de post de hoje, continue lendo!
Marketing de conteúdo para B2B
Já falamos acima como o marketing de conteúdo apresenta resultados quando aplicados em negócios B2B.
Infelizmente, muitas empresas acabam esbarrando em situações que não sabem como lidar, dificultando seu trabalho.
Alguns dos principais desafios de empresas B2B a serem superados com o marketing de conteúdo são:
- Falta de qualificação e segmentação de leads,
- Alto custo de aquisição de clientes,
- Vendas complexas,
- Assertividade no conteúdo criado.
Falta de qualificação e segmentação de leads
O marketing B2B tem uma complexidade superior quando comparado com B2C, por isso, a falta de qualificação e segmentação de leads pode ser um grande problema.
Para evitar que isso aconteça, é importante que você entenda quem é o seu cliente ideal e como você pode atingi-lo.
Para fazer isso, você pode trabalhar com personas, que inclusive já foi tema de outro post.
Ao se trabalhar com personas, você conseguirá entender quais são os problemas e como seu produto ou serviço pode ser oferecido como solução.
Assim que isso for feito, a produção de conteúdo deve ser voltada para atingir as suas personas, e, por consequência, qualificar mais rapidamente e permitir uma segmentação adequada dos seus leads.
E é aí que entra a importância da assertividade no conteúdo criado.
Alto custo de aquisição de clientes
O custo de aquisição de clientes, também conhecido por CAC, é uma métrica muito utilizada dentro das empresas para calcular quanto foi gasto no processo de transformar um prospect em um cliente.
Esse indicador é basicamente quanto você gastou para ganhar cada cliente.
Essa métrica é muito importante para as empresas, só a partir dela pode-se saber se o investimento em marketing e em vendas está valendo a pena quando comparado aos ganhos.
Quando falamos sobre marketing de conteúdo, algumas medidas podem ser tomadas para diminuir o CAC.
Essas medidas estão diretamente ligadas a criar mais oportunidades para transformar um prospect em um cliente.
Existem muitas maneiras de fazer isso: criando mensagens personalizadas ou semi-personalizadas para os leads, ter uma grande presença nas mídias sociais, criar conteúdo relevante para o consumidor e, claro, automatizando processos.
Vendas complexas
A maior parte das vendas feitas em B2B são mais complexas em relação às B2C.
Isso acontece porque, normalmente, a jornada de compra é mais longa e a decisão pode passar por vários setores e responsáveis.
Mas, uma estratégia bem feita de marketing de conteúdo também pode ajudar nesse ponto.
A criação de conteúdo relevante para o cliente pode contribuir para que ele consiga passar por todos os passos da jornada de compra de forma mais rápida e muitas vezes de forma independente!
Você pode criar conteúdos com informações técnicas e de valor, buscando que ele se informe e entre em contato com a sua empresa já sabendo qual é o problema e como seu produto ou serviço pode ajudar.
Como você viu, o marketing de conteúdo oferece respostas para todos os desafios de um negócio B2B.
Não deixe de ler nosso post “Como gerar mais oportunidades de novos negócios em empresas B2B?” para mais dicas!
(Imagens: divulgação)
Publicado em: 16/10/2018
Atualizado em: 05/04/2020