As grandes empresas da área educacional sabem que o marketing para instituições de ensino é fundamental. Só que não basta colocar para funcionar um bom projeto — é preciso administrar, não apenas executar as ações e estratégias. E é por isso que as métricas são tão importantes. Mas quais métricas você está acompanhando? Será que elas são as melhores para a sua empresa?
Afinal, toda vez que fazemos um investimento, queremos obter o maior retorno possível. No caso do marketing, é preciso pensar em como fazer esse cálculo — e as métricas vão ajudá-lo a entender se as suas ações e a sua estratégia estão fazendo o decido sucesso. Elas também vão permitir que você possa, a partir delas, fazer um planejamento para o futuro com objetivos mais sólidos e possíveis de serem conquistados. Para ajudá-lo nessa empreitada, separamos quais são as principais métricas para sua instituição de ensino. Confira!
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Essa métrica define quanto cada cliente (aluno) custou. Ela inclui custos com colaboradores (salários, comissões, horas extras), gastos com publicidade e propaganda e todo o universo ligado ao marketing e às vendas na instituição de ensino. Por exemplo: em um ano, a instituição investiu cem mil reais e conquistou cem novos alunos. Isso significa que o CAC é de mil reais.
Custo do Marketing na Aquisição de Clientes
Temos o custo calculado a partir do marketing e vendas; aqui, separamos o marketing — e você pode até se perguntar porque isso é importante. Se você quer entender a efetividade da sua estratégia, é preciso estabelecer uma métrica específica para entender como esse universo se comporta.
Tempo de Retorno do Investimento
E tão importante quanto saber o retorno que se tem sobre o investimento em marketing nas instituições de ensino, é saber em quanto tempo ele é esperado. Essa é uma informação fundamental tanto para que a diretoria possa planejar seu orçamento quanto para o próprio marketing estabelecer pontos de controle dentro do processo para saber se a estratégia está dando certo.
Retorno em cada etapa do Funil de Conversões
O funil de conversões é a oportunidade que a sua instituição tem de gerenciar as oportunidades de venda. Ao separar as etapas, você consegue saber quantos prospectos existem em cada fase e, inclusive, como organizar as suas ações para diminuir as perdas entre uma etapa e outra.
Lifetime Value
Em bom português, este é o “Valor do Tempo de Vida”. A primeira métrica, o CAC, fala sobre quanto sua instituição investe para conquistar um aluno. Já o Lifetime Value, por sua vez, vai ajudar você a calcular o valor atual desse “cliente”. E se nós já sabemos que a mira deve estar sempre em fidelizar a sua base, essa métrica permite entender o quanto o cliente rende, a longo prazo, para sua instituição.
Agora que você já conheceu as cinco métricas de que você precisa para ajudar a avaliar a efetividade do marketing das instituições de ensino, é preciso lembrar que elas devem sempre ser entendidas dentro da realidade de cada negócio. Não existe CAC alto ou baixo sem parâmetro. Isso significa que é preciso entender os fatos por trás dos números para saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
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