Diante dos acontecimentos recentes com os reflexos da pandemia, um conceito de vendas que já era considerado tendência no mercado, simplesmente se acelerou e, para muitos negócios, se tornou um fator estratégico primordial agora: o Inside Sales.
De forma resumida, tal método consiste em utilizar ferramentas eletrônicas para vender mais, sem a necessidade do deslocamento tradicional de seus vendedores, permitindo assim alavancar mais negócios e com um alcance muito maior e eficiente.
E se você já ouviu falar em Inside Sales, mas quer saber mais sobre como implementá-lo na prática em sua empresa, não deixe de conferir as dicas que destacamos ao longo do texto.
Vamos conferir juntos? Boa leitura!
Afinal, o que é Inside Sales?
Como bem resumido, o conceito de Inside Sales se refere a uma metodologia de vendas por meio de ferramentas eletrônicas e digitais, possibilitando assim que as etapas do processo comercial sejam realizadas à distância e sem a necessidade de vendedores porta a porta.
Ainda que essa ideia não pareça tanto uma novidade, já que o uso de telefones e e-mails para este fim já existe há tempos, o Inside Sales se difere de modelos antigos, justamente por permitir novos tipos de abordagens e estratégias.
Dessa forma, não podemos comparar o conceito de Inside Sales com o tradicional Telemarketing, por exemplo, já que este último se caracteriza apenas por um processo de contato com o cliente, mas sem a devida definição de um processo de vendas e do uso de estratégias modernas e mais assertivas.
Por que Inside Sales e Telemarketing não são a mesma coisa?
Em meados dos anos 80, o tradicional Telemarketing passou a ser uma estratégia frequente nas vendas B2B e B2C, no qual as empresas simplesmente realizavam ligações sem muito planejamento ou qualquer tipo de definição de campanha.
Obviamente, a taxa de conversão desse modelo nunca poderá ser comparada a de uma campanha de Inside Sales de hoje e, inclusive, essa prática de “televendas” se tornou algo inconveniente e indesejável para muitos clientes, já que as abordagens nem sempre eram feitas com leads, mas sim com um público generalizado.
Ao contrário disso, o Inside Sales surge a partir de um planejamento muito mais estratégico e direcionado, normalmente com base em dados e informações, que permitem uma abordagem mais coerente com as dores e desejos do cliente.
Além disso, o Inside Sales busca literalmente seguir um processo completo de vendas de ponta a ponta, respeitando todas as etapas e funis, e pelo acompanhamento e nutrição das oportunidades.
E como aplicar o Inside Sales na prática?
(exemplo da tela de cadências/envio automatizado de e-mails da plataforma Ramper)
Sabendo agora a diferença entre o conceito de Inside Sales e do tradicional telemarketing, podemos começar dispensando qualquer tipo de disparo ou ações baseadas em listas de contatos aleatórias.
Pelo contrário, o Inside Sales deve definir suas ações por meio de uma captação inteligente de seus leads, seja através da Inteligência de Dados, seja por estratégias de Inbound Marketing.
Em outras palavras, o seu contato deve ser diretamente com leads e não mais com um “público geral”. E possibilitando isso, a sua empresa pode trabalhar diferentes canais para nutrir o processo de vendas, tais como:
- ligações telefônicas;
- campanhas de e-mails automatizadas;
- disparos de mensagens por WhatsApp ou de outros apps;
- Video-conferências;
- outros.
Vale ressaltar que, independentemente dos canais a serem trabalhados, é fundamental respeitar e saber atuar em cada etapa de vendas, como a captação, a nutrição, a conversão e a manutenção. Por isso, recomenda-se sempre contar com parceiros especialistas e com tecnologia para tal automação.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o conceito de Inside Sales, sua importância para os dias atuais e como é possível implementá-lo na prática de sua empresa, permitindo assim ampliar suas oportunidades e gerar mais vendas para o seu negócio.
Gostou? Quer saber mais e definir uma boa campanha de Inside Sales para a sua empresa? Então, converse agora com um de nossos especialistas e agende uma apresentação das soluções da Web Bizz.
(Imagens: divulgação)