O growth marketing é uma nova forma de marketing que está ganhando muito espaço por causa das startups, que buscam crescimento exponencial em um período mais curto do que empresas de outra estruturação.
Porém, esse tipo de marketing não é exclusivo para esse tipo de organização, já que pode apresentar grande evolução em empresas de diversos tamanhos e nichos, justamente o que está chamando a atenção dos empresários do mundo inteiro.
Mas ele possui algumas especificidades e características que devem ser levadas em conta antes de ser colocado em prática, por isso é muito importante entender mais sobre ele.
Neste post iremos falar sobre o que é growth marketing e como aplicá-lo na empresa. Confira!
O que é growth marketing?
Em tradução livre, growth significa crescimento. Essa estratégia nasceu da necessidade de empresas obterem evolução rápida e exponencial.
Enquanto o marketing digital tem foco em administrar recursos, gerar leads, atrair público e avaliar o ROI, ele é baseado em crescimento rápido e atividade constante.
Não existe um tipo melhor ou pior quando se trata de métodos de divulgação e geração de leads, o importante é saber usá-los a seu favor no melhor momento, inclusive de forma conjunta.
Como aplicar growth marketing?
Para aplicar corretamente as estratégias de growth marketing, é preciso seguir algumas fases fundamentais, veja quais são:
Adapte o funil
Por funcionar diferente de outros tipos de divulgação, algumas coisas mudam. No growth, o funil segue dessa maneira, semelhante ao de marketing de conteúdo:
Aquisição: utilizando do marketing de conteúdo e outras ações de atração, essa fase foca-se em atingir o potencial cliente para que ele conheça sobre sua empresa,
Ativação: depois que os clientes em potencial chegam, são convertidos e fecham a venda. A sua oferta de conteúdo pode ser um desses diferenciais para tomada de decisão,
Retenção: nessa fase é necessário dar bons motivos para que os clientes continuem fiéis e se tornem fãs de sua marca,
Encaminhamento: quando o cliente se torna um fã de sua marca, ele irá divulgar suas soluções e serviços de maneira orgânica,
Receita: todas as etapas do funil se focam em receitas! Dessa forma, tanto vender para novos clientes como reter os mais antigos é essencial.
Foque na experiência do cliente
A experiência do cliente está em alta e no growth marketing não seria diferente.
Ter à disposição uma equipe capacitada para atender essas pessoas da melhor forma, de modo que se sintam especiais, é o foco.
Promover personalização desde o início do contato é muito importante para nutrir uma relação saudável e duradoura.
Encante os seus clientes
Uma forma muito interessante de tornar seus clientes verdadeiros fãs da sua marca e disseminadores dos seus produtos e serviços é encantá-los.
Você pode fazer isso com pequenas ações, como mostrar que conhece as suas preferências, sempre estar disposto a resolver suas necessidades, assim como manter um relacionamento humano com o cliente, que se sentirá mais do que um número, e sim uma pessoa que a organização faz questão de ter por perto.
Ao estarem felizes com o seu negócio, naturalmente irão virar promotores orgânicos.
Não se esqueça: cerca de 4 bilhões de pessoas estão presentes nas redes sociais, pense no impacto de um simples post de reconhecimento dos seus serviços pode fazer.
Conte com uma agência especializada
Para implementar o growth marketing de uma vez por todas em sua empresa, o ideal é contar com ajuda especializada de uma agência, como a Web Bizz, que possui uma equipe completa para implementar e acompanhar os resultados.
Com especialistas com um longo currículo e total disponibilidade para se dedicar à sua empresa, conseguimos resultados acima da média com nossa forma de trabalhar.
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(Imagens: divulgação)