Planejando uma estratégia de inbound marketing na prática

Planejar uma estratégia de inbound marketing é essencial para qualquer empresa que deseja atrair, engajar e converter leads de forma eficiente.

No entanto, esse processo requer uma série de etapas fundamentais, desde a definição dos objetivos e elaboração de uma campanha sustentável, até a implementação das ações e o monitoramento de resultados.

E é sobre isso que queremos abordar neste post, destacando dicas práticas de como planejar suas estratégias de inbound marketing e as vantagens que isso pode trazer para o seu negócio. Continue a leitura e confira! 

Qual a importância de planejar sua estratégia de inbound marketing?

Investir em estratégias de inbound marketing não se resume unicamente a “estar presente na web”. Mais do que isso, uma boa campanha tem como objetivo atrair, converter e engajar seu público, influenciando diretamente em seus resultados, sejam eles financeiros, sejam eles de posicionamento no mercado.

E nesse sentido, planejar cada etapa é algo crucial para o sucesso de suas ações.

Em outras palavras, um bom planejamento das estratégias de inbound marketing vai permitir fatores como:

  • Conhecer melhor as dores e desejos de seu público;
  • Definir mais detalhadamente quem são as personas;
  • Elaborar mais adequadamente as ações e abordagens necessárias;
  • Entender quais as melhores estratégias a serem utilizadas;
  • Como monitorar, acompanhar e avaliar os resultados.

 

Passo a passo para planejar uma estratégia de inbound marketing eficiente na prática

 

Antes de mais nada, é fundamental entender que não há “receitas prontas” para uma campanha de inbound marketing e, portanto, os resultados positivos dependem de uma série de fatores específicos, que variam de negócio para negócio.

No entanto, algumas dessas estratégias são indispensáveis, independentemente do tipo, tamanho ou atuação da empresa, precisando apenas adaptá-las às especificidades de cada uma:

  1. Defina bem seus objetivos

Como bem destacamos mais acima, Inbound Marketing não é sinônimo de “aparecer na internet”: é criar presença estratégica e obter resultados com isso!

Logo, para que isso se torne uma realidade, é essencial que haja um planejamento sobre os objetivos de sua campanha e as estratégias que serão utilizadas ao longo dela.

Então, o primeiro passo é entender, de fato, quais metas devem ser alcançadas nesse processo, como por exemplo, aumentar as vendas, atrair mais leads, conquistar mais autoridade no mercado, dialogar e trazer informações relevantes para o público, etc.

  1. Não negligencie as etapas de funil

Um dos principais erros no planejamento das estratégias de inbound marketing é negligenciar as etapas do funil e, literalmente, focar apenas na conversão direta de leads.

De fato, esse pode ser o principal objetivo de uma campanha, mas é preciso entender que, na prática, não é assim que funciona.

Portanto, etapas de atração, consideração e conhecimento são igualmente cruciais e devem ser trabalhadas estrategicamente, como uma jornada até a conversão e o fechamento.

  1. Diversifique as suas ações de marketing digital

Muitas vezes o Inbound Marketing é resumido apenas a criação de conteúdos online, seja em blogs, sites e redes sociais.

Porém, essas são apenas algumas das possibilidades que essa estratégia permite, mas elas vão muito além disso.

Logo, estude, conheça e defina bem quais outros tipos de ações podem ser pertinentes em sua campanha, como o público lida com elas e quais os resultados possíveis podem ser obtidos.

Entre exemplos práticos, vale destacar ações de e-mail marketing, criação de materiais ricos, e-books, infográficos, landing pages, entre outros.

  1. Implemente estratégias de SEO

Ainda que diversas estratégias de Inbound Marketing não precisem, necessariamente, de uma estruturação SEO, a maior parte delas vai depender de um planejamento e implementação adequada dessa ferramenta.

Estamos falando principalmente da otimização das páginas de seu site e da criação de conteúdos online recorrentes, como blog posts e até mesmo publicações nas redes sociais.

Na prática, entender e saber utilizar técnicas de SEO ajudam a posicionar seus conteúdos nas buscas online e isso pode elevar seus resultados em diferentes aspectos, seja na captação de novos leads, seja na conversão mais assertiva deles.

  1. Invista em uma assessoria especializada

Como bem vimos até aqui, o planejamento estratégico de inbound marketing requer organização, conhecimento e, em especial, manutenção contínua das ações.

Além disso, vale reforçar que não há “receitas” para campanhas perfeitas e, provavelmente, essas mesmas ações precisarão passar por testes, adaptações e avaliações específicas até gerarem os resultados esperados.

Com isso, é fundamental contar com o suporte e assessoria de especialistas, desde a definição de sua campanha, passando pelas etapas de criação, até finalmente o monitoramento das estratégias aplicadas.

 

Web Bizz: referência em estratégias de inbound marketing no setor B2B

 

Se você busca alcançar resultados com uma campanha eficiente de Inbound Marketing, contar com a agência certa é o primeiro passo para o sucesso.

E nesse sentido, a Web Bizz se destaca como uma das principais referências no setor B2B, disponibilizando uma equipe altamente qualificada e capacitada para ajudar na elaboração e implementação de campanhas profissionais e direcionadas a cada tipo de negócio.

Além do foco e especialização da agência, a Web Bizz conta com ferramentas completas para montar e assessorar a sua campanha de Inbound Marketing B2B, como o RD Station que permite automatizar diferentes tarefas e ações, trazendo resultados mais direcionados.

Essas são algumas dicas de como planejar suas estratégias de Inbound Marketing e a importância de fazer isso de forma profissional e com o suporte de especialistas no assunto.

Sendo assim, se você quer saber mais, tirar suas dúvidas e entender na prática como tais estratégias podem alavancar o seu negócio, não deixe de conversar com a nossa equipe! 

(Imagem: divulgação)

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