Redes sociais ou e-mail marketing? Entenda a importância de cada um

Investir nas redes sociais ou e-mail marketing? Afinal, qual tipo de ação traz mais resultados na prática e como e quando implementar cada uma delas em sua campanha de inbound?

Bom, essas e outras questões poderão ser esclarecidas ao longo do artigo, que visa justamente abordar pontos essenciais sobre estratégias importantíssimas no marketing digital, mas que precisam ser devidamente planejadas, conforme os objetivos e propósitos de sua campanha.

Por isso, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

 

Afinal, o que “funciona” melhor: redes sociais ou e-mail marketing?

Pode ser que você já tenha feito essa pergunta algumas vezes ou o assunto tenha circulado entre a sua equipe. Mas afinal, redes sociais ou e-mail marketing, no que investir?

Infelizmente, já adiantamos que não temos uma resposta concreta! Afinal, como toda ação no inbound marketing, é preciso definir primeiro quais são as suas propostas e objetivos em uma campanha.

Na prática, o mais coerente seria investir em ambas as ações, de acordo com os resultados a serem alcançadas e a etapa de funil trabalhada.

Por exemplo, um social post tem uma capacidade infinitamente maior de atrair um novo lead para o seu perfil ou site, enquanto o e-mail marketing já costuma ser utilizado em uma etapa de fundo de funil, com a capacidade de converter, vender ou encantar.

Em outras palavras, uma empresa dificilmente vai disparar e-mails a uma nova base de contatos, na estratégia de atração ou criar conteúdos sociais na intenção unicamente de vender um serviço ou produto.

Sendo assim, a ideia é sempre considerar a etapa do funil para cada tipo de estratégia e, melhor ainda, se for possível trabalhá-las em conjunto e dentro de uma jornada planejada.

 

Quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas?

 

Tanto as redes sociais como o e-mail marketing têm vantagens e desvantagens práticas dentro de uma campanha de inbound marketing.

Começando pela segunda opção, o disparo de e-mails requer muita cautela e organização, pois se trata de uma ação delicada e que, quando feita de qualquer jeito, pode se tornar inconveniente e sem qualquer capacidade de conversão.

Afinal, mesmo que o lead tenha concordado em receber essas comunicações, o excesso ou mesmo a irrelevância desses conteúdos enviados pode mais atrapalhar do que ajudar nos resultados.

Já em relação às redes sociais, esses fatores não têm tanto impacto, apesar de não ser recomendado também a publicação excessiva de muitos posts em curto prazo. Porém, a reação de ter uma caixa de entrada lotada de e-mails é bem diferente do que toda hora ver uma postagem da mesma empresa no feed, concorda?

Além disso, as redes sociais podem ter um alcance muito maior, mas dependem de muitos fatores externos, como engajamento, frequência de postagens e até mesmo dos horários certos para a publicação.

Já um único e-mail, se trabalhado no momento certo e com a devida abordagem, tem a possibilidade de trazer resultados muito mais direcionados ao seu objetivo final.

 

Como usufruir de todo o potencial dessas ferramentas?

Tendo em vista tudo o que acabamos de destacar, vale reforçar que o ideal não é escolher uma ou outra estratégia, mas sim trabalhá-las em paralelo ou mesmo em conjunto, conforme a etapa do funil.

Por exemplo, diferentes posts no Instagram ou no Facebook podem trabalhar ações de atração, com imagens, artes, vídeos e textos que cativam o público a seguirem o seu perfil, a comentarem sobre temas relevantes, a clicarem em algum link ou a enviarem uma mensagem.

Já o e-mail marketing poderá ser trabalhado em etapas mais avançadas do funil, quando esses mesmos leads já tenham mostrado algum interesse em comprar, em tirar dúvidas mais profundas ou que já se aparentam fidelizados.

É claro que isso tudo é apenas uma visão básica de como cada estratégia deve ser utilizada e como seguir uma jornada de etapas do funil ajuda a entender melhor o processo como um todo. Porém, vale destacar que nada no inbound marketing deve seguir uma “receita pronta” e, portanto, cabe a cada campanha definir suas próprias estratégias e objetivos.

 

Dicas práticas para usar as redes sociais e e-mail marketing de forma eficiente

 

Levando em consideração todas as informações que vimos até aqui sobre o uso das redes sociais e do e-mail marketing como ações digitais em sua campanha, podemos destacar algumas dicas práticas sobre como implementá-los no dia a dia.

Confira:

Redes sociais

  • Crie e respeite um cronograma de publicações sociais;
  • Defina as estratégias e ações a serem trabalhadas dentro de cada postagem;
  • Avalie e monitore os horários e tipos de publicações que dão mais resultados;
  • Não foque unicamente em seu produto ou serviço. Crie conteúdos relevantes e cativantes para o público;
  • Invista na qualidade de suas publicações, tanto na arte, como no texto, assim como na criatividade e na relevância do post;
  • Utilize hashtags úteis;
  • Diversifique os tipos de conteúdospublicados (vídeos, artes, textos etc);
  • Usufrua das diferentes ferramentas e canais disponibilizados (Reels, Stories, Feed etc)
  • Interaja com o público.

 

E-mail marketing

  • Defina bem que tipo de conteúdo deve ser compartilhado com o público;
  • Respeite a privacidade do cliente;
  • Seja objetivo, sucintoe direto nas mensagens;
  • Defina e respeiteuma programação de envios;
  • Disponibilize uma opção para o cliente se remover da lista de contatos;
  • Monitore os resultadosdos e-mails enviados (cliques, aberturas, conversões etc)
  • Crie fluxos e réguas de disparos, que sigam uma sequência óbvia e interessante.

Essas são algumas dicas sobre o uso de redes sociais e e-mail marketing em uma campanha de Inbound Marketing, reforçando a ideia de que não há uma ou outra ação melhor, sendo o mais recomendado utilizar as duas em paralelo ou conjunto, a depender das propostas e objetivos a serem alcançados.

Curtiu? Então, compartilhe o post em suas redes sociais!

(Imagem: divulgação)

Compartilhar post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email

E-book

Automação de Marketing | Saiba tudo da teoria à prática

Posts Recentes

A web Bizz

Somos mais que uma simples Agência de Marketing Digital, somos uma Parceira de Negócios!

A Web Bizz é uma agência com mais de 14 anos de sólida experiência em Marketing Digital e especializada em Inbound e Outbound Marketing, com foco em transformar processos de Marketing e Vendas em Resultados de Sucesso.

Fale com um Especialista

Vamos ver como podemos te ajudar

Motivo do contato - Interesse(obrigatório)
Sua média de investimento mensal em marketing(obrigatório)
Descreva sua necessidade e como entende que poderemos ajudar sua empresa.
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.