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Social Selling: o que é e qual a importância para empresas B2B?

  • abril 18, 2018

O social selling é ainda uma tendência pouco explorada por empresas, sobretudo no ramo business to business (B2B) dedicado à venda entre negócios. Devido ao uso genérico que muitos fazem das redes sociais, as melhores oportunidades oferecidas por essas ferramentas não chegam nem mesmo a serem aproveitadas da maneira correta.

Se você quer saber melhor como tirar resultados dessa estratégia e ainda não tem ideia de como fazer isso, continue lendo este post para que possamos ajudar você. Vamos lá?

O que é social selling?

As redes sociais, combinadas a diversas estratégias de marketing digital, são hoje o grande campo de atuação de empreendimentos variados para alavancarem seus resultados de venda e posicionamento de marca.

O social selling pode ser definido como as práticas dedicadas a se utilizarem dessas mídias para trabalhar todo o funil de vendas do negócio, desde o momento de atração do usuário até o final, quando ele se torna um cliente que pode ser fidelizado.

Como funciona essa estratégia?

Para criar uma estratégia de social selling efetiva, não basta ter presença digital: é preciso antes ter planejamento e conhecer o perfil do seu comprador. No caso dos negócios B2B, a segmentação de leads e clientes precisa ser ainda mais acurada, devido à especificidade desse ramo.

Nesse sentido, algumas das principais ações do social selling são:

  • desenvolver conteúdo relevante para ser publicado nas redes sociais de acordo com o funil de vendas trabalhado pela empresa;
  • conhecer a persona a ser alcançada com as publicações e ser capaz de direcioná-la à etapa correta da jornada de compras por meio das redes;
  • ir além das métricas de vaidade e atingir resultados reais de venda por meio das mídias diversas.

Quais os seus principais pilares?

A principal característica do social selling é fazer com que as redes sociais sejam capazes de gerar lucratividade para a empresa. Outro ponto importante é a consciência de que não é possível fazer isso sem a integração de estratégias de vendas e marketing.

No contexto B2B, essa ligação entre essas duas frentes de um negócio se torna essencial, já que o nível de exigência e de interesse dos clientes é bem diferente do consumidor comum, às vezes guiado por impulso e pelo consumismo. Afinal, nenhum empreendedor vai comprar algo simplesmente porque agradou aos olhos, não é mesmo?

Por que indústrias e empresas B2B devem utilizá-lo?

Utilizar o social selling em indústrias e empresas B2B pode fazer com que o seu negócio vá mais longe. Pesquisas — como a Content Trends, em sua edição de 2017 — apontam que os empreendimentos que investem nas redes sociais obtêm resultados muito mais relevantes do que aqueles que não se valem desse recurso.

Em um ambiente altamente competitivo como o atual, saber se diferenciar é a alma do negócio, e o foco em um alcance real de vendas que o social selling traz se torna esse elemento central da busca por sucesso nos negócios.

Como implementar essa estratégia na empresa?

A essa altura, você já deve estar se perguntando como implementar essa estratégia na empresa, não é mesmo? Algumas das principais formas de fazer isso são:

  • fazer uso da plataforma da LinkedIn Sales Navigator, que pode alcançar o público segmentado do ramo B2B;
  • trabalhar o marketing de conteúdo para além de métricas de vaidade e realmente focar no funil de vendas;
  • investir em anúncios estratégios em ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads e outras mais que podem alavancar seus negócios.

Entenda que as redes sociais vão muito além de curtidas e compartilhamentos. Utilizá-las da forma correta pode trazer excelentes resultados ao seu empreendimento!

Se gostou de saber o que é e qual a importância do social selling para empresas B2B, aprenda também como desenvolver estratégia nas redes sociais em 5 passos!

(Imagens: divulgação)

Social Selling: o que é e qual a importância para empresas B2B?

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