O Marketing de Conteúdo é uma ótima estratégia para melhorar o relacionamento de uma empresa com seus clientes, muito útil para gerar novas oportunidades de negócio e aumentar o número de vendas.
Por isso mesmo, muitas pessoas tem falado sobre o que é e como fazer Marketing de Conteúdo. Infelizmente muitos mitos são divulgados como se fossem verdade, prejudicando algumas empresas que querem ter sucesso nessa estratégia.
Pensando nisso, nós vamos mostrar para você quais são os maiores mitos do Marketing de Conteúdo e por que você não deve acreditar neles.
1. Marketing de Conteúdo é produzir conteúdo sobre minha empresa
Um erro muito comum é pensar que, para ter sucesso nessa estratégia, basta falar sobre os produtos e serviços de sua empresa. Apesar de parecer tentador, não é disso que se trata o Marketing de Conteúdo.
Conteúdo institucional, que fala apenas sobre as novidades de uma empresa, atrai pouca atenção do público geral, diminuindo o alcance e a relevância de sua estratégia.
Além disso, os materiais devem ser criados para ajudar seus clientes a solucionar suas dúvidas e problemas do dia a dia, diferentemente de outras ações promocionais ou de uma assessoria de imprensa.
Produzindo conteúdo com base em sua persona e no que interessa a ela, você estará posicionando a sua empresa como uma amiga de seu cliente, conquistando a sua confiança e influenciando a sua decisão de compra.
2. Marketing de Conteúdo é uma estratégia de SEO
É inegável que o conteúdo produzido por sua empresa pode ajudar muito a conquistar as primeiras páginas do Google, mas o Marketing de Conteúdo vai muito além disso.
Aumentar o tráfego de um site é apenas um dos objetivos que pode ser alcançado. Essa também é uma estratégia eficiente para educar, treinar e reter o cliente de sua empresa, ajudando sua empresa na geração e na nutrição de leads.
Além disso, o conteúdo produzido por sua empresa pode ser usado em sua estratégia para as redes sociais, aumentando a presença online..
3. Marketing de Conteúdo é produzir conteúdo para a internet
É difícil não associar o Marketing de Conteúdo às estratégias de promoção nos meios digitais, já que está diretamente relacionado aos blogs e as redes sociais.
Porém, um dos maiores erros é encará-lo como uma estratégia que funciona apenas na internet. É preciso lembrar que o Marketing de Conteúdo existe muito antes da popularização da internet, principalmente em mídias impressas.
Seguindo o exemplo das empresas de aviação, que investem na produção de revistas e outros materiais para a distribuição entre os passageiros, sua empresa pode investir na produção de material para mídias impressas e outros formatos que não dependem da internet para alcançar seus clientes
4. Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são a mesma coisa
Apesar de serem estratégias bem parecidas o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing não são a mesma coisa.
Enquanto que o primeiro se preocupa com a produção de conteúdo relevante que seja do interesse de sua persona, o foco do segundo é atrair os clientes para sua empresa, com o objetivo de transformá-los em leads, que são as oportunidades de negócio da sua companhia.
Uma estratégia de Inbound Marketing pode precisar do Marketing de Conteúdo para atrair clientes, mas o contrário pode não ser necessariamente verdadeiro, já que alguns objetivos não estão ligados à geração de leads.
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