O marketing digital mudou a forma das indústrias alcançarem seus consumidores, colocando à disposição os mais variados canais de divulgação, como site, blog e o social selling, ou seja, as mídias sociais.
As redes sociais são fundamentais para criar e manter o relacionamento com atuais e possíveis clientes.
O mercado B2B digital é um dos que mais cresce no momento, tanto é que, segundo a E-Consulting, apenas em 2018 ele fechou o ano com um faturamento de R$ 2,04 tri.
Dessa forma, sua empresa precisa se destacar no social selling no mercado B2B para marcar presença nas redes sociais e conseguir uma fatia desse incrível número. Saiba como lendo nosso post!
Os números digitais do Brasil
Um relatório digital em relação ao Brasil, apresentado em janeiro 2019, das agências We Are Social e Hootsuite aponta que:
- 149 milhões de brasileiros estão conectados na internet,
- 140 milhões são ativos nas redes sociais,
- 130 milhões são usuários do Facebook,
- 69 milhões são usuários do Instagram.
O relatório também apresenta dados sobre o e-commerce e os números são referentes aos últimos 30 dias antes da pesquisa ser divulgada.
- 90% dos internautas brasileiros visitaram uma loja online,
- 89% dos internautas realizaram buscas online em relação a um produto ou serviço,
- 68% compraram um produto ou serviço usando variados dispositivos para a operação,
- 50% dos que efetuaram a compra usaram computador de mesa ou laptop para efetuá-la.
Em relação ao comércio online entre empresas para 2019, a E-Consulting, prevê um crescimento de 17,1% em comparação ao ano anterior em negócios digitais, ainda que as transações não sejam feitas em e-commerce, e há expectativas ainda maiores para os próximos anos.
Portanto, é preciso destacar sua empresa no social selling no mercado B2B.
O que é social selling?
O marketing digital trouxe e traz várias nomenclaturas.
Social selling no mercado B2B é uma das ações para utilizar de forma estratégica as redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram, para criar e manter relacionamentos com os potenciais ou atuais clientes, com foco no fortalecimento da marca e consequentemente em conversão em vendas.
Por meio das redes sociais é possível uma aproximação sutil e, ao mesmo tempo, eficaz com o cliente, utilizando-se de estratégias que identificam o perfil mais adequado de usuário para a sua marca, produto ou serviço.
Para que sua empresa de fato se destaque no social selling, há algumas dicas para personalizar sua marca.
São elas:
Tenha um perfil completo e interessante
Para se destacar no social selling no mercado B2B é preciso criar uma página em cada rede social estratégica, mesmo que você tenha o seu site.
Saiba que, dificilmente, uma pessoa acessa um site diariamente, mas as redes sociais sim.
É importante lembrar que no B2B se está lidando com profissionais e pessoas, muitos deles altamente qualificados que precisam de algo interessante para serem atraídos para a sua página.
Praticamente todas as redes sociais permitem que sua empresa crie um perfil comercial, mas isso não quer dizer que é preciso criar perfis para todas as redes sociais de maneira aleatória.
É melhor marcar presença de forma estratégica em uma, do que estar em todas de forma amadora.
É importante ressaltar ainda que o LinkedIn, por exemplo, é uma rede social mais segmentada e focada em relações profissionais, o que a diferencia de outras mídias.
Independentemente da rede social é preciso criar o perfil certo, mostrando de forma clara o objetivo da empresa e o produto ou serviço, onde está localizada, site, contatos e informações relevantes.
Não se esqueça que as fotos têm papel fundamental para atrair potenciais clientes!
Poste com frequência
Apostar no social selling no mercado B2B é garantir mais visibilidade para a sua empresa.
Para isso, é preciso investir em publicações frequentes de conteúdos úteis e relevantes para o público.
Você pode contar com conteúdos impulsionados, onde é possível segmentar seu público e aumentar o alcance.
A maioria das redes sociais oferece essa possibilidade.
Interaja com seus seguidores
Para se destacar no social selling no mercado B2B é preciso interagir com seus seguidores.
Publique conteúdos que possibilitem a interação com o público, promovendo as curtidas e compartilhamentos, entre outras ações.
Você pode ainda promover campanhas para dentro da área que a sua empresa atua, atraindo a atenção de um público altamente segmentado.
Não foque apenas no social selling
As mídias sociais, dentro do mercado B2B, têm por objetivo criar e manter relacionamentos com atuais ou possíveis clientes.
No entanto, elas não devem ser usadas com o objetivo de vender imediatamente e a todo custo.
Levar o usuário à compra deve ser um processo iniciado pelo cliente.
Mostre, por meio dos conteúdos, o valor da sua marca.
Isso pode ser feito através de números e estatísticas que façam o potencial comprador perceber o diferencial do seu produto ou serviço.
Use métricas para medir resultados
No marketing digital acompanhar métricas é essencial.
Para se destacar no social selling no mercado B2B não é diferente.
É claro que o engajamento é importante, mas não se esqueça de sempre ver o ROI (retorno de investimento) e o CAC (custo de aquisição de cliente) de cada canal.
Agora que você conheceu algumas dicas para se destacar no social selling no mercado B2B, entenda como criar estratégias para B2B no LinkedIn!
(Imagens: divulgação)
5 dicas para se destacar no social selling no mercado B2B