Que investir em ações de mídias sociais e na manutenção de uma presença online é um bom negócio, ninguém discorda. A grande questão que divide profissionais de marketing é sobre as melhores redes sociais para a empresa investir e estabelecer sua estratégia.
É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, portanto, continue lendo e descubra 4 dicas para escolher as melhores redes sociais para a sua empresa. Acompanhe!
A importância de utilizar redes sociais na sua estratégia
Sobre o tempo gasto nessas redes sociais, o brasileiro passa 650 horas por mês conectado às redes sociais. Vale lembrar que o mês tem “apenas” 720 horas, então isso significa que o brasileiro passa mais de 90% do seu tempo conectado em alguma rede social.
Como dá para ver, as redes sociais são parte integral da vida dos consumidores no Brasil, inclusive, 70% deles disseram ter comprado algum produto online em 2015.
Entendendo que o consumidor nacional está acostumado com a ideia de fazer negócios pela Internet e que as redes sociais são parte vital da vida digital do brasileiro, podemos notar também a importância que uma presença online tem para essas empresas. Afinal, estar presente nas mídias sociais é uma oportunidade vital para conversar e influenciar os consumidores.
Mas como escolher as melhores redes sociais para a empresa em que você trabalha? É o que vamos descobrir a seguir!
Como escolher as melhores redes sociais para a empresa
Para saber qual a melhor para sua empresa, é preciso entender quais os fatores de avaliação. Confira:
1. Analisar o tipo de empresa
O primeiro aspecto a se levar em conta é o tipo de empresa em questão. Algumas empresas vão encontrar mais facilidade em uma determinada rede social enquanto teriam mais dificuldades em outra.
2. Entender o perfil da rede social
Algumas redes são focadas em imagens, enquanto outras em conteúdo. Algumas costumam ter um público mais jovem e dinâmico, enquanto outras são mais tradicionais. Até mesmo a maneira de se consumir conteúdo em cada rede é diferente!
3. Conhecer o público-alvo
Como dito anteriormente, cada rede social costuma ter um público diferente e com comportamentos diferentes. Por isso, o terceiro aspecto a se considerar na escolha da melhor rede social para sua empresa é com quem você quer se comunicar.
4. Compreender o objetivo da empresa
Por fim, chega o quarto aspecto a ser considerado: o objetivo da empresa ao entrar numa rede social. O objetivo é vender? Angariar leads? Servir como agregador de conteúdo e estratégia? Direcionar para um site, blog ou landing page? Fazer branding? Contratar alguém?
A rede social ideal será aquela que conseguir unir esses quatro fatores para sua empresa.
Principais redes sociais disponíveis atualmente
É a maior rede social atual. Funciona muito bem como agregador de conteúdo e permite o compartilhamento de qualquer tipo de conteúdo, funcionando melhor com imagens e vídeos.
Uma das suas principais vantagens é sua flexibilidade, já que funciona para praticamente qualquer objetivo, se destacando para quem quer fazer marketing segmentado e até mesmo vender nas redes sociais.
Formado apenas por imagens (e vídeos curtos), o Instagram é muito popular entre os jovens (90% do seu público tem menos de 35 anos). Além disso, o público da rede é muito engajado, com cerca de 60% dos seus usuários logando uma vez por dia (e metade deles seguindo alguma marca).
Devido a suas características, funciona melhor como branding ou mesmo com a criação de conteúdo em formato de imagens (como uma loja de roupas mostrando “looks” com suas peças, por exemplo).
Formada por profissionais do mercado de trabalho, o LinkedIn é uma rede social perfeita para quem quer construir um network, contratar bons funcionários ou operar no mercado B2B, fazendo marketing de conteúdo focado diretamente no seu público-alvo.
E agora que você já sabe como escolher as melhores redes sociais para a empresa, já decidiu qual delas funciona melhor para a sua estratégia? Conte pra gente por meio dos comentários!