O marketing digital para clínicas é uma metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço entre os médicos. Afinal, é desejável que mais pessoas agendem consultas ou conheçam os seus estabelecimentos.
Em uma época em que os indivíduos estão cada vez mais presentes na internet, saber utilizar essa ferramenta para divulgar os negócios na área médica é fundamental.
Se você se enquadra nessa nova realidade, mas não tem ainda muitos conhecimentos sobre o marketing digital, não se preocupe! Nós elaboramos um passo a passo para que você saiba como tirar proveito das plataformas digitais da melhor maneira possível. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!
1. Tenha um site responsivo e com SEO otimizado
Ter um site é o primeiro passo para se elaborar uma estratégia de marketing digital. No entanto, não basta ele ser feito de qualquer forma, pois é preciso haver um planejamento, com base nos princípios da arquitetura da informação.
Isso significa que o site precisa ser pensado de forma que as pessoas consigam acessá-lo com facilidade. Nesse contexto, é importante que o site seja responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer tamanho de tela em que for acessado.
Além disso, devem ser adotadas práticas de SEO, como a utilização de determinadas palavras-chave, a fim de o site ficar bem posicionado em buscas orgânicas em sites de pesquisa, como o Google.
2. Trabalhe sempre com CTAs
CTA é uma sigla em inglês para Call To Action e significa uma determinada chamada, que pode estar presente nos sites para o visitante realizar alguma ação.
O CTA é uma ferramenta fundamental no marketing digital, principalmente para captar leads. Você pode, por exemplo, oferecer um e-book com informações sobre uma determinada doença ou tratamento em troca do e-mail da pessoa que está solicitando o download.
3. Utilize o e-mail marketing
Engana-se quem pensa que o e-mail marketing já não gera bons resultados! No entanto, para ter sucesso é importante uma estratégia bem planejada. Os e-mails podem ser utilizados tanto para gerar vendas como engajamento com o público da sua clínica.
Um ponto importante a ser observado ao enviar e-mails é que a lista seja formada por pessoas que realmente tenham interesse nos serviços oferecidos pela sua clínica. Para construir essa lista, você pode utilizar os leads captados na estratégia de CTA, anteriormente citada.
4. Esteja presente nas mídias sociais
Você conhece alguma pessoa que não esteja presente em, pelo menos, uma mídia social? Certamente, a sua resposta é não, e é por isso que marcar presença no Facebook, Instagram, Twitter, entre outras mídias sociais é importante.
Compartilhar conteúdo de interesse para o seu público, como informações de assuntos voltados à área de saúde, bem como materiais promocionais da sua clínica, pode ser uma boa ideia para impulsionar o seu negócio.
Enfim, saber utilizar as plataformas digitais é de fundamental importância para garantir o sucesso da sua clínica médica. Vale lembrar, no entanto, que assim como ocorre com a publicidade tradicional, todo conteúdo que você publicar na internet deve estar de acordo com aquilo que prevê o Conselho Federal de Medicina.
Tudo pronto para gerar uma excelente estratégia de marketing digital para clínicas? Nós podemos ajudar! Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas!
(Imagens: divulgação)