Independente do segmento no qual uma empresa está associada, é incontestável que a internet pode e deve ser uma grande aliada e impulsionadora de vendas para o negócio.
São milhões de pessoas todos os dias buscando os mais variados assuntos, realizando pesquisas e desejando adquirir soluções para os mais diferentes problemas e desejos. Nesse contexto, ter um conteúdo relevante e que funcione é muito importante.
Na indústria essa situação não é diferente, mesmo nas situações onde a área em que se atua é muito específica e técnica.
Temos que lembrar que por trás dos problemas que os nossos produtos ou serviços resolvem estão pessoas que passam por eles.
O mesmo vale para a indústria. Os técnicos, engenheiros, compradores e envolvidos na busca de soluções também utilizam a internet para encontrarem soluções mais adequadas para suas áreas.
Mas, para que seus textos sejam lidos, ele precisa estar bem ranqueado e aparecer nos mecanismos de busca como o Google, essa técnica é chamada de SEO.
Nesse post vamos tratar da importância do SEO no marketing digital, através de um conjunto de técnicas e ferramentas que podem fazer a diferença para sua indústria. Confira!
O que é SEO?
SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca.
É, portanto, um conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que visa aumentar o tráfego e melhorar o desempenho de determinado site na internet.
Essas técnicas buscam colocar o site nas primeiras páginas das pesquisas realizadas pelos usuários quando acessam o Google, a plataforma de busca mais utilizada do mundo.
Existem profissionais especializados nessa área, principalmente dentro das agências de marketing. Eles, sem dúvida, são fundamentais e estratégicos para o marketing de qualquer empresa que pretenda aumentar seu faturamento e o número de clientes.
Como funciona o SEO?
Através de técnicas e um acompanhamento diário e de forma profissional, é possível transformar curiosos em clientes em potencial.
O profissional envolvido com o SEO deve estar atento e desenvolver ações em conjunto com outras áreas do marketing, visando:
- Manter o site atualizado e com novidades, utilizando as palavras-chave adequadas para o negócio;
- Desenvolver e manter um blog com marketing de conteúdo com estratégias de ranqueamento para os termos mais buscados do mercado;
- Acompanhar diariamente a posição de ranqueamento de cada termo relevante para o negócio;
- Manter o site e blog de forma responsiva, ou seja, com formatos específicos para tablets e smartphones.
Quais as vantagens proporcionadas pelo SEO para a indústria?
Muito mais do que marcar presença na internet, a indústria pode obter excelentes resultados a partir de um trabalho bem desenvolvido através da SEO.
A internet permite que a indústria divulgue seus produtos, tecnologias, novidades e notícias a todo o planeta, possibilitando negócios, alianças estratégicas e muitas oportunidades a partir da rede mundial.
Além disso, o SEO voltado para as indústrias traz as seguintes vantagens:
- O desenvolvimento de conteúdos técnicos atrairá para o seu site potenciais compradores dos seus produtos e se os posts tiverem qualidade e relevância, meio caminho para a venda já foi realizado;
- Sua indústria passa a ser conhecida em lugares onde não atua, podendo, dessa forma, aumentar a sua atuação comercial;
- Um planejamento bem elaborado e conteúdo de qualidade, oportunizará à indústria um diferencial com relação à concorrência, podendo apresentar suas soluções e conquistando a confiança do seu público;
- O SEO possibilita a promoção da sua indústria sem custos extras com publicidade e anúncios pagos, pois trabalha a expertise do seu negócio, atraindo clientes e criando fidelidade a um baixo custo;
- Seu site pode tornar-se uma ferramenta de consulta na área em que sua indústria atua, e sua empresa uma autoridade no assunto, o que, sem dúvida, é sinônimo de vendas.
O SEO é uma possibilidade gigantesca de colocar sua indústria com um diferencial de mercado.
Grandes empreendedores investem em marketing digital e se posicionam como especialistas, transformando seus negócios em autoridades do segmento.
Mas, muitas empresas menores deixam de ter resultados achando que é muito caro ou muito custoso, o que é um grande erro do senso comum.
O processo para atingir bons resultados exige a contratação de uma agência competente e de qualidade, como a Web Bizz, mas o retorno é consistente e atrativo.
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(Imagens: divulgação)