Você já deve ter ouvido falar que para um site ficar bem posicionado nos mecanismos de busca precisa utilizar as melhores palavras-chave.
Você também já deve ter feito pesquisas a respeito de determinado assunto e percebido que, conforme os termos são modificados, novas alternativas de sites aparecem.
Isso acontece por causa das palavras-chave. Elas são a base para que seu site possa ser encontrado pelos mecanismos de busca.
Portanto, utilizar as melhores palavras-chave é a fórmula de sucesso para que o seu site e conteúdo seja apresentado para os pesquisadores da internet. Continue lendo nosso post e veja como escolhê-las!
O que são palavras-chave?
O site de busca mais utilizado do mundo é o Google e é comum, quando se tem alguma dúvida sobre determinado assunto, acessá-lo e digitar o que se procura.
Os termos que são digitados nos sites de pesquisa são chamados pelo marketing digital de palavras-chave.
Todos os dias, milhões de pesquisas são realizadas e o Google, a partir da palavra-chave,, busca nos sites espalhados por todo o mundo aqueles que possuem um conteúdo relevante para o que foi solicitado.
Baseado nessa informação, o SEO (otimização para sites de busca) deve ser feito a partir das palavras mais utilizadas pelos usuários que sua empresa tem chances de ranquear.
Essas palavras precisam ser trabalhadas adequadamente no site e, especialmente, em posts de blog, para que os conteúdos possam ser acessados e tornem-se fonte de consultas para as pesquisas realizadas.
Qual a importância de escolher as melhores palavras-chave para o ranqueamento?
Entendendo o funcionamento da busca de resultados, fica fácil entender a importância de escolher as melhores palavras-chave para que o seu site apareça.
No Brasil, segundo uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), publicada em julho de 2019, 97% do internautas buscam informações online antes de comprar.
Levando-se em conta que, apenas no Brasil, 126,9 milhões de pessoas usam a internet, é mais do que justificado os investimentos e atenção que as empresas têm dedicado ao desenvolvimento de sites e conteúdos de qualidade.
As palavras-chave servem como o ponto de encontro entre o internauta e os conteúdos disponíveis, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolhê-las.
Como escolher as melhores palavras-chave?
A escolha das palavras-chave deve levar em consideração algumas variáveis que são fundamentais para que os resultados sejam atingidos.
Esses dados podem ser coletados de ferramentas como SEMrush e Ubersuggest.
Busque um termo que imagine que faça sentido para o seu negócio (avalie também as palavras relacionadas) e mapeie, em uma planilha ou ferramenta, as seguintes informações:
Volume
Essa informação diz respeito a uma estimativa de buscas mensais para determinado termo.
Quanto maior o volume, mais acessos o seu site terá se ficar bem posicionado.
Dificuldade
Alguns termos utilizados nas pesquisas são direcionados para sites já estabelecidos e de muita relevância, dificultando a presença da sua página nas primeiras posições do Google.
O nível de dificuldade mostra o quanto será difícil seu site ter sucesso no ranqueamento.
Uma boa prática é aliar palavras mais fáceis de ranquear que possuam volume maior.
Oportunidade
Em muitas ocasiões, quando a pesquisa é realizada, elementos diferenciados aparecem nos resultados, como:
- vídeos,
- imagens,
- mapas,
- anúncios.
Nesses casos, o usuário é atraído para esses elementos e, dificilmente, focará no seu conteúdo.
Portanto, teste suas palavras nos buscadores e leve em consideração esse fato quando for defini-las.
Estágio do funil
As pessoas que acessam o seu site podem ter interesse apenas em fazer uma pesquisa ou ler algum conteúdo, enquanto outras já estão a ponto de optar por um fornecedor.
São fases diferente do funil, que precisam ser tratadas de maneira específica e estarem cobertas pelas suas palavras selecionadas.
Portanto, opte por assuntos mais generalistas, mas não perca de vista palavras essenciais para a decisão de compra.
Posição atual
Outra verificação importante, quando já se tem algum conteúdo publicado, é observar qual a posição da sua página no ranking do Google atualmente.
Isso também pode ser feito através das ferramentas que indicamos no post.
A partir disso, pode-se trabalhar os conteúdos já publicados por sua empresa, otimizando-os para um melhor ranqueamento.
Como você pode observar, não é simples escolher as palavras-chave, pois muitas variáveis estão envolvidas.
Além disso, para ter sucesso é fundamental ter conhecimento de SEO, marketing de conteúdo e estratégias digitais.
Nesse sentido, a contratação de um profissional ou empresa especializada no assunto, como a Web Bizz, é importante, o que facilitará e valorizará a presença de seu negócio na internet.
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(Imagens: divulgação)