Investir em boas estratégias e implementar ações digitais por si só podem não garantir o sucesso de suas campanhas. Afinal, sem a devida automação de marketing, o seu negócio poderá, inclusive, estar desperdiçando recursos, gastos e, o pior, sem obter os resultados satisfatórios que sempre esperou.
Por isso, tanto se fala em automação e sobre a sua importância indispensável em qualquer que seja a empresa, possibilitando que empresas de todos os tipos e tamanhos consigam alcançar seus potenciais clientes em grande escala, porém de forma direcionada e personalizada.
E se você quer saber mais como tudo isso é possível e o que falta para o seu negócio finalmente acertar na sua campanha de marketing digital, não deixe de conferir este post até o final.
Vamos começar? Boa leitura!
Afinal, o que define automação de marketing?
Com o advento do Marketing Digital, novas tecnologias surgiram para automatizar processos e ações estratégicas, aumentando assim a eficiência e a escalabilidade das campanhas das empresas.
Assim, podemos definir a Automação de Marketing como qualquer ação automatizada com tecnologias específicas que permitam facilitar a vida das empresas e suas equipes e garantir melhores resultados para as suas estratégias.
Ou seja, hoje, a partir de um software de automação de marketing, a sua empresa poderá definir melhor suas campanhas e, o melhor, diversas atividades poderão ser automatizadas por essa tecnologia, dispensando o trabalho e tempo gasto de sua equipe.
Estamos falando, por exemplo, de disparos de e-mails, publicações de conteúdos, comunicação automática com o público, gestão de leads, entre outras tarefas.
Quais são as vantagens agregadas pela automação de marketing?
Depois de entender o que é automação de marketing na prática, podemos pular para algumas vantagens indiscutíveis que essa estratégia pode agregar ao seu negócio e às suas campanhas digitais.
Então, vamos lá!
Maior escalabilidade do negócio
Escalabilidade de um negócio tem a ver com crescimento, aumento de vendas e do número de clientes, mas sem aumentar o custo necessariamente.
Logo, um dos principais objetivos da automação de marketing é justamente proporcionar isso na prática, tendo em vista que a empresa passa a consolidar a sua estrutura e seus processos a partir de tecnologias automatizadas.
Em outras palavras, a automação de marketing permite que o negócio evolua, cresça e venda mais, dispensando menos esforços, investimentos e tempo.
Mais eficiência no funil
Outra vantagem notória da automação de marketing se refere à eficiência gerada em cada funil de venda, já que essa estratégia otimiza o tempo das equipes e melhora o relacionamento e abordagem de leads nas oportunidades certas.
Sendo assim, a automação consegue vender mais e aproveitar melhor os recursos disponíveis em cada etapa da jornada.
Maior integração da equipe
Um dos grandes desafios para o sucesso de uma campanha de marketing se refere justamente à necessidade de integração das equipes. Afinal, por melhores que sejam suas estratégias, se o time de vendas “bater cabeça” com o marketing, muito provavelmente haverá gargalos e falhas ao longo das ações.
E ao contrário disso, com a automação de marketing, tudo passa a ser centralizado e acompanhado por todos num só lugar, o que gera mais organização, planejamento e resultados nas ações implementadas.
Redução do CAC
O CAC é o custo de aquisição de clientes e é uma das métricas mais importantes para mensurar o desempenho de seus investimentos em marketing digital.
Na prática, esse custo visa estipular o quanto a sua empresa investe no total de sua campanha e, de fato, quanto cada cliente convertido “custa” unitariamente.
Logo, o melhor dos cenários é adquirir o máximo de clientes possíveis num só investimento. E é justamente isso que uma automação de marketing bem feita possibilita na prática, atraindo clientes mais qualificados, aplicando ações mais direcionadas e oferecendo soluções que realmente sejam relevantes a eles.
Como funcionam as ferramentas de automação de marketing?
Como bem destacamos, a automação de marketing se dá por meio de tecnologias específicas, desenvolvidas para simplificar processos e atividades dentro das campanhas.
E hoje, há uma infinidade de softwares disponíveis como a Hubspot, a MailChimp, a Autopilot e a RD Station, essa última considerada a mais completa e dinâmica de todo o mercado.
E para entender melhor como essas ferramentas funcionam na prática, separamos alguns dos processos que elas permitem automatizar em uma campanha de marketing. Confia!
- Fluxos de automação – é possível criar diferentes fluxos para diferentes momentos da jornada com o consumidor (nutrição, abandono de carrinho, ativação, indicação, upsell/cross sell etc.);
- E-mail Marketing – crie campanhas completas e eficientes para o disparo de suas mensagens;
- Atribuição de leads – com uma ferramenta de automação de marketing, você poderá classificar leads de diferentes formas, conforme suas jornadas, bem como “interessado”, “oportunidade”, “qualificado” etc.;
- Segmentação da base – organize e direcione suas ações conforme os interesses e classificações de sua base de contatos;
- Geração de leads – Capte mais contatos e gere mais oportunidades com potenciais clientes de seu mercado;
- Monitoramento de resultados – uma boa ferramenta de automação de marketing permite gerar relatórios completos e dinâmicos sobre seus resultados;
- Testes A/B – realize essa testagem para definir as ações que mais geram retorno em sua campanha;
- Integração com CRM – toda a sua equipe de vendas completamente integrada ao marketing.
Como automatizar sua campanha de marketing na prática?
Indiscutivelmente, o melhor caminho para automação de marketing é por meio de assessorias especializadas, tendo em vista que, além da disponibilidade das ferramentas necessária, estas empresas também contam com equipes capacitadas e a experiência necessária para implementar as ações e estratégias ideias.
A Web Bizz, por exemplo, é uma agência voltada exclusivamente para o setor B2B e atende a diversas empresas e projetos deste mercado, oferecendo soluções completas e dinâmicas para que qualquer negócio crie, desenvolva e escale suas oportunidades por meio do Marketing Digital.
A agência utiliza o RD Station para a automação de marketing de seus clientes e é referência nacional na criação de campanhas de sucesso para empresa B2B.
Portanto, se quer saber mais e aproveitar as vantagens de investir na automação de marketing com quem mais entende do assunto, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e agende uma apresentação de nossas soluções.
(Imagem: divulgação)