A maior parte das empresas B2B já estão fazendo uso das mídias sociais como estratégia de marketing.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Altimeter, 78% das empresas já conta com uma equipe dedicada unicamente para as mídias sociais.
A questão não é mais a de estar presente ou não, mas como fazer isso.
Nesse post vamos mostrar exatamente isso: como utilizar as mídias sociais como estratégia de marketing B2B e obter resultados. Continue lendo e confira!
Por que utilizar as mídias sociais?
Não há como ficar de fora de um canal tão expressivo e de tantas oportunidades como as mídias sociais.
Segundo a empresa canadense Hootsuite, 62% da população brasileira está presente e ativa nas redes sociais.
Outros dados publicados também merecem atenção.
Segundo pesquisas realizadas pelo Altimer Group e Wetpaint, as empresas que investiram em mídias sociais em 2018 cresceram em média 18%.
Em contrapartida, aquelas que continuaram fora da nova realidade mundial tiveram uma queda de 6% no mesmo ano.
Já de acordo com pesquisa realizada pela B2B Content Marketing a utilização das mídias sociais como tática de marketing B2B é muito popular, sendo que 83% dos profissionais de marketing já a utilizam e obtém bons resultados.
Esses dados mostram que investir em mídias sociais não deve mais ser visto com incerteza, uma vez que é um canal amplamente utilizado e comprovadamente traz resultados.
Como utilizar as mídias sociais como estratégia de Marketing B2B?
Não existe uma fórmula exata para seguir e ter resultados nas mídias sociais. É necessário fazer testes, tentar abordagens diferentes, analisar e avaliar resultados.
Vale ressaltar que cada mídia social tem um objetivo e você deve alinhar com as postagens da sua empresa.
O conteúdo que você posta no LinkedIn, por exemplo, não deve ser o mesmo postado no Twitter.
Além disso, é necessário escolher quais são as mídias sociais mais apropriadas para sua empresa.
Segundo pesquisa realizada pela Statista, o LinkedIn é a plataforma mais eficiente para negócios B2B.
Mas, independente da mídia social escolhida, você deve focar em:
Qualificar seu lead
Qualificar o lead quer dizer que você irá educá-los para que eles avancem na jornada de compra.
Ou seja, você deve fornecer conteúdo que faça o cliente chegar cada vez mais próximo da sua empresa e do seu serviço ou produto, até que eventualmente realizará a compra.
Isso pode ser feito de algumas maneiras, como compartilhando posts educativos no blog e nas mídias sociais, utilizando infográficos, imagens e até mesmo vídeos com clientes satisfeitos.
É importante postar conteúdos de todas as etapas da jornada e em diferentes formatos para atingir a todos. Vale apostar em textos, vídeos, infográficos, etc.
Todo o conteúdo produzido deve ser de qualidade e esclarecedor, e o planejamento é fundamental para ter bons resultados.
Apresentar sua área de atuação com clareza
Outro ponto essencial para bons resultados na utilização das mídias sociais como estratégia de marketing B2B é apresentar sua área de atuação com clareza.
Pare de pensar como uma empresa agora e comece a pensar como um usuário das mídias sociais.
Você está procurando uma empresa no LinkedIn para saber mais detalhes sobre seus produtos e serviços e encontra a página dela, mas sem as informações que estava buscando. Aposto que, no mínimo, você se sentirá frustrado.
Por isso, é necessário que sua empresa coloque com clareza a área de atuação, os produtos e serviços, como contatar e até mesmo algum conteúdo educativo.
Isso, com certeza, fará o visitante entender o que você faz.
De nada adianta ter conteúdo relevante, mídias bem utilizadas, se seu potencial cliente nem sequer entende o que você vende.
Criar uma reputação e ser referência na área de atuação
A partir do momento que sua empresa marca presença nas mídias sociais e posta conteúdo relevante, tem grandes chances de ser vista como uma referência no mercado.
A criação da reputação é essencial para uma marca, afinal, é isso que trará mais vendas, mais visibilidade e novas oportunidades.
Portanto, trabalhe conteúdos relevantes para o segmento, trazendo novidades e assuntos pertinentes.
Caso você ainda tenha dúvidas ou não se sente confortável em desenvolver um trabalho a respeito, procure empresas capacitadas para isso e ser seu parceiro.
A Web Bizz é uma agência de marketing digital que conhece e domina amplamente as estratégias de marketing B2B, inclusive para as mídias sociais, e está disposta a colaborar com o seu negócio.
A presença da sua empresa em canais como o LinkedIn é obrigatória e sabemos como fazer isso!
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(Imagens: divulgação)